sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Antigos Carnavais será na próxima sexta no Clube de Engenharia


Resgatar e preservar uma das mais antigas e populares festas do País não são tarefas fáceis. Mas é isso o que pretende o Movimento Antigos Carnavais, um projeto ousado e perseverante que visa, principalmente, valorizar a cultura popular carnavalesca do Rio Grande do Norte, em especial a de Natal, levando o público a conhecer diversos aspectos do verdadeiro e velho carnaval de rua.

Não somente conhecer, o Antigos Carnavais vem proporcionando, a cada ano, a legítima folia dos carnavais de outrora, com representações das décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970. 

O Movimento Antigos Carnavais chega à sua décima segunda edição. Este ano, a folia acontece no dia 01 de fevereiro, sexta-feira, com o terceiro Baile de Fantasias e Máscaras no Clube de Engenharia. Com o baile foi instituído o Concurso de Fantasias e Mascaras do Movimento Antigos Carnavais. A idéia é resgatar a memória dos foliões carnavalescos de antigamente, que atraiam atenções e animavam os eventos de clubes e ruas. 

Para participar, o interessado basta aparecer fantasiado no Baile de Fantasias e Máscaras, a partir das 18 horas no dia 01 de fevereiro (sexta-feira) no Clube de Engenharia. Para tanto, as fantasias com mascaras deverão obedecer ao tema "Antigos Carnavais", exibindo criatividade em modelos da época carnavalesca tais como Colombinas, Odaliscas, Ciganas, Marinheiros, Palhaços, Piratas, Caciques, Havaianas, Árabes, Romanos, Papangus, Presidiários, Princesas, Colegiais, Pierrôs, entre outras. 

O Movimento Antigos Carnavais surgiu em 2002, quando o escritor, pesquisador e folclorista Gutenberg Costa organizou uma exposição fotográfica a partir do material que ele vem coletando há duas décadas sobre a memória carnavalesca de Natal, desde o início do século XX até os dias atuais. 

E  foi a partir do sucesso obtido com a mostra que o projeto incluiu a realização de um baile carnavalesco à moda antiga. A entrada individual para o baile de Fantasias e Máscaras custa R$ 20,00. Vendas Antecipadas das 17h as 22h no Bar do Clube de Engenharia, av. Rodrigues Alves, 1004, Petropolis, Natal, RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário