quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MAIS NOTÍCIAS


Médicos organizam Marcha do Fio de Aço

Em assembléia na noite da última terça-feira, no Sinmed-RN, foi confirmada a marcha do "Fio de aço" que acontecerá no próximo sábado (26), às 8h30. A marcha tem início na Associação Médica do RN e segue até o Hospital Walfredo Gurgel. 
O protesto está sendo chamado de Fio de Aço, em alusão a falta de fio de aço para fechar um paciente durante uma cirurgia de emergência no Hospital Walfredo Gurgel, situação extrema que levou o cirurgião Jeancarlo Cavalcanti, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, a filmar o caso.
O vídeo foi exibido na última semana no Jornal Hoje, da rede Globo e tem tido grande repercussão em rede nacional e em telejornais locais como o Bom Dia Brasília - DF no Ar – no qual a reportagem foi reprisada.
A manifestação contará com a participação de médicos, profissionais da saúde, estudantes e da população que tem se indignado com a situação. 
Nas redes
No Facebook há duas comunidades com o nome "Fio de Aço", em apoio ao médico. Uma das comunidades está com 3.459 membros a outra com 1.932. O caso chamou tanta atenção que pessoas de outros países estão comentando o assunto nas redes sociais.
Além das comunidades, tem surgido ainda uma série de imagens e charges em apoio ao médico, que foi denunciado na terça (22) pela Secretária Estadual de Saúde ao Conselho Federal de Medicina.
Para acessar as comunidades clique aqui ou aqui.
Calamidade pública
Não é de agora que a situação calamitosa da saúde do RN é destaque na mídia nacional. A situação caótica foi noticiada durante todo 2012. Há seis meses, O governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade pública na tentativa de resolver o caos na saúde.
No entanto, a vigência do decreto terminou no início de janeiro sem que os problemas de pessoal e abastecimento houvessem sido sanados.
Greve no RN chega aos 9 meses
No próximo dia 29 de janeiro a greve dos médicos completa 9 meses. Após diversas tentativas de negociação a categoria foi surpreendida no último dia 15 com uma nota oficial do governo anunciando, compulsoriamente, o reajuste para os médicos e corte do ponto para os grevistas.
Ainda assim, os médicos mantiveram o movimento grevista, visto que, haviam outras reivindicações. “Nossa luta não é somente e nem principalmente por questão salarial, é por condições de trabalho e, ao que parece, o governo não sabe ou não quer saber disso. Lutamos por dignidade no trabalho, os 12% a categoria sempre aceitou, mas não só isso”, lembra o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Setur apóia evento que remonta “Conferência do Potengi”

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) dará suporte à Fundação Rampa (Frampa) para a realização da quinta edição do comboio histórico “Conferência do Potengi”, no sítio histórico da Rampa, no bairro Santos Reis, em Natal. O evento, que acontece no sábado (26), às 10h, encena o encontro dos presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, e dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, ocorrido na capital do Rio Grande do Norte no dia 28 de janeiro de 1943.
Para relembrar o fato - provavelmente o mais relevante na política externa nacional do século XX - a Fundação Rampa promove o comboio partindo do sítio histórico da RAMPA, em Santos Reis, percorrendo as principais ruas e avenidas do centro de Natal e bairros adjacentes retornando para o local da partida.
Além do resgate histórico, os idealizadores pretendem arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição de caridade, ainda no mesmo dia. Para isso, os organizadores estão convocando a sociedade para participar da carreata, levando os alimentos no dia da encenação.
Este ano o evento ganha um apelo especial por completar 70 anos. Em 2012, o escritor e jornalista Roberto Muylaert lançou o livro 1943, o qual detalhou o encontro dos presidentes e suas particularidades, com auxílio da Fundação Rampa que recebeu o escritor em Natal e compartilhou alguns documentos, principalmente fotografias. O livro ganhou repercussão nacional despertando interesse da grande mídia no evento local deste ano.

Programação:
- 09h: Concentração
- 10h: Partida / Rampa
 O que foi a "Conferência do Potengi"?
A princípio, o encontro dos dois presidentes não teria este nome. Contudo, diante da Segunda Guerra Mundial, a importância estratégica do Brasil - em especial Natal - e a existência de bases americanas no País - desde dezembro de 1941 -, ambos os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.
Getúlio desembarcou em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, à 1h da madrugada e Roosevelt, no início da manhã, às 7h30, em aviões no rio Potengi, e ficaram hospedados em navios, também, atracados no rio.
Roosevelt voltava de Casablanca (África), onde tinha se encontrado com o primeiro ministro britânico Wiston Churchil, enquanto o brasileiro vinha do Rio de Janeiro, orientado pelo ministro de relações exteriores, Oswaldo Aranha, a oferecer o envio de tropas para o conflito armado, como prova de maior envolvimento do País, alem de já possuir base americanas.
No fim da manhã do dia 28, Vargas e Roosevelt almoçaram juntos, acompanhados das mais diversas autoridades, entre elas o brigadeiro Eduardo Gomes, almirante Ary Parreira e o comandante da esquadra norte-americana do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingram, além de diplomatas americanos e do interventor Federal no Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes. Logo em seguida, eles seguiram de barco pelo rio até as instalações da Rampa, cenário da fotografia imortalizada, com os dois sobre o "Jeep 7" e os arcos da Rampa ao fundo, dando início a inspeção de todas as instalações militares americanas existentes na cidade, como a base de hidroaviões da Marinha dos Estados Unidos, hoje 17º Grupamento de Artilharia e Campanha (17º GAC) e Parnamirim Field, atualmente Base Aérea de Natal (BANT).

Casa do Bem com intensa programação cultural e de lazer no fim de semana

O professor, voluntário e coordenador cultural da Casa do Bem Heberth Gleydson, programou a realização de uma colônia de férias neste sábado e domingo na Casa do Bem. Funcionando das 8 às 17h internamente, o evento apresenta para sessenta crianças, uma divertida programação que contará com gincana, cinema infantil, aulas de dança, momento espiritual, oficinas de culinária, contação de estorinhas, banho de piscina e de chuveiro, além de recreações diversas, utilizando voluntários como Daluzinha, Ramona Luz e outros.
     Gleydson, que também é também diretor da Mystery Cia de Dança e desenvolve um trabalho social com jovens do bairro de Mãe Luiza há 6 anos, pede a doação de brinquedos, bolas de encher, balas, doces diversos, bolos, tortas, biscoitos, refrigerantes, pipocas, chocolates, sucos, cachorro quente, salgadinhos ou brigadeiros para a colônia de férias, podendo o interessado ligar para os fones 3202-3441/9612-8300.
     Além das atividades na Casa do Bem, os participantes foram convidados pelo produtor cultural Amaury Junior para a peça "Os Três Porquinhos", na sessão das 17h no TAM e, no domingo de noite, todos vão presenciar as apresentações culturais da Casa do Bem na FIART - Feira Internacional de Artesanato.
     A Casa do Bem vai além do fim de semana e, na segunda, vai levar os jovens do projeto Tv do Bem para uma visita técnica à produtora Mais Vídeo, na UnP da Roberto Freire, com a empresa oferecendo um curso para alguns jovens deste projeto.
     A Casa do Bem vai retornar todas as suas ações humanitárias depois do carnaval e, para manter suas atividades, recebe doações pela conta 26847-X - agência 1668-3 - Banco do Brasil, além da doação de roupas usadas, material de limpeza, de expediente, móveis, utensílios domésticos e eletrodomésticos em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário