sábado, 11 de agosto de 2012

Últimas Notícias


Programa Ponto de Vista entrevista candidato a prefeitura de Natal Robério Paulino
Neste domingo (12), a partir das 11h30, na SimTV, o Programa Ponto de Vista dá continuidade à sequência dos programas especiais, com entrevistas aos postulantes à prefeitura de Natal. O entrevistado desta semana será o candidato a prefeito da capital potiguar, Robério Paulino, do PSOL. Como vimos domingo passado, a cada edição do programa um jornalista é convidado para participar das entrevistas junto com o apresentador, Nelson Freire.
Para está semana, o jornalista convidado é Alex Medeiros, colunista de O Jornal de Hoje e responsável pelo blog Sanatório da Imprensa. A ordem das entrevistas foi elaborada a partir de um sorteio na presença dos assessores dos candidatos. O resultado foi devidamente comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral.
O programa ponto de vista com Nelson freire irá ao ar neste domingo, às 11h30, na SimTV, canal 21 (cabo) ou canal 17(aberta).

Motores do Desenvolvimento sabatina candidatos à Prefeitura de Natal
 O projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte tem edição especial na próxima segunda-feira, 13, com uma sabatina com os candidatos à Prefeitura de Natal, às 8h, no auditório do CTGÁS-ER. A promoção é da Empresa Jornalística Tribuna do Norte, Sistema FIERN, Sistema FECOMÉRCIO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Salamanca Capital Investiments.
Participarão dessa sabatina os candidatos Carlos Eduardo Alves, Hermano Morais, Rogério marinho e Fernando Mineiro. A mediadora será a jornalista Ana Ruth Dantas.
Os quatro candidatos responderão a perguntas sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Mobilidade, Turismo, Gestão Pública e Gestão Ambiental.
As perguntas foram elaboradas pelos membros dos parceiros do evento (FIERN, FECOMERCIO e UFRN).
O principal objetivo do Motores do Desenvolvimento do RN é iniciar e liderar um processo de discussão sobre motores do desenvolvimento da economia do RN, levando à sociedade informação de qualidade sobre o presente e o futuro.

Pianista brasileira e violinista americano interpretam Pitombeira na EMUFRN
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) recebe para recital o violinista norte-americano James Alexander e a pianista brasileira Luciana Soares, que também estarão lançando o CD “Music for violin and piano by Liduino Pitombeira”.
O recital acontece no dia 16 de agosto, quinta-feira, no auditório Onofre Lopes, às 20h, na EMUFRN. Na ocasião será apresentado pelo duo o repertório do compositor paraibano Liduino Pitombeira.
O CD “Music for violin and piano by Liduino Pitombeira” é resultado de uma colaboração de longo prazo entre o duo (o violinista dos EUA e a pianista brasileira) e o compositor Liduino Pitombeira, do Ceará.
O duo iniciou suas atividades em 2005, especializando-se em repertório composto nas Américas, com ênfase na música brasileira e nos compositores vivos.
O compositor brasileiro Liduino Pitombeira, nasceu em 1962, no município de Russas, no estado do Ceará.
Pitombeira é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Campina Grande. Tem especial interesse na relação subjacente entre música e matemática, tendo escrito artigos a respeito.
O professor tem sua obra executada pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, The Alexander-Soares Duo, Louisiana Sinfonietta, Red Stick Saxophone Quartet, New York University New Music Trio (Estados Unidos), Orquestra Sinfônica do Recife, Poznan Philharmonic Orchestra da Polônia e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Suas premiações em concursos de composição somam êxitos no Brasil e nos Estados Unidos. Recentemente, foram premiadas mais três obras de sua série Brazilian Landscapes (Nº2, Nº6 e Nº9) nos Estados Unidos.
Pitombeira recebeu o título de PhD em composição pela Louisiana State University dos Estados Unidos, onde estudou com Dinos Constantinides.
Suas obras são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale. A entrada do recital é gratuita.

CCHLA promove primeira edição do Projeto Conviver com uma exposição
O Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove, a partir do dia 14 de agosto, a primeira edição do Projeto Conviver com programação voltada para a produção do Departamento de Letras.
A exposição “Ciência e Arte - narrativas e poéticas”, que abre o projeto, é composta por caixas de 1.80 x 1,20 com imagens impressas e cuja estética dialoga com a produção acadêmica de três professores do Departamento, na busca pela captação poética do universo da ciência.
Segundo os organizadores, sob diferentes óticas, a exposição trata do mundo contemporâneo na sua complexidade de limites e possibilidades. Os fragmentos de narrativas dos professores Francisco Ivan, o barroco, Ilza Matias, próximo ao pop e Humberto Hermenegildo, modernista, serão montados ao ar livre, em frente ao prédio do CCHLA durante o período de um mês.
A primeira edição do projeto conta também com a exibição de vídeos de entrevistas com os professores que estão na exposição, produzidos pela aluna de Radialismo Thamise Cerqueira, palestras e uma exposição fotográfica.

Grupo de Estudos Interdisciplinares volta a debater sobre música popular
O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retoma suas atividades na próxima segunda-feira, 13, para sessões de discussão de textos, exibição de documentários e audição de gravações.
Coordenado pelo professor da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) Lauro Meller, as sessões são abertas a professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, funcionários e o público em geral.
O objetivo é inserir a música popular no debate acadêmico, tratando o tema sobre diversos enfoques, sejam musicólogos, historiográficos, literários, sociológicos etc.
No primeiro semestre deste ano, o projeto abordou a História da Música Popular Brasileira (MPB) e já criou seu próprio periódico online. Trata-se da Revista Brasileira de Estudos da Canção (RBEC). Para ter acesso à revista basta acessar: www.rbec.ect.ufrn.br.
Para o segundo semestre deste ano, o projeto pretende abordar textos teóricos e promover sessões de audição e análise de canções.
As aulas acontecem na sala 7 do 1º andar da Escola de Ciência e Tecnologia(ECT), localizada no Campus Central, em Natal, no bairro de Lagoa Nova.

Curso de Inglês gratuito para a comunidade
A Coordenação de Extensão do IFRN Cidade Alta abriu vagas nas turmas de Inglês Básico para adultos com Ensino Médio Completo, níveis I e II, voltado às comunidades de Mãe Luiza e Passo da Pátria. O curso será oferecido gratuitamente e faz parte do programa de Extensão do campus. Com capacidade para 30 alunos, as aulas do Nível I acontecerão às quintas-feiras das 16h às 19h. Já o Nível II, com 25 vagas disponíveis, terá aulas as segundas, das 13h30 às 16h30.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na sala de Extensão, até dia 17 de agosto, das 9h às 18h30, mediante apresentação das cópias do CPF, RG, comprovante de residência e de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4. As aulas iniciarão a partir do dia 20 de agosto. Mais informações com a coordenação pelo telefone (84) 4005-0974.

Bazar Cultural acontece amanhã no Circuito Cultural Ribeira
A partir das 16h de amanhã, domingo (12), o Náutico Sport Club abre as portas para receber o Bazar Cultural, evento promovido por alunos de Produção Cultural do IFRN Cidade Alta, que em sua 3ª edição vai cruzar as fronteiras do Campus e fará parte da programação do Circuito Cultural Ribeira.
Mas as novidades não param por aí. O Bazar Cultural a partir deste mês passará a ter uma periodicidade acontecendo mensalmente, integrando a programação do Circuito Cultural Ribeira. “Tivemos várias reuniões com Anderson Foca (produtor do Circuito), que foi muito receptivo com o nosso projeto e concordou em agregar o Bazar ao Circuito Cultural”, comentou Felipi Faria, produtor cultural e coordenador do projeto.

Para esta edição, além da parceria com o Circuito, a organização do Bazar Cultural conseguiu apoio do Náutico Sport Club (em frente ao Armazém Hall – Rua Chile), que abrirá o espaço para abrigar o evento, que além da troca, venda e compra de produtos variados, contará com discotecagem. A entrada é gratuita, como todas as atividades oferecidas pelo Circuito Cultural Ribeira.

Visando selecionar os produtos a serem oferecidos, os coordenadores do Bazar farão uma inscrição prévia (R$ 5) para os expositores. Haverá também uma seleção, no intuito de evitar a venda de produtos repetidos na limitação do espaço reservado. Para participar como expositor o interessado deve enviar nome, telefone e o que pretende colocar na banquinha para o e-mail bazarcultural@live.com. Mais informações pelo (84) 9936-7112.

 Rita de Cássia e Grafith também são atrações de festa neste sábado
 – Queridos pelo público potiguar, a cantora Rita de Cássia e a banda Grafith também são atrações esperadas ao lado do Harmonia do Samba, Paulinho Forró Pauleira, Forró dos Balas e N´Gheto sábado (11) na festa de aniversário de 20 anos da 95FM.  Uma grande será responsável por levar cerca de 15 mil pessoas para a área externa do ginásio Nélio Dias. Os ingressos de pista e camarote estão à venda no Norte Shopping e nas Lojas Brava Motos. Mais informações: (84) 3620-5262.
Marcada para começar às 17h e com uma estrutura de dois palcos, praça de alimentação e barracas, terá ainda camarote, com frontstage e serviços exclusivos. Durante a festa, o público terá a oportunidade de concorrer a 01 Moto Shineray Max 150 cilindradas. A promoção é uma parceria da 95FM com a Brava Motos e será feita durante uma participação da dupla sertaneja Meg e Mazzo. Para participar, os ouvintes precisam trocar 02 quilos de alimento não perecível pelo cupom na rádio, ou em uma das lojas Brava Motos (avenida Prudente de Morais, Parnamirim e Zona Norte).

Considerada a maior compositora de forró do Brasil, Rita de Cássia Oliveira dos Reis conquista a cada dia um grande público graças ao principal objetivo em suas composições que é trazer para o ritmo do forró uma nova linguagem. Começou a compor bem cedo, só que guardava tudo em cadernos só para ela, pois não tinha coragem de mostrar a ninguém.
No decorrer de sua carreira Rita de Cássia gravou 12 CDs em parceria com seu irmão Redondo e a banda Som do Norte, 5 CDs Voz e Violão,1 DVD Acústico , 1 Cd em comemoração aos 20 anos de carreira e 1 Cd Rita de Cássia ao vivo (2010). Hoje Rita de Cássia segue sua carreira solo com seu romantismo e emoção aos palcos. A artista aproveita também para destacar a paixão pelo nordeste cantando muitas que exaltam essa região tão forte em suas origens.


Martinho da Vila e Krystal hoje no largo do TAM

O cantor e compositor Martinho da Vila chega a Natal celebrando 45 anos de uma carreira dedicada ao genuíno samba carioca.  O cantor, que se apresenta amanhã, dia 11 de agosto, às 21h, no largo do Teatro Alberto Maranhão, dentro do Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo, vem fazendo uma série de shows retrospectivos de sua trajetória musical, revisitando o repertório do seu disco de estréia, Martinho da Vila, lançado em 1969.

O show de Martinho da Vila será o primeiro show nacional dentro do Projeto Agosto da Alegria. O show de abertura fica por conta da cantora Khrystal, que sobe ao palco às 20h. 

O álbum 4.5 Atual, que Martinho da Vila lançou no primeiro semestre desse ano, traz uma proposta revisionista: músicas do início da carreira do sambista, com arranjos rejuvenescidos. Segundo o próprio Martinho explicou em entrevista ao Portal Terra, a ideia foi atualizar a sonoridade do primeiro disco, produzido de forma praticamente caseira, de acordo com as condições precárias da época.

Entre os clássicos repaginados, está "Menina Moça", primeira canção defendida por Martinho no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. O samba acabou vetado pela censura, que enxergou na letra um atentado contra a instituição familiar e proibiu a gravação da faixa, injustiça reparada no novo CD. O repertório de 4.5 atual inclui também sucessos como "Casa de Bamba", "Pequeno Burguês" e as inéditas "Partido Alto de Roda" e "Samba dos Passarinhos".

Khrystal é um dos nomes mais luminosos da nova safra da música potiguar. A cantora vem sendo elogiada pela crítica especializada do Sul e Sudeste e promete botar o público para dançar com músicas como do elogiado CD Coisa de Preto, como "Sete Meninas", "Quadra e Meia" e "Tem Coco".

 

Projeto Conviver
O Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA abre o projeto Conviver nesse mês de agosto a partir do dia 14 focando a produção do Departamento de Letras com a exposição: “Ciência e Arte- narrativas e poéticas”.A coordenadora do projeto, jornalista Angela Almeida, sugeriu aos participantes a busca da captação poética no universo da ciência, que ancorada e em sintonia com a arte exibe fragmentos de narrativas. Três professores do departamento estão participando, são eles: Francisco Ivan, Ilza Matias e Humberto Hermenegildo.
Nesse trabalho foi escolhida uma estética que dialoga com a própria produção acadêmica de cada um dos professores. Por exemplo: Francisco Ivan, o barroco, Ilza Matias, próximo ao pop e Humberto Hermenegildo o modernismo. Isso para falar do mundo contemporâneo na sua complexidade de limites e possibilidades, sem esquecer a especificidade da pesquisa de cada um deles.
A exposição é montada ao ar livre, em frente ao prédio do Centro, são caixas de 1.80 x 1,20 com imagens impressas e permanecerá por um mês. Compõe também o projeto a exibição de vídeos de entrevistas com os professores que estão na exposição, produzidos pela aluna de radialismo Thamise Cerqueira, além de palestras e uma exposição fotográfica. E na última quinta-feira de cada mês, sob a coordenação do NAC, acontecem apresentações musicais no pátio do CCHLA, fechando o projeto.
 
Hoje tem “Cabaret do Rossi” no Teatro Riachuelo

Mesclando o amor exagerado de um coração partido pela dor, o romântico-brega Reginaldo Rossi, por muitos chamado de "Rei", lançou ano passado seu mais novo trabalho "Cabaret do Rossi" que é com certeza o seu melhor registro em vídeo. Além da releitura de sucessos populares o show trará todos seus grandes sucessos. Indica ao Prêmio da Música Brasileira 2011 como melhor DVD e vencedor do mesmo prêmio na categoria Melhor Cantor Popular.
O “Cabaret do Rossi” será hoje, às 21h no Teatro Riachuelo, em Natal.

Show de abertura
Im Not Cat Now
Os ritmos ditos 'bregas' e suas variações estão chegando aos ambientes mais ecléticos. A banda I'm Not Cat Now fugiu do rock puro adotou o brega romântico, e tem feito jovens boêmios modernos dançarem coladinhos na pista de dança. "São músicas que a gente gosta e estão no imaginário popular. As pessoas estão perdendo a vergonha de dizer que também adoram essas canções", teoriza Bruno Alexandre, vocalista. O repertório do grupo vai de Trepidants a Fagner, passando por Reginaldo Rossi, Roberto Carlos e Odair José. Segundo Bruno, nos shows se formam casais, as pessoas dançam e cantam juntas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário