sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO CULTURAL


Vai começar o Cena Aberta Nordeste

A primavera chegou abrindo as portas da Casa da Ribeira, que dá início às apresentações dos grupos contemplados pelo Edital Cena Aberta Nordeste, através do Prêmio Procultura da FUNARTE/MINC. Além espetáculos para o público infantil, a Casa convida grupos de outros estados para apresentações, oficinas e bate-papos, sempre a preços populares.
Com programação especial para o mês das crianças, a primeira apresentação do Cena Aberta Nordeste acontece no próximo domingo, dia 07 de outubro, com o Grupo Estação de Teatro. O espetáculo Estação dos Contos apresenta uma contação de histórias que envolve músicas e brincadeiras infantis contadas de forma lúdica e bem humorada buscando atingir o imaginário popular. O grupo, formado por Caio Padilha, Nara Kelly e Manu Azevedo, se apresentará durante todo o mês de outubro na Casa da Ribeira.
No domingo (14), a partir das 16h com entrada gratuita, o Circuito Cultural Ribeira Especial Cena Aberta, apresenta o Armazém Criança com o espetáculo Estação dos Contos e Os Herdeiros de Chico Daniel apresentando o mais ilustre representante do ramo do mamulengo, denominado João Redondo, gênero que floresceu no Rio Grande do Norte. No espetáculo, os mestres Josivan e Daniel, filhos do finado Chico Daniel, são os reis da sutileza, dela se valendo para impregnar suas funções de caudaloso improviso, insinuações e maledicências as mais engraçadas. Os mestres fazem todos mergulharem no mundo metafórico do mamulengo.

Casa da Ribeira Convida

Em outubro a Casa convida o Grupo Teatro Invertido (MG) que vai apresentar o espetáculoProibido Retornar em três sessões gratuitas nos dias 13 e 14. Outro grupo convidado é a Cia de Solos & Bem Acompanhados (RS) que está trazendo a mostra com dois espetáculosSobre Anjos & Grilos, dia 20, e Pois é, Vizinha... dia 21, e ainda uma oficina ministrada pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro.
O selo Casa da Ribeira Convida integra ações contempladas pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 da FUNARTE/MINC. Dos 300 mil reais do prêmio, 200 mil serão destinados ao Edital Cena Aberta Nordeste e os outros 100 mil a este selo, para realizações de espetáculos, oficinas, diálogos com grupos brasileiros até abril de 2013.
.

Prostituição masculina é tema de conferência na UFRN

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos – TIRÉSIAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove na quinta-feira, 11, às 19h, no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) a conferência “Tateando pelos vapores: uma etnografia sobre prostituição masculina”, ministrada pelo professor Élcio Nogueira dos Santos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Élcio Nogueira é graduado em Psicologia, tem mestrado em Psicologia Social e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC.  O evento tem a coordenação do professor Antônio Eduardo Oliveira do Departamento de Letras da UFRN.
 Inscrições no local e pelo e-mail: nucleo_tiresias@reitoria.ufrn.br
 Serão entregue certificados aos participantes do evento.

Grafith é atração de festa amanhã no Pepper´s Hall

 Querida pelos potiguares, a banda Grafith que agrada a todos com seu estilo próprio, volta ao palco do Pepper´s Hall nesta sexta-feira (05) depois do enorme sucesso que fez na casa mais balada de Natal. E para fazer uma mistura de ritmos, Luizinho Nobre e banda garantem que samba e pagode não vai faltar no repertório. As pick-ups, claro, estarão no comando do DJ Gunner.
Hoje, a “Quinta Pepper´s” será de muito forró com Binha Cardoso, ex-vocalista do Forró do Muído. A noite terá ainda toda energia da banda CPQ que promete não deixar ninguém parado. A noite terá lista com o valor da entrada revertido em consumação. Para garantir, é só enviar os nomes paralistaquinta@peppershall.com.br.
Excepcionalmente essa semana, o Pepper’s Hall não terá programação marcada para o sábado (06), véspera de eleição, em virtude da Lei Seca. Os eventos começaram na terça e continuam nesta quinta e sexta.


Natal recebe musical de famosa série infantil 
No próximo dia 11 o público infantil potiguar terá a oportunidade de conferir de perto o grande fenômeno da televisão, a série Peixonauta. Na comemoração do Dia das Crianças, o espetáculo "Cante com Peixonauta”, em formato de um musical, e produção local da Replay Entretenimento, será apresentado às 19h no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda na bilheteria e no site www.ingresso.com


Lenine – turnê Chão 2012 hoje no Teatro Riachuelo

O Teatro Riachuelo recebe hoje, dia 5 de outubro show que explora tecnologias como o surround e propõe uma experiência sensorial. Sucesso de público e crítica, espetáculo foi visto em mais de 20 cidades pelo Brasil e já passou por países da América do Sul e Europa. A peça, com direção musical do núcleo Palavra Cantada, leva ao palco os personagens da animação homônima brasileira. Peixonauta, Zico e Marina interpretam canções que prometem animar crianças e adultos.  



O melhor da música popular e erudita
Escola de Música da UFRN (EMUFRN) promove entre os dias 5 e 13 de outubro a Semana da Música 2012, com oficinas, masterclass e recitais gratuitos.Todas as noites haverá apresentações no auditório da Escola de Música de grupos e professores da instituição e de professores convidados. O melhor da música popular e erudita também será levado às sedes do projeto social Conexão Felipe Camarão, APAE e Hospital Infantil Varela Santiago.
A Escola de Música da UFRN criou a Semana da Música para dar visibilidade à sua produção artística e promover o intercâmbio com músicos, estudantes e profissionais da área. O evento é realizado anualmente desde os primeiros anos da EMUFRN.

PROGRAMAÇÃO 2012

• Dia 5 (sexta-feira)
20h - Concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica da UFRN
Local: Auditório Onofre Lopes - Escola de Música da UFRN

 Dia 6 (sábado)
10h - UFRN Cellos, ONG Cajupiranga, São José do Mipibu
14h - Orquestra Potiguar de Clarinete (Conexão Felipe Camarão)
20h - Recital de piano com Kyoko Hashimoto (Japão/Canadá)
Local: Auditório Onofre Lopes - Escola de Música da UFRN

 Dia 7 (domingo)
18h - Di Stéffano Quarteto (RN)
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 8 (segunda-feira)
18h - Projetos de formação do Rio Grande do Norte (Orquestra Luis Gomes, Camerata da UERN, Alunos das ONGS Cajupiranga e Oficina dos Sonhos)
Local: Escola de Música da UFRN

20h - Lenine Santos (canto) e Durval Cesetti (piano)
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 9 (terça-feira)
18h - Sexteto Potiguar e Potybones
20h - Thibault Delor (Contrabaixo)  
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 10 (quarta-feira)
11h - Orquestra Potiguar de Clarinetas 
Local: APAE
18h - Gilvando Pereira (RN) e Quinteto Arquitetando (UFRN)
Local: Escola de Música da UFRN
20h - Paulo Braga (piano popular), Anderson Pessoa, Manoca Barreto, Cleber Campos e Junior Primata 
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 11 (quinta-feira)
18h - Ayrton Benck (PB), trompete
20h - Mario Ulloa (BA - violão) e Elione Medeiros (RJ - fagote)
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 12 (sexta-feira)
11h - Semaninha da Música - Elvira Drummond (evento para crianças)
20h - John Boudler (SP) e Percumpá-UFRN, percussão
Local: Escola de Música da UFRN

 Dia 13 (sábado)
10h - Bando de Sax 
Local: Hospital Varela Santiago
20h - Concerto de Encerramento com Jerimum Jazz Big Band
Local: Escola de Música da UFRN
Balé da Cidade do Natal
Nos dias 5 e 6 de outubro a Cia potiguar comemora dez anos com a apresentação do espetáculo “Teia”, às 20h, na Casa da Ribeira.
Concebido a partir da obra Dorotéia, de Nelson Rodrigues, a montagem fala sobre a negação do desejo, indo do grotesco ao lírico,  do trágico ao cômico. “Dorotéia” é considerada uma das peças mais complexas do universo dramático do autor. Criado em 2002, o balé é formado por bailarinos profissionais com atuação predominante na dança contemporânea.

Cinema Infantil
Sete dias de programação com dezenas de produções estrangeiras e nacionais - algumas em 3D - vão fazer a alegria da criançada entre os dias 5 a 14 de outubro, no Cinemark (Midway Mall). É o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chega a Natal  pela primeira vez.

O evento, realizado em várias cidadesdo Brasil, este ano completa uma década de existência. O ingresso pra qualquer filme (3D, inclusive) é só R$7. A abertura vai contar com a exibição dos filmes “IEP!”, “Oceanos”, “Circolina e a grande ratinha”, “Piratas Pirados 3D”, “Operação Presente 3D”, “O segredo de Eleonor”, “As aventuras de Azur e Asmar” e “Os três ladrões” (foto).

Made in Natal Mossoró
O evento, hoje, dia 5 de outubro, vai reunir no Centro Cultural DoSol (rua Chile, Ribeira) cinco bandas da cena rock natalense e mosoroense.
De Mossoró, se apresentam Monster Coyote (metal) e Red Boots, duo que faz um som cru e pesado com guitarra e bateria. De Natal, três grupos sobem ao palco: Tesla Orquestra, quarteto instrumental que transita entre o post rock, o experimental e o post jazz, Anti Sapience Club, quinteto que faz um som com bastante peso, e Mojo Ring (The Doors cover). Início: 20h. Ingresso: R$ 5 (no local). 

Estação dos Contos
O grupo Estação de Teatro, formado por Caio Padilha, Nara Kelly e Manu Azevedo, apresenta seu espetáculo infantil de contação de histórias nos dias 7, 21 e 28 de outubro, sempre às 17h, na Casa da Ribeira.
Com músicas e brincadeiras, os atores provocam a plateia a interagir com as histórias. Formado em 2009, o grupo Estação de Teatro tem como objetivo de estudo e pesquisa a narrativa oral em diálogo com a música e outros elementos cênicos. Os atores acreditam na importância da contação de histórias e do teatro na formação e no desenvolvimento de crianças e adultos com qualidade e respeito ao imaginário infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário