sábado, 8 de setembro de 2012

Notícias da UFRN


Abertura das Olimpíadas Universitárias acontece no próximo dia 14
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, a partir da sexta-feira, 14, a edição das Olimpíadas Universitárias 2012. A abertura oficial acontece no auditório do Departamento de Enfermagem às 19h, com entrada gratuita. No primeiro dia do evento, serão realizados quatro jogos de futsal no Ginásio I.
As competições serão realizadas nos finais de semana, com duração até a primeira semana do mês de outubro. As modalidades estão divididas em individuais e coletivas. Entre as individuais estão: atletismo, badminton, judô, natação, xadrez, karatê e tênis de mesa. Já as coletivas são: basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol (4x4, misto e em dupla).
As Olimpíadas têm como objetivo despertar o interesse pela prática desportiva, bem como possibilitar uma maior participação e integração dos segmentos discentes, docentes e técnico-administrativos da UFRN. Para mais informações, acesse http://www.dademdia.yolasite.com/olimp%C3%ADadas-universit%C3%A1rias-2012.php.

Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrições para processo seletivo 2013
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), unidade especializada em Ciências Agrárias da UFRN, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos de Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Informática. As inscrições vão até o dia 17 de setembro e podem ser realizadas pelo site: www.comperve.ufrn.br. A taxa custa R$ 30.
De acordo com o edital, os cursos podem ser integrados e subsequentes. Com relação ao curso de informática ele é integrado ao ensino médio. Os cursos técnicos subsequente de agropecuária, agroindústria e aquicultura terão duração de dois anos e os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (agropecuária, agroindústria, aquicultura e informática) terão duração de três anos.
O edital ressalta que no ato da inscrição os candidatos que sejam agricultores, pequenos e médios produtores, pescadores, aquicultores, assentados e trabalhadores rurais e dependentes destes devem informar a sua condição no formulário de inscrição.
Localizada no distrito de Jundiaí, no município de Macaiba, a 25 km de Natal, a EAJ conta atualmente com ensino médio, ensino técnico, graduação, pós-graduação e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA).
O edital da seleção e mais informações podem ser acessados pelo endereço http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/eaj/2013/informacoes.php

Professores lançam livro sobre metodologia da pesquisa nesta segunda-feira
O livro “Metodologia da Pesquisa: Aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde” será lançado nesta segunda-feira, 10, às 17h30, na Cooperativa Cultural Universitária, no Centro de Convivência Djalma Marinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A obra foi organizada pelos professores do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Evânia Leiros, Clélia Lyra, Nilma Dias, Paulo Rocha e Alice Uchôa, com publicação da Editora da UFRN.
A obra trata da metodologia de pesquisa em estudos produzidos nas diversas áreas da saúde e dos trabalhos técnico-metodológicos com aplicabilidade na mesma área.
Mais informações sobre a obra e o lançamento podem ser obtidas através do site www.cooperativacultural.com.br/ e do telefone 3211-9385.

Roda de Capoeira
Na próxima segunda-feira, 10, acontece Roda de Capoeira em frente ao Ginásio de Esportes da UFRN, das 17h às 18h. Das 18h às 18h30 é a vez do Samba de Roda. Na ocasião, será comemorado o dia do profissional de Educação Física, que é no dia 1º de setembro. A Roda de Capoeira será ministrada pelos professores Sidarta Ribeiro (ICe) e Mamau (Projeto de Extensão Capoeira é Corpo Livre), além das professoras Lara Rodrigues, do Departamento de Artes (DEART), e Rosie Marie, do Departamento de Educação Física (DEF) com Samba de Roda. Podem participar dessas atividades crianças, jovens e adultos
Professora de Geologia da UFRN participa de Conferência na Alemanha
A professora Helenice Vital, do Departamento de Geologia e da Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN, está participando na Universidade de Kiel, ao Norte da Alemanha, da 3ª Conferência do Programa Internacional de Geociências (IGCP) e da Conferência União Internacional de Pesquisas do Quaternário (INQUA) 1001.
O evento acontece no período de 5 a 10 de setembro. Trata-se de um momento quando os pesquisadores irão conhecer sobre a zona costeira do nordeste brasileiro através da palestra “Sediment Dynamics of the Coast and Shelf of NE-Brazil”.
A conferência tem por objetivo integrar estudos realizados em diferentes partes do mundo, relacionados a processos contemporâneos, impactos e respostas do ambiente costeiro com as mudanças no nível do mar.
Helenice foi convidada a apresentar os estudos desenvolvidos sobre a costa e a plataforma do Nordeste brasileiro, entre a foz do rio São Francisco e a foz do rio Parnaiba, dando maior destaque à costa potiguar.
Na ocasião, a professora vai se encontrar com outros especialistas estrangeiros da área, da Universidade de Plymouth, na Inglaterra; Universidade do Colorado, nos EUA, e do Serviço Geológico do Japão. De acordo com a docente, também estará presente na conferência o ex-aluno de Geologia da UFRN Andre Giskard Aquino da Silva, que atualmente está concluindo seu doutorado na Universidade de Kiel.
Foi nessa Universidade que Helenice realizou seu doutorado no período de 1992 a 1996, quando estudava o Quaternário na Foz do Rio Amazonas. Após o doutorado ela passou a integrar o quadro de docentes da UFRN. A professora Helenice ressalta que a UFRN mantém convênio de cooperação na área de Geologia e Geofísica Marinha com a Universidade de Kiel desde 1998.



Servidores da UFRN podem se inscrever em cursos de pós-graduação
Os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desejam realizar pós-graduação, já podem fazer as inscrições em nos cursos de especialização e mestrado oferecidos pela instituição. A taxa de inscrição é gratuita.

Os cursos têm 10% das vagas destinadas exclusivamente para os servidores da UFRN. Ao todo, são 14 vagas para os servidores nos cursos de Especialização em Finanças (quatro vagas), mestrados em Educação (cinco vagas) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (cinco vagas).

Os servidores devem realizar a inscrição no SIGRH> Menu Servidor> Capacitação em um dos cursos. Após realizada a inscrição pelo Sistema, o candidato deve apresentar a documentação necessária nos Centros que ofertam os cursos.

As inscrições para a Especialização em Finanças continuam abertas até 28 de setembro. O candidato deve se dirigir ao Departamento de Ciências Administrativas apresentando os seguintes documentos: currículo, formulário de inscrição devidamente preenchido, cópia da carteira de identidade e CPF e comprovante da condição de servidor da UFRN. Mais informações através do e-mailfinancasufrn@gmail.com ou pelo telefone 3215-3498.

O Mestrado em Educação está com o processo seletivo aberto até 20 de setembro. A documentação deve ser entregue na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) ou por via postal expressa.

A documentação exigida é um formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo candidato, comprovante da condição de servidor da UFRN, uma foto 3x4 recente, cópia do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC ou CEE (ou certidão equivalente), cópia do Histórico Escolar da Graduação, cópia do RG, CPF e Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição, cópia de quitação do serviço militar (para candidatos brasileiros do sexo masculino), cópia do passaporte (para candidatos estrangeiros), com comprovação do porte de visto temporário.

As inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente podem ser feitas a partir de 1° de outubro e seguem abertas até o dia 25 de outubro, através do site www.posgraduacao.ufrn.br/prodema. Os candidatos devem apresentar na secretaria do PRODEMA o formulário de inscrição preenchido, duas fotos 3x4 recentes, cópia do diploma e do histórico escolar de graduação, currículo, cópias autenticadas do RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante da condição de servidor da UFRN e Plano de Trabalho sobre tema da dissertação.

Mais informações sobre os cursos de Especialização e Mestrado, com a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pelo telefone 3215-3279.



Inscrições para o Prêmio Santander Universidades vai até 16 de setembro
O Prêmio Santander Universidades recebe até o dia 16 de setembro, as inscrições de candidatos com projetos nas categorias: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano. O prêmio, que está na 8ª edição, é uma iniciativa do Santander Universidade Brasil.

O projeto tem por finalidade reconhecer iniciativas de alunos da graduação e da pós-graduação, professores e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IFES) do país. Os candidatos aos prêmios devem fazer a sua inscrição, por meio do sitewww.santander.com.br/universidades, até o dia 16 de setembro. Todos os inscritos ganham um curso on-line de Empreendedorismo, desenvolvido pela Babson College (Estados Unidos).

Nesta edição serão distribuídos mais de R$ 1 mi em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais, tanto na Universidade de Babson College (Estados Unidos), como bolsas Ibero-Americanas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também concorre com 47 projetos, o que lhe garante uma boa colocação nesta edição 2012 do Prêmio Santander Universidades em número de inscritos.

Prêmio

O Prêmio Santander Universidades é uma realização do Santander Universidades, uma Divisão Global do Grupo Santander, que tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades.

Confira as categorias e as respectivas premiações:

•    Prêmio Santander Empreendedorismo: R$250 mil em Prêmios - 5 categorias (estudantes de graduação e pós-graduação)
•    Prêmio Santander Ciência e Inovação: R$200 mil em Prêmios - 4 categorias (professores e pesquisadores)
•    Prêmio Santander Universidade Solidária: R$400 mil em Prêmios (professores, coordenadores e alunos)
•    Prêmio Guia do Estudante / Destaques do Ano: 4 categorias (universidades)

Os vencedores serão apresentados dia 26 de novembro, em uma cerimônia na capital paulista.

Para obter mais informações e a ficha de inscrição, acesse o site www.santander.com.br/universidades>Premios ou pela FanPage no Facebook www.facebook.com/SantanderUniversidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário