terça-feira, 23 de outubro de 2012

MAI NOTÍCIAS DA UFRN

Quinteto Violado abre CIENTEC Cultural com concerto na EMUFRN

O grupo musical Quinteto Violado abre nesta terça-feira a programação cultural da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O show do grupo pernambucano está agendado às 20h, no palco montado na Praça Cívica do Campus.
Amanhã, dia 24, o Quinteto Violado apresenta concerto didático no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), das 8h às 12h. Na ocasião o grupo falará sobre o seu repertório, instrumentos e conversa sobre detalhes de sua longa carreira. A programação de hoje à noite, na Praça Cívica e a de amanhã, na EMUFRN, são gratuitos.
A história do Quinteto
Em 1971 surgiu em Pernambuco um grupo musical que traçava um novo caminho para a MPB. Diante da indecisão no cenário da música nacional, após a erupção do movimento tropicalista, o Quinteto Violado apresentava uma proposta fundamentada nos elementos musicais da cultura regional, através de trabalhos de pesquisa e da própria vivência de cada um dos seus integrantes, originários da região nordeste do Brasil.
Conseguindo extrair das mais simples manifestações populares a sua essência rítmica e melódica, o grupo criou uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, sem desfiguração, reafirmando a ideia de que toda arte é sempre a universalização do popular.
Já são 35 anos de trabalho onde se intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais. A saga do Quinteto Violado percorre todo o Brasil, do sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde os ritmos e sons da natureza falam mais alto. Essa trajetória está hoje registrada em livro, vídeo e mais de 47 discos lançados no Brasil e no exterior.






Literatura de Cordel na II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal 
A II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), montada na XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), exibe o Estande do Cordel, que já iniciou suas atividades nesta terça-feira, 23, dia da abertura do evento.
Os cordelistas Sírlia Sousa de Lima, Juarez Araújo, Marciano Batista de Medeiros, e Marcos Antônio de Andrade são alguns dos expositores.
Entre as obras, muitas novidades, como o romance “Vida e Morte de Lampião” de autoria do cordelista Marciano Medeiros, lançada em julho deste ano. Segundo ele, o cordel é fruto de uma extensa pesquisa, baseada no Livro “Assim Morreu Lampião”, de Antônio Amaury Corrêa. Marciano Medeiros, que tem como característica o cordel sobre cangaço, afirma que sua obra, além de possuir a leitura divertida do cordel, é também rica e informativa.

Trata-se de um texto um pouco maior que um cordel e menor que um livro, classificado, portanto como romance. Ele conta com detalhes os acontecimentos das últimas 24 horas do Cangaceiro Lampião e seu bando, incluindo a ação da polícia e a decapitação e enterro das cabeças dos onze cangaceiros executados”, explica o autor.



Outra novidade é o Cordel Eletrônico, um lançamento do cordelista Marcos Antônio de Andrade que, no formato DVD, apresenta o cordel acompanhado por fundo musical e por animações que retratam o texto.
Neste formato, o autor é pioneiro no Brasil, e está lançando na FLIQ os cordéis eletrônicos “O Lagarto do Folhiço”, “As doidices de Zé doido” e “No respeito às diferenças, zelemos pelo plural”. O objetivo da iniciativa do cordelista é valorizar cada vez mais a cultura do cordel: “Vamos tirar o cordel do subterrâneo da literatura. Temos muitos cordelistas de qualidade para isso”, afirma Marcos Antônio.
No Estande do Cordel na FLIQ, os cordelistas estarão expondo o seu trabalho até o dia 26 de outubro, sexta-feira, com a venda de suas obras mais atuais e promovendo sempre um diálogo informativo sobre a literatura de cordel com todos os interessados.
As obras em folhetos podem ser compradas pelo valor de R$ 2. Os cordelistas também colocam à venda suas produções em outros formatos, como cordéis eletrônicos e livros com desenhos para colorir.



Hospital Universitário Onofre Lopes promove Outubro Rosa 
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), através da diretoria de Recursos Humanos se mobilizou para participar da campanha de conscientização e combate ao câncer de mama promovendo uma série de debates sobre o tema, nesta terça-feira, 23, a partir das 10h, no Auditório Mariano Coelho (4º subsolo do prédio ambulatorial). Os funcionários do hospital estão sendo incentivados a vestir a camisa rosa no dia D.
Os temas entrarão na roda de debates através da mesa-redonda Câncer de Mama: prevenção e tratamento. A mesa será coordenada pelo psicólogo e Diretor de Recursos Humanos do HUOL, João Alves de Sousa, e conta com a participação de Aldair de Sousa Paiva (Hematologista do HUOL), Ana Elida Magalhães (Psicóloga da Liga Contra o Câncer), Tâmara Simone Farias (Assistente Social da Liga Contra o Câncer) e Hênia Ramalho de Melo (Enfermeira do HUOL). A mesa-redonda faz parte da programação do Mês do Servidor, também comemorado em outubro.
Qualquer pessoa pode participar. Não é necessária a inscrição prévia e a participação ficará sujeita à lotação do auditório, que tem capacidade para 100 pessoas.
Dobrar uma fita de cetim de seda, transformando-a em laço e pendurar no peito é uma ação que vem se repetindo desde 1990, ano em que foram dados os primeiros passos nos Estados Unidos para colorir de rosa, o mês de outubro. Este mês abriga as ações de conscientização e combate ao câncer de mama no mundo inteiro. Outras informações na Diretoria de Recursos Humanos do HUOL, pelo telefone 3342-5089.






Professores da UFRN lançam livro sobre Ensino Superior durante CIENTEC
A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será palco para o lançamento do livro “Ensino Superior: saberes, experiências e desafios”. A publicação será apresentada ao público na quinta-feira, 25, às 17h, no Espaço do Autor, na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ).

Com o objetivo de problematizar questões atuais do Ensino Superior tanto no Brasil como em Portugal, a publicação aborda temas que vão das transformações no cenário europeu pós Processo de Bolonha ao Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
Publicado pela Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira com apoio da UFRN, o livro é uma coletânea de onze artigos de professores brasileiros e portugueses.
O livro foi organizado por duas professoras da UFRN, Elena Brutten e Gláucia Pires (aposentada), em parceria com as pesquisadoras portuguesas Alcínia Noutel e Isabel Huet. Muitos dos artigos que integram o livro foram escritos especialmente para a publicação.
Os professores brasileiros são docentes da UFRN, tais como a reitora, Ângela Maria Paiva Cruz, Maria Carmozi de Souza Gomes, Virgínia Maria Dantas de Araújo, José Henrique Fernandez, Nancy Baumgartner Fernandes de Barros e José Pires.





Nenhum comentário:

Postar um comentário