quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Natal recebe amanhã Campanha de Prevenção de Derrame Cerebral em Crianças com Anemia Falciforme

Gosto muito de publicar matérias sobre saúde, pois é de suma importância e de interesse de todos. Afinal, a saúde está em primeiro lugar.
Exames Doppler Transcraniano serão feitos gratuitamente.  A Campanha DTC contra AVC chega a Natal amanhã (05) e atenderá também no sábado (06). Crianças nas cidades de Salvador, Itabúna, Fortaleza, Marilia, Porto Alegre, Maceío e São Paulo já foram beneficiadas. Agora é a vez das crianças de Natal (RN).

Desta vez o Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br) conta com a parceira do centro médico local, Hemonorte, unidos ao Dr. Camilo Viera (médico neurologista de Salvador), farão exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças com anemia falciforme para prevenção do acidente vascular cerebral (AVC). 

Christine Batisttini, fundadora do Instituto Espaço de Vida, explica que a anemia é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”, esclarece.

A campanha é uma forma de levar condições de prevenção para crianças de diversos estados do País, em locais que não possuem o aparelho que realizam o DTC. Vale lembrar que aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia poderão apresentar AVC, derrames que podem causar lesões graves e definitivas, até os 20 anos de idade, por isso a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre dois e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Dra. Edvis Serafim, médica hematologista do Hemonorte.

A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva. 

As crianças farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Para o agendamento, é necessário a carteirinha do SUS e o documento de identificação do responsável, e deve ser realizado com antecedência no Hemonorte. Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário