quarta-feira, 8 de junho de 2011

Batalha naval do Riachuelo

Entre os dias 10 e 13 de junho, acontece no Via Direta Shopping uma exposição em comemoração aos 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo, uma das datas mais alusivas para a Marinha do Brasil, comemorada no dia 11 de junho.
A exposição contará com as seguintes atrações: divulgação das atividades desenvolvidas pela Capitania dos Portos do RN, como a Operação Verão; mostra de materiais utilizados pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal em suas atividades; mostruário de roupas de mergulho; exposição de faróis do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste e de radiogoniômetro (aparelho com o qual navios determinam sua localização e a direção em que estão se deslocando) da Estação Radiogonométrica da Marinha.
Além dessas atrações, os visitantes entrarão em contato com as diversas atividades desempenhadas pela Base Naval de Natal como: a construção de lanchas escolares. Os visitantes também poderão apreciar uma exposição de quadros com temas navais; conhecer um pouco sobre a história do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha; entre outras.
Como encerramento, no dia 13 de junho, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais ser apresentará no Shopping Via Direta.
Sobre a Batalha Naval de Riachuelo
A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra do Paraguai, ocasião em que o Brasil juntou forças com a Argentina e o Uruguai para conter o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário