quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Notícias da UFRN


CCHLA recebe a 3ª Semana de Debates/UFRN promoção do Núcleo Tirésias
O Núcleo Interdisciplinar Tirésias vai realizar nos dias 28, 29 e 30 deste mes a 3ª Semana de Debate - Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos, no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, sempre a partir das 19h.
     A primeira palestra, no dia 28, coloca em evidência o Prof. Dr. Hilan Bensusan, que ensina e realiza pesquisas no Departamento de Filosofia da UnB sobre exceções, contingências, nomadismos e coisas sem cabimento, sendo autor dos livros: O Pacífico Sul (Confraria do Vento, no prelo), Heráclito - Exercícios de Anarqueologia (Idéias e Letras, no prelo, com Leonel Antunes e Luciana Ferreira), Breviário de Pornografia Esquizotrans (ExLibris, 2010) e Excessos e Exceções (idéias e Letras 2008). Sua conferência tem como título, "A errância e os incomensuráveis efeminismos: sobre a erogênese esquizotrans".
     O evento apresenta nos dias seguintes a Ms. Analba Brasão e o Prof. Dr. João Bosco, conferindo certificação. Mais informações pelo site www.nucleotiresias.ufrn.br

 Compositor Eduardo Camenietzki participa de curso musical na UFRN
Entre os dias 3 e 7 de setembro, a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) estará promovendo o minicurso “Processo de criação e desenvolvimento de um produto suplementar na esfera audiovisual: trilha sonora em multimídias”. O evento conta a com a participação do compositor Eduardo Camenietzki, do Rio de Janeiro.
As inscrições são gratuitas e os participantes que tiverem pelo menos 75% de comparecimento terão direito a certificado.
O evento faz parte do II Ciclo de Debates do Projeto Maestro, uma iniciativa que tem, desde 2010, promovido debates e discussões no campo da Música e Tecnologia.
As inscrições podem ser realizadas através do site:

COMUNICA credencia jornalistas para cobrir debate dos candidatos a prefeito
A Superintendência de Comunicação (COMUNICA) através da Agência de Comunicação (AGECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está credenciando os profissionais dos veículos de comunicação que desejam fazer a cobertura do debate entre os candidatos à Prefeitura do Natal.
A AGECOM encaminhará convite a todos os veículos que terão até o dia 29 deste mês para inscrever até dois profissionais da área para acompanhar o debate em sala reservada pela COMUNICA.
O envio dos dados para o credenciamento deve ser feito pelo e-mail: boletim@agecom.ufrn.br.
O debate
A transmissão do debate será realizada pela Televisão Universitária (TVU) canal 5 e Cabo 17, Universitária FM (88,9) e WebTV AGECOM (www.ufrn.br) no dia 3 de setembro a partir das 22h.
O debate, de duas horas, será composto por cinco blocos de aproximadamente 20 minutos cada e terá participação dos alunos, professores e técnico-administrativos da UFRN através de perguntas enviadas pela internet até o dia 20 deste mês.
A organização e execução do debate tem a colaboração dos departamentos de Comunicação (DECOM), de Direito, de Políticas Públicas (DPP), das Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Planejamento (PROPLAN) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Mais informações pelo telefone 3215-3115.

Palestra Rota na UFRN
Na sexta-feira, 31 de agosto, às 16h, no Setor de Aulas II, sala B1, ocorrerá a palestra “Rota - Metropolis Paraconsistent Logic” com a professora Daniele Mundici da University of Florence (Università degli Studi di Firenze, UNIFI). A palestra é promovida pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Base de Pesquisa "Lógica, Conhecimento e Ética", juntamente com o Grupo de Lógica, Linguagem, Informação, Teoria e Aplicações (LoLITA) e é parte da programação anual dos Seminários de Lógica e Filosofia Formal.

Servidores da UFRN decidem pelo fim da greve e o retorno ao trabalho no dia 27
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reunidos em assembleia geral na manhã desta terça-feira, 21, decidiram, acatando orientação do Comando Nacional de Greve (CNG) e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), pelo fim da greve e a volta ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, 27.
Durante a assembleia, ficou claro que os servidores tiveram três opções: rejeitar a proposta do governo e manter a greve, rejeitar a proposta e terminar a greve ou aceitar a proposta e terminar a greve. Com poucas divergências, a maioria optou pelo terceiro ponto, mesmo considerando os números da proposição do governo bem abaixo do reivindicado. Julgaram, no entanto, ser esta uma vitória da categoria, pois no início do movimento o governo afirmou que não iria negociar com grevistas.
Os comandos locais do movimento irão repassar os números ao CNG e na próxima quinta-feira, 23, em assembleia, apresentarão os resultados, para que no dia 27 os funcionários voltem às atividades normais. Mas com expectativa de que o governo cumpra o acordo de nos próximos 180 dias discutir e resolver dois pontos ainda pendentes - o reposicionamento dos aposentados e racionalização dos cargos.
A proposta do governo foi conceder um reajuste salarial, um dos principais pontos das reivindicações, de 15,8% parcelado em três anos.
Mais informações sobre a greve e a proposta podem ser acessadas no site do Sintest/RN: http://www.sintestrn.org.br.

CRDH realiza seminário sobre lesbianidade e feminismo no dia 28
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o Seminário Desconstruindo Preconceitos: Lesbianidade e Feminismo, no dia de 28 de agosto, às 18h30, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus da UFRN.
O evento é parte do Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos e conta com a presença da professora Silvana Mara, do Centro de Ciências Socais Aplicadas (CCSA) e da militante do movimento lésbico e feminista, Goretti Gomes, atual coordenadora do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI).
O Seminário é uma idealização do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado nacionalmente no dia 29 de agosto.
De acordo com Emanuel Palhano, do CRDH, o evento procura discutir a lesbianidade e o feminismo, apontando os preconceitos impostos às mulheres pela desigualdade de gênero, existente no modelo patriarcal enquanto pilar de sustentação de uma sociedade heterossexista e machista.
O evento será aberto ao público em geral, com especial enfoque na comunidade acadêmica e militantes das causas LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgeneros Travestis e Transexuais).
O Seminário é gratuito e terá capacidade para 100 participantes. Não é necessário fazer inscrição prévia. Será expedido certificado de participação com carga horária de 4 horas/aula.

UFRN e Motores do Desenvolvimento discutem Transporte e Mobilidade Urbana
Será realizado no próximo dia 27 de agosto, no Serhs Natal Grand Hotel, mais uma edição do Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Neste seminário será abordado o tema “Transportes e Mobilidade Urbana”. Foram confirmadas as presenças do Ministro das Cidades Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro e do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho. A UFRN participa do evento.
O seminário começa às 8h, com pronunciamento dos titulares dos órgãos promotores do evento. Em seguida ocorrerão as palestras do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, do ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges e da governadora Rosalba Ciarline. O debate será mediado pelo presidente da FECOMERCIO, Marcelo Fernandes Queiroz.
À tarde o seminário abordará os temas “Política de Transporte x Política com Transporte” e “Desafios da Mobilidade Urbana e Sistemas BRT”. Foram convidados para palestrantes o engenheiro civil e especialista em Transporte e Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Batinga; o diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) Marcos Bicalho; e o arquiteto e urbanista Jaime Lerner.
O projeto Motores do Desenvolvimento é um processo de discussão entre diversos gestores, para o desenvolvimento da economia e da sociedade, para uma qualidade de vida melhor no presente e no futuro.
 Os promotores do evento são a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jornal Tribuna do Norte, Sistema da Federação de Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN) e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Comunicação realiza Minicurso Folkmarketing e Novas Tecnologias
Nos dias 27 e 28 de agosto, segunda e terça-feira respectivamente, serão realizados o minicurso Folkmarketing e Novas Tecnologias, destinados aos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
As duas aulas serão ministradas pelo professor do Departamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Severino Alves de Lucena Filho. O minicurso acontecerá no Auditório D do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) das 19h às 22h.
Segundo a coordenadora do minicurso, professora Maria Érica de Oliveira Lima, em breve as matrículas estarão abertas e poderão ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O objetivo do evento é analisar o conceito e as características do processo comunicacional Folkmarketing, assim como enfatizá-la no contexto das novas tecnologias e nos discursos organizacionais. As aulas serão ministradas através de exposições e estudos dirigidos.

Editora da UFRN participa do V Encontro Estadual de História, em Caicó
A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) marca presença no V Encontro Estadual de História, que começou dia 21 e vai até 24 de agosto, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó, com abertura solene às 19h.
O Expositor Paulo Eduardo de Macedo representa a EDUFRN neste evento, onde será montada uma estante com 500 exemplares de 150 títulos em média (todos relacionados à História).
O encontro este ano tem como tema “Conhecimento Histórico e Diálogo Social”. A programação é composta por conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e minicursos, além da participação da Editora com seus exemplares.
O evento conta com o apoio também do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Departamento de História (DEHIS) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).
A realização é da UFRN, CERES/CAICÓ, Associação Nacional de História (ANPUH) seção Rio Grande do Norte e do Departamento de História do CERES (DHC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário