sexta-feira, 5 de julho de 2013

MAIS NOTICIAS


É amanhã o tão esperado Baile do Sapuca

Natal recebe neste sábado (06) a sua edição do Baile do Sapuca. A festa, comandada por Leandro Sapucahy (diretor musical do programa Esquenta, de Regina Casé) e pela sua banda Sapucapeta, acontecerá a partir das 20h no Espaço Volks. Como em todas as suas versões Brasil afora, o baile terá convidados de peso. Em Natal, a festa terá a energia e animação do grupo Carrossel de Emoções, bloco de funk de sucesso do Rio de Janeiro; a dupla Tiago e Santafé e o DJ Léo Cury, de São Paulo. Os últimos ingressos estão à venda na loja Limits (Midway Mall) e com comissários. Mais informações: (84) 3620-5262.
Para quem ainda não conhece o Baile do Sapuca, a festa nasceu como um verdadeiro tributo ao samba brasileiro. Na ocasião, Leandro Sapucahy recebe grandes convidados, além de fazer releituras de vários sambas-enredos. A festa é considerada uma das melhores do Rio de Janeiro e já passou por várias capitais do país. Em Natal, terá a assinatura de três produtoras de sucesso: Bob Produções, Pepper´s Hall e Viva Promoções. O local escolhido, o Espaço Volks na BR-101, é uma atração à parte - será 100% coberto e terá uma super estrutura com decoração especial, som e iluminação de primeira, além de contar com estacionamento privativo e seguro.  Além de muita animação, o público pode esperar uma festa conceito, com conforto e os melhores serviços.

Professor da UFRN participa de conferência em Nova York domingo, dia 7

O professor do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Leonardo de Melo Versieux, participa da 5ª Conferência Internacional em Biologia Comparada das Monocotiledônias, neste domingo, 7, no The New York Botanical Gardens.
Leonardo apresenta uma palestra sobre bromélias brasileiras, bem como os avanços nesta área de pesquisa. Seu trabalho, intitulado “An integrative perspective on the systematics and conservation of the Tillandsioideae subfamily (Bromeliaceae) in Brazil: advances and challenges” é uma co-autoria com as professoras Andrea Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Maria das Graças Lapa Wanderley, do Instituto de Botânica de São Paulo.
A pesquisa trata sobre as espécies e gêneros muito ricos em espécies na Mata Atlântica. O professor divulga os resultados de suas pesquisas com as bromélias-gigantes (Alcantarea), que fazem parte do livro “Giant Bromeliads from Brazil” que será lançado em novembro.
A apresentação de sua pesquisa na Conferência possibilita a viabilização de novas parcerias e colaborações para futuras pesquisas e divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos 
na UFRN.

Exposição da Galeria Conviv’art retrata cenários brasileiros por artista italiano

A Galeria Conviv’art da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com a exposição “Luci e Colori Del Brasile” do artista Alberto Giuliani. O artista, que teve como inspiração a terra brasileira, falou sobre a proposta da sua exposição. “Eu queria prestigiar a luz e a cor do Brasil e, em especial, mostrar lugares característicos da paisagem do país”.

Ele ainda relatou sobre a oportunidade dada pela UFRN para a divulgação das suas obras. “Essa já é a minha terceira exposição aqui e temos nesse espaço uma boa comunicação entre a cultura e a arte, com toda a sociedade acadêmica”.

Alberto é italiano, mora em Natal há cerca de 10 anos e sempre busca divulgar as características das paisagens brasileira e europeia, sendo essa a sua temática de inspiração para a próxima exposição. “Penso em retratar posteriormente as características da paisagem da Inglaterra com a nossa. As nossas cores vivas e o clima quente, que duram quase todo o ano, com o clima cinzento e frio da região norte inglesa”, explica o artista.

A mostra está aberta ao público até o dia 15 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Conviv’art, no Centro de Convivência.

Professora aposentada do DECOM retoma história de escritor açuense

A professora aposentada do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria da Salete Queiroz, lança hoje,, 5, na Pinacoteca do Rio Grande do Norte (Palácio Potengi), em Natal, o livro O mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo. A obra retrata paisagens e costumes do Vale do Açu narrados em publicações do escritor potiguar, Manoel Rodrigues de Melo.
Ilustrada com fotografias de João Vital Evangelista Souto, a publicação é fruto da dissertação de mestrado da professora Maria da Salete Queiroz, atuante no DECOM/UFRN por mais de três décadas. O mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo é patrocinado pela Petrobrás e conta com o apoio da Lei Câmara Cascudo e da Fundação Félix Rodrigues e Casarão de Ofício, um ponto de cultura do município de Alto do Rodrigues.
Homenageado
Com larga experiência na área de meio ambiente, principalmente no bioma caatinga, o escritor “varzeano” Manoel Rodrigues de Melo foi membro da Academia Norte-Riograndense de Letras, da Academia de Trovas e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Estudou apenas o curso primário, que iniciou em Macau e terminou em Currais Novos.
O poeta, jornalista e escritor ficou conhecido como “O cronista da Várzea do Açu”. Rodrigues escreveu entre outros livros: Várzea do Açu (1940), Patriarcas e Carreiros (1944) e Cavalo de pau (1953).
O dia 5 de julho foi escolhido para o lançamento em homenagem ao nascimento do autor, ocorrido em 7 de julho de 1907. Até o final de agosto haverá lançamento e montagem de exposição nas cidades de Assú, Macau e Pendências.

Prêmio Destaque


Estão abertas as inscrições do Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2013. Bolsistas, que possuem vínculo com o CNPq, interessados em participar têm até o dia 30 de agosto, para submeterem às propostas. O prêmio, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é atribuído anualmente às categorias bolsistas de iniciação científica e tecnológica e mérito científico, destinado às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Mais informações no site: www.destaqueict.cnpq.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário