sexta-feira, 2 de agosto de 2013

II Aldeia Sesc Papa-Jerimum reúne atrações culturais neste mês de agosto

Uma imersão nas mais variadas vertentes culturais. Assim será a II Aldeia Sesc Papa-Jerimum, realizada pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, durante todo o mês de agosto. Uma programação diversificada percorrerá vários pólos em Natal, envolvendo artes cênicas e plásticas, cinema, literatura, folclore e música. Os projetos Palco Giratório e VII Mostra Sesc de Arte e Cultura serão os destaques da Aldeia, cujas atividades integram o Agosto da Alegria. A programação completa está no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br. 

A abertura oficial – aberta ao público – da II Aldeia Sesc Papa-Jerimum acontece na próxima segunda-feira (05/08), às 19h, no Sesc Centro, na vernissage da exposição do premiado artista plástico potiguar Flávio Freitas. No evento, além de artes plásticas, terá apresentação da banda Bossa Jazz Street Band. As obras, dispostas no corredor da unidade e na Sala de Seminário, serão expostas gratuitamente até dia 30/08, das 8h às 17h, uma das atrações do projeto.

Teatro nos palcos e nas ruas

A 2ª etapa do Palco Giratório será uma das grandes atrações da II Aldeia Sesc Papa-Jerimum, com cinco apresentações de grupos teatrais de fora – sempre às 20h – e três de grupos locais. A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento, destinado ao programa Mesa Brasil Sesc.

Hoje, dia 02, às 20h, o Teatro Alberto Maranhão recebe o espetáculo de dança Tombé (BA) – excepcionalmente este espetáculo será exibido às 20h30; dia 03, as redondezas do shopping Midway Mall recebem, às 10h, a intervenção urbana {Pingos & Pigmentos} (BA); dias 10 e 11/08, sobem ao mesmo palco e no mesmo horário, respectivamente, as peças Divinas e Caetana, ambas de Recife (PE); dias 17 e 18/08, é a vez de A Pereira da Tia Miséria (PR), teatro de rua apresentado, respectivamente, no largo do Teatro Alberto Maranhão e na Área de Lazer do conjunto Panatis (Zona Norte); para encerrar a 2ª etapa do projeto, o espetáculo Boi (GO), que narra a amizade entre o personagem principal e um boi, vai à Casa da Ribeira dia 23. Para saber mais sobre as peças, basta acessar o site www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Dentro da proposta de intercâmbio do Palco Giratório, companhias teatrais locais também sobem ao palco e trocam figurinhas com os grupos de fora. Dia 01/08, Proibido Elefante, do grupo Gira Dança, se apresenta às 20h30 na Casa da Ribeira; dia 09/08, às 20h, tem Pobres de Marré, do grupo Carmin, no Teatro Alberto Maranhão; e dia 22/08, às 20h, na Casa da Ribeira, o Pessoal do Tarará encena o espetáculo Aurora Boreal. 

Cultura potiguar em foco

De 08 a 30 de agosto, a Zona Norte de Natal recebe a VII Mostra Sesc de Arte e Cultura. A programação reúne exposições, seminários, vivências folclóricas, mesas redondas sobre cultura popular e apresentações culturais. As atividades acontecem em escolas públicas, no Complexo Cultural de Natal, no Sesc Zona Norte e pelas ruas do bairro. 

Na abertura oficial, realizada dia 28, a partir das 18h, um cortejo com oito grupos folclóricos e parafolclóricos rumam em direção ao Sesc Zona Norte, onde se apresentam gratuitamente. Toda a programação da VII Mostra Sesc de Arte e cultura está no www.sescrn.com.br. 

Literatura e projetos fixos

O projeto Jornada Literária, marcado para acontecer em outubro, fará um pré-lançamento durante a II Aldeia Sesc Papa Jerimum. O escritor carioca José Castello foi convidado a bater um papo sobre os centenários de Rubem Braga e Vinícius de Moraes dia 07/08, às 14h, no Sesc Centro. É autor de livros como "Vinicius de Moraes: o poeta da paixão” e "Ribamar”, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance de 2011.

Além disso, a II Aldeia apoia o 5º Encontro nacional de dança contemporânea do RN e engloba projetos realizados mensalmente pelo Sesc, como Terraço do Relógio, CineSesc e BiblioSesc. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário