quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Programação Cultural


Mais uma semana de muita festa no Pepper’s 
O final de semana promete muito agito no Pepper´s Hall. O o agito será grande, com atrações para todos os gostos, desde o bom e velho samba, passando pelo pagode e relembrando os bons tempos do forró das antigas.
Hoje, quinta-feira (30), a noite será ótima para quem quer dançar o sucesso do xote swingado da banda Rabo de Vaca. Direto de Manaus, o grupo que vem conquistando o Brasil promete mostrar aos potiguares o sucesso do legítimo forró amazonense. A noite terá ainda a animação da banda Mesa Doze.
Esquentando o final de semana, a casa mais balada de Natal traz de volta nesta sexta-feira (31) para mais uma edição do projeto Samba no Pepper´s a banda pernambucana Só Na Marosidade, já conhecidos por agitar a galera, que promete uma noite de muita animação ao lado de Luizinho Nobre e banda.
Para fechar a programação, no sábado (01), nada melhor que resgatar todos os sucessos do forró que marcou gerações. Para animar a Noite das Antigas, o Pepper´s traz de volta a cantora Rita de Cássia, maior compositora de forró. O show terá ainda a participação da banda Forró pra Recordar.


Feira “RN Pelas Mãos do Seu Povo” conta com participação do Projeto Transforme-se/Cosern

Desde ontem, quarta-feira (29) até domingo (02), dentro da programação cultural do Agosto da Alegria, está acontecendo na Praça André de Albuquerque a Feira “Rio Grande do Norte Pelas Mãos do Seu Povo”. O projeto Transforme-se/Cosern, sempre interligado as ações de desenvolvimento cultural potiguar, participa da ação e leva até a exposição os objetivos confeccionados pelas reeducandas do complexo Penal Dr. João Chaves.

Na ocasião, as reeducandas do projeto estarão expondo modelos exclusivos de ecobags, bolsas 100% naturais e feitas com o puro algodão. Serão comercializados, ainda, porta celulares, tiaras, chaveiros, colares e carteiras com preços dos mais variados.

Todos os artigos são produzidos pelas detentas do complexo Penal Dr. João Chaves. Crochê, bordados em pedraria, bordado a mão e fuxico são algumas das culturas utilizadas pelo projeto na produção dos materiais. A participação do Transforme-se/Cosern confirma a importância do programa para o desenvolvimento da cultura local, e apresenta para toda sociedade o resultado de um projeto de ressocialização bem desenvolvido. 

A Feira O RN pelas Mãos do Seu Povo é promovido pela Sethas. Acontecem ainda dentro do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo a Feira de Couro e Escola de Acordeon e Forró da Lua. As Feiras de Artesanatos terão duração de cinco dias, indo até 2 de setembro e sendo iniciada sempre a partir das 16h até as 23h. 

Lançamento Selo Ribeira Território Criativo + Diálogos Território Criativo

O Selo Ribeira Território Criativo surge como uma oportunidade de energizar o bairro, no intuito de reacender aidentidade cultural e reviver a memória da população através da informação e da valorização do patrimônio histórico da Ribeira, para assim, despertar o amor e o afeto das pessoas, para o território que marcou o início da história da nossa cidade.
A cada edição realizada, o Circuito Cultural Ribeira terá como prioridade o debate acerca da educação patrimonial, através da realização de atividades de pensamento, vivências e a criação de marcos simbólicos para que as pessoas que transitam pela Ribeira, possam desenvolver um afeto pelo bairro e um desejo de cuidar do patrimônio, que faz parte da memória do natalense.
Intervenção no Beco da Cultura Ruy Pereira reúne artistas visuais da cidade
Com a prosposta de aproveitar espaços públicos para livre criação artística, incluindo os protagonistas da cena local, valorizando e divulgando diretamente seus trabalhos nesses espaços cedidos as suas obras, acontece no dia 1º de setembro, das 10h às 22h, a 1ª Intervenção de Artes Visuais que vai ocupar o Beco da Cultura Ruy Pereira, na rua Professor Zuza, ao lado do Câmpus Cidade Alta.
A intervenção contará com a participação de artistas dos mais variados estilos, para preencher o painel localizado na lateral do IFRN Cidade Alta. Dentre os estilos apresentados, podemos destacar o grafite, a aerografia, o estêncil, o pincel com látex, o óleo sobre parede, a acrílica, a aquarela, a cera e demais. Foram convidados os artistas Assis Marinho, Fábio Eduardo, Tiago Vicente, Pedro Ivo (Estêncil), Marcelo Borges (Aerografia), Carcará (Grafite), Marcelo Bob´s (Humanoides), Marcelo Fernandes (Giz de Cera), Ivo Maia (Mandalas), entre outros.
A ação terá duração de três sábados consecutivos no mês de setembro, essa no dia 1º e outras nos dias 15 e 29. Em paralelo a criação do painel, nesta primeira edição, acontece também a Feira do Cordel, Bazar Cultural, sarau poético e o som das bandas Cabrones, Matrilha e Dj Bernardo.

Beco da Cultura
O Beco da Cultura Ruy Pereira, popularmente conhecido como Beco do Zé Reeira, é fruto de uma construção coletiva entre artistas da cena local, músicos, alunos e administrativo do IFRN Cidade Alta. A ação é uma iniciativa dos alunos do curso de Produção Cultural Diego Queiroz, Isaac Luna, Diogo e Marcelo, e conta com total apoio da direção do Câmpus. O objetivo é fortalecer o espaço, a fim de transformá-lo em um verdadeiro celeiro de talentos, consolidando de vez o “Beco da Cultura” dentro do imaginário popular.

 Alunos expõem no Conviver no CCHLA
O projeto Conviver CCHLA prossegue a partir desta quinta, dia 30, apresentando ensaios fotográficos autorais de quatro alunos do Curso de Letras da UFRN, sendo eles Gustavo de Castro Praxedes, Filipo Bellini Souza, Marconi Paulo da Silva e Rosângela Trajano.
A exposição dos ensaios tem como local o hall de entrada do prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e, as fotos ficam expostas, até o dia 14 de setembro.

As fotos de Gustavo de Castro Praxedes, são de uma viagem ao Peru, enquanto o  Filipo Bellini Souza expõe com o título: Eu-fotógrafo, uma comunicação entre o profissional e o ambiente que retrata, utilizando a modelo Daniella Maria na praia de Perobas, já Marconi Paulo da Silva através do seu trabalho procura mostrar um pouco da realidade da comunidade quilombola de Negros do Riacho, localizada a 180 km de Natal, no município de Currais Novos, região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte. Rosângela Trajano mostra em fotos o trabalho "Filosofando na calçada", que realiza na calçada da sua casa na Rua Nordeste, 07, no bairro Nordeste.


O Projeto Conviver no CCHLA também tem uma programação cultural apresentada pelo NAC/UFRN e nessa quinta na Praça Interna do CCHLA, das 17 às 19h, tem Coco de Roda com Mestre Severino e a palestra "Diversidade, uma riqueza à disposição de quem quiser", com Marcos Antônio de Andrade Medeiros, que vai utilizar
 música, cordel e dança e, em seguida, vai expor seus livros e cordéis mais recentes.

Começa hoje em Natal Simpósio internacional de medicina auditiva 
Um dos mais importantes eventos na área de prevenção, diagnóstico e tratamento da surdez, Natal recebe a partir desta quinta-feira (30), no Hotel Ocean Palace, o III Simpósio Internacional em Implantes Cocleares, Tecnologias Auditivas e Otoaudiologia, ministrado por profissionais dos mais importantes grupos e universidades do país na área da assistência ao deficiente auditivo, e ainda, palestrantes internacionais. Realizado anualmente, o simpósio já faz parte do calendário nacional e foi idealizado pelo grupo de implante coclear do otocentro RN/Hospital do Coração de Natal e presidido pelo otorrinolaringologista Dr. Rodolpho Penna Lima Júnior e pela Audiologista Danielle do Vale Penna Lima. Ano passado, o evento teve como sede a cidade de Brasília/DF e em 2013 será realizado em Porto Alegre/RS.
Durante a programação, 29 profissionais serão responsáveis por garantir as atualizações e reflexões da medicina auditiva. Entre eles, destacam-se as presenças de Dr. Rubens Brito Neto e Dr. Robinson Koji, da Universidade de São Paulo, Dr. Marcelo Mendes Tepedino, Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dra. Kátia Alvarenga, da USP Campus Bauru, Dr. Shiro Tomita, da Universidade do Rio de Janeiro, Dr. Arthur Castilho, da Unicamp, além dos palestrantes internacionais Dr. Jean Pierre Bebear e a Audiologista Dominique Molard da Universidade de Bordeaux França, Dra. Lilian Flores do Instituto Grant Bell/EUA  e Dr. Mário Zernotti da Universidade Católica de Córdoba/Argentina. Para garantir aos participantes o que há de mais atual, e as tecnologias em desenvolvimento na área, farão parte do evento as multinacionais fabricantes de dispositivos auditivos eletrônicos implantáveis, entre elas a Cochlear/Austrália, Medel/Austria, Advanced Bionics/EUA e Neurelec/França, e seus respectivos diretores para a América Latina.

Quinta Viva do Samba
E hoje é o grande dia da “Quinta Viva do Samba”. O grande evento que já faz parte da programação cultural de Natal acontece todas as quintas-feiras, no Bar Amarelinho, na Cidade Alta, em frente a Praça André de Albuquerque, com o grupo Arquivo Vivo. A festa começa às 19h e só termina às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário