A partir de hoje, o Cemitério do Alecrim faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural de Natal. A cerimônia de assinatura do Decreto nº 9.541/2011, que oficializa o tombamento do cemitério pelo Conselho Municipal de Cultura, foi realizada no final da tarde de ontem. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, descerrou a placa alusiva à reforma da infraestrutura do local ao lado do titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino. Em seguida, assinou o documento.
Após a cerimônia, Micarla de Sousa percorreu algumas ruas do cemitério e visitou túmulos de pessoas importantes para a história do Estado, como o do ex-governador Pedro Velho. Ao longo do caminho percorrido, ela ouviu críticas à falta de segurança do local, além de pedidos pela não retirada dos limpadores de túmulos que trabalham no cemitério. Com o tombamento, haverá um cadastro dos zeladores e uma possível redução ou extinção da atuação deles no interior do patrimônio histórico.
O tombamento do cemitério, porém, além de ser um reconhecimento à história dos que ali estão enterrados, trouxe consigo mais esperança à família de Câmara Cascudo.
Erguido com placas de mármore preto e cinza, o jazigo da família Cascudo exibe uma escultura em forma de livro. A lápide, na qual estão listadas as pessoas ali sepultadas, uma peça em aço relembra uma caneta feita com pena. Em anos anteriores, diversas peças colocadas pela família Cascudo haviam sido roubadas. "
Missas nos cemitérios da capital
Bom Pastor I, às 16h
Bom Pastor II, às 10
Alecrim, às 10h e às 16h
Morada da Paz, às 7h30,às 9h e às 17hMissas nos cemitérios da capital
Bom Pastor I, às 16h
Bom Pastor II, às 10
Alecrim, às 10h e às 16h
Parque da Passagem, às 8h,às 9h30 e às 17 horas
Na Catedral Metropolitana às 8h, 11h e 16h30.
Transportes públicos
Atenção: Ônibus e alternativos operam, durante todo o dia, com a tarifa social (R$ 1,10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário