segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prorrogadas as inscrições para o III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa


Seguem até segunda-feira (15), o prazo de inscrições para escritores, estudantes e demais interessados em participar do III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que acontece de hoje até o dia 17 de outubro, no Teatro Alberto Maranhão. As inscrições são gratuitas, mas é preciso preencher o formulário disponível no setor de Protocolo da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) ou no site da instituição: www.natal.rn.gov.br/funcarte.

No primeiro dia, o EELP vai debater o tema “Literatura Infantil”, com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, de Portugal, e palestras da educadora Bia Bedran e Toni Tcheka, de Guiné Bissau. Também acontecerão os lançamentos dos livros “O Lobo Mau e o Caldeirão das Fábulas”, do escritor Genildo Mateus, e “O Casamento do Sapo Serafim com a Borboleta Flor”, de Celeste Borges; além da abertura da exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”, da artista plástica Ana Selma. Ao final do dia, o professor português Eduardo Lourenço ministrará uma conferência sobre o ano de Portugal no Brasil, comemorado em 2012, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No dia 16, o tema “Literatura e Futebol” estará em pauta, com a presença de Roberto Da Matta e palestras de Ondjaki, de Angola, e João Moreira, de Portugal. À noite, Ondjaki se junta a Germano de Almeida, de Cabo Verde, e Mia Couto, de Moçambique, para discutir as “Novas literaturas de expressão portuguesa”, na Livraria Saraiva do Midway Mall.

Na quarta, 17 de outubro, os participantes debaterão o tema “Literatura Oral e Tradicinal” com Mia Couto, Germano de Almeida e Ana Maria Cascudo. Também ocorrerá o lançamento do livro “Luiz da Câmara Cascudo – Um Brasileiro Feliz em Cordel”, de Vera Lúcia Barreto, e apresentação do grupo Folia de Rua em Homenagem ao Centenário de Jorge Amado. No auditório 2 da Universidade Potiguar (Floriano Peixoto), a presidente da Casa Fernando Pessoa de Lisboa, Inês Pedrosa, vai palestrar sobre a obra do poeta e escritor português. Encerrando as atividades do EELP de 2012, a cantora potiguar Camila Masiso fará show no restaurante Casa do Matuto.

O EELP é uma iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte, Associação Cultural e de Amizade Lisboa-Natal (LISNATAL) e Academia Norte-Riograndense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário