sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Notícias da UFRN

Exposição na Conviv’Art lembra a trajetória dos 40 anos da TVU
Em dezembro de 2012, a Televisão Universitária (TVU), completa 40 anos de existência. Para contar um pouco dessa trajetória os Setores de Documentação e Acervo (SEDOC) e de Criação e Artes da Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) organizam uma exposição que testemunha ideias, ações pioneirismo e conquistas.
A exposição está programada para ocorrer de 1º ao dia 5 de outubro, no salão de exposição da Galeria Conviv’Art, localizada no Centro de Convivência do Campus Central da UFRN.
A exposição traz um acervo de fotografias, equipamentos, utensílios e outros documentos que, divididos em quatro painéis e módulos denominados de décadas 1970, 1980, 1990 e 2000, expressam os 40 anos de história da Televisão Universitária, retratando também um pouco da história do Rio Grande do Norte.
Por décadas
A TVU foi fundada no dia 2 de dezembro de 1972. É hoje uma emissora pioneira na educação à distância e se constitui também na mais antiga televisão do Rio Grande do Norte.
Na década de 1980 a TVU tornou-se um veículo difusor da cultura do estado, conseguindo se aproximar da classe artística.
Nos anos 1990, acompanhou as transformações e ampliações da UFRN, momento em que surgem também novas ferramentas de comunicação, como a Rádio Universitária FM e a Agência de Comunicação.
Nos anos 2000, transforma-se mais ainda em campo de estágio importante de várias áreas da UFRN, especialmente a da Comunicação Social e, hoje, exatamente esta semana, alcança, de maneira inédita entre as televisões universitárias do país, a concessão do canal digital a ser implementado nos próximos meses.




Pós-Graduação em Artes Cênicas abre 20 vagas para mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulga edital do processo seletivo para o mestrado em Artes Cênicas, com ingresso no primeiro semestre de 2013.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro e deverá ser efetuada através do endereço eletrônico https://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.
Segundo o edital divulgado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), são disponibilizadas duas linhas de pesquisas, a primeira tem como título: “Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação”.
Essa linha aborda estudos sobre os processos que envolvem a construção do fazer cênico, enquanto forma de reflexão dos sujeitos frente à criação cênica contemporânea; diálogos sobre o corpo e seus meios de produção.
A segunda linha terá como título: “Linguagens da Cena: Memória, Cultura e Gênero”, abordando estudos a respeito das origens, construções e possibilidades dramatúrgicas da cena, enquanto espaço interdisciplinar de discussão e de reflexão dos entrecruzamentos que envolvem processos práticos e abordagens teóricas nas atividades de fronteira.
As vagas são destinadas aos portadores de diploma de Graduação, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES), oficial ou reconhecida em qualquer área de conhecimento. A prova será aplicada dia 5 de novembro, às 14h, na sala 19 do Departamento de Artes (DEART).
O pagamento da taxa de inscrição é de R$ 50 e deverá ser através de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no momento da inscrição eletrônica.




Cooperativa Cultural promove lançamento de livro nesta sexta-feira
A Cooperativa Cultural Universitária promove nesta sexta-feira, 21, às 11h, o lançamento do livro “Segunda Residência, Lazer e Turismo”, de autoria da geógrafa Maria Aparecida Pontes da Fonseca. A Cooperativa está localizada no Centro de Convivência do Campus Central da UFRN.
O livro foi publicado pela Editora da UFRN (EDUFRN) e tem por objetivo, de acordo com a obra, contribuir para a discussão a respeito da interface entre a segunda residência e o turismo, como também os novos processos espaciais decorrentes do uso e consumo do espaço litorâneo destinado ao lazer.
A autora, Maria Aparecida Pontes da Fonseca, é professora universitária do Departamento de Geografia e possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela mesma universidade carioca.




UFRN abre 17 vagas para seleção de professor adjunto no CCET
Entre as 76 vagas abertas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para cargos de Professor do Magistério Superior nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, 17 são destinadas ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).
Para o Departamento de Matemática foram destinadas sete vagas, nas áreas de Álgebra, Geometria e Topologia, Matemática Aplicada, Educação Matemática, Probabilidades e Análise Matemática.
O Instituto de Química foi o segundo que abriu mais vagas, com cinco. No Departamento de Física Teórica estão abertas duas vagas, uma em Física da Matéria Condensada Experimental e outra em Física da Matéria Condensada: Estado Sólido Teórico.
No Departamento de Estatística está sendo oferecida uma vaga, para a área de Demografia. Já no Departamento de Geologia e Mineração, existem duas vagas: Mineralogia e Petrologia e em Oceanografia Geológica.
As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas a partir do dia 25 de setembro, terça-feira, e seguem até 25 de outubro, quinta-feira. Os interessados devem inscrever-se no site www.sigrh.ufrn.br.


UFRN abre 16 vagas para seleção de professor adjunto do CCHLA

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu 16 vagas -- de um universo de 76 abertas -- para o cargo de professor-adjunto no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). As inscrições começam no dia 25 de setembro e seguem até 25 de outubro, podendo ser feitas através do site www.sigrh.ufrn.br. para diversos outros Centros.

Para o Departamento de História foi aberta uma vaga na área de História Antiga; no Departamento de Comunicação Social foram abertas duas vagas. No Departamento de Filosofia, foi aberta uma vaga para a área de Filosofia Política e Ética.

Para o Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e no de Políticas Públicas foram abertas duas vagas, uma para cada unidade. Já no Departamento de Artes foram abertas três vagas.

O concurso público será realizado através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). Ao todo foram disponibilizadas 76 vagas para diversos departamentos da universidade.

O concurso será dividido em quatro tipos de avaliação: Prova Escrita (fase eliminatória); Prova Didática (fase eliminatória); Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (fase eliminatória); e Prova de Títulos (fase classificatória).

Nenhum comentário:

Postar um comentário