quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DA UFRN


Santander realiza concurso cultural para professores universitários

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural “Professores conhecendo o mundo pela Educação”, realizado pelo Banco Santander.

O Concurso é voltado para todos os professores que estejam lecionando em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES)  do país. Para participar do concurso, o candidato deverá responder a seguinte pergunta: “Como um curso no exterior pode enriquecer minha trajetória acadêmica em prol do ensino superior?”.

Os professores irão concorrer a bolsas de estudos na Fundação Comillas, na
Espanha. 
O professor interessado deverá se inscrever entre os dias 15 de outubro a 30

CZM comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca durante a XVIII CIENTEC

Durante a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), promovida anualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os dias 23 e 27 de outubro, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) participa do evento com uma programação voltada à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída em 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro. O objetivo da Semana é incentivar a  leitura  e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização.

Na CIENTEC, a Biblioteca Central, em seu estande, localizado no Pavilhão Educação (estandes 107 e 108), apresenta o projeto “Libertando Livros no Campus Universitário”, adaptado por Raimundo Muniz, mestre em Ciência da Informação e Bibliotecário da UFRN.

O projeto surgiu a partir do movimento norte-americano denominado Bookcrossing, que parte da ideia de que os livros não têm dono e devem ser continuamente transferidos para outros leitores, possibilitando a permanente e intensa troca de informações.

Dando início à Biblioteca Itinerante Para Troca de Livros, o autor do projeto liberta e disponibiliza o seu próprio acervo. A Biblioteca Central solicita à comunidade acadêmica da UFRN que se integre e contribua com o projeto doando livros que receberão carimbos com dizeres: “Liberte seus livros”, “Leia, comente e troque por outro” e “Este livro é livre”.

Os interessados em participar do projeto devem levar ao estande da BCZM, durante os dias da CIENTEC, livros usados em bom estado de conservação, preferencialmente de literatura e paradidáticos, para a permuta por outros dos mais variados gêneros. Ao final do evento, a Biblioteca Itinerante Para Troca de Livros continuará com outras ações em locais a serem definidos.

As ações do projeto podem ser acompanhadas através do Facebook (https://www.facebook.com/bibliotecaitineranteparatrocadelivros) e do Twitter (https://twitter.com/liberteolivro).


MEJC apoia Outubro Rosa e orienta mulheres sobre cuidados com a mama

A Maternidade Escola Januário Cicco (MJEC), está apoiando a Campanha Nacional Outubro Rosa, com orientações às mulheres visitantes da CIENTEC sobre a prevenção ao câncer de mama.

No estande da maternidade, profissionais da área de saúde explicam ao público feminino a importância da prevenção e do autoexame. Além disso, as mulheres também recebem explicações sobre os cuidados com a mama durante a gestação.

Além disso, os organizadores do estande montaram um espaço reservado, onde as mulheres podem realizar o autoexame sob a orientação dos profissionais. 

Os exames são feitos em mulheres interessadas, de qualquer idade, que queiram aprender a realizar o autoexame. Para as mulheres com idade superior aos 40 anos, é recomendado procurar o médico mastologista para realização do exame de mamografia. 

De acordo com a médica residente, Marília Sá, o exame físico não substitui a mamografia, mas é importante que todas as mulheres façam o autoexame regularmente, depois da menstruação.

A Maternidade Januário Cicco lembra também que está recebendo doações de vidros de maionese e café solúvel, para coleta de leite materno. As doações podem ser feitas no estande da CIENTEC, ou pelos telefones: 3215-5969 ou 0800 722 2400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário