quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Começa amanhã o Carnatal 2012



 Para os foliões não há como negar: a expectativa pelo próximo Carnatal começa sempre que um acaba. É assim desde 1991, quando foi criado o que seria, por mais de 20 anos, o maior carnaval fora de época do país. A festa, que reúne “Todos num só coração”, acontece pels próximos quatro dias, de seis a nove de dezembro, e mais uma vez promete ser um estouro de sucesso.

Muito mais do que números grandiosos, case de sucesso, o Carnatal agrega alegria, felicidade e oferece entretenimento ao povo potiguar, que passa o ano na expectativa de reviver os quatro dias de folia mais animados da cidade.

É pensando nessa expectativa e nesse zelo, que a Destaque Promoções, empresa promotora do evento, lança em 2012 novidades que agregam ainda mais diversidade ao Carnatal. A presença de artistas como Jorge e Mateus, que lideram o Bloco Pirraça – sucesso no Carnaval de Salvador – compõem o elenco de estrelas que ainda conta com Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Netinho, Ricardo Chaves, Tomate e muitos outros.

COPA 2014 E PERCURSO

Desde 2011, a capital potiguar atravessa mudanças que a preparam para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2014. Hoje, Natal planeja sua reestruturação para receber a Arena das Dunas, que está sendo construída no espaço do antigo Machadão, onde por tantos anos circularam os trios elétricos da maior festa da cidade. O Carnatal acontecerá, mais uma vez, acompanhando essa etapa de desenvolvimento tão importante para o nosso estado.

O percurso ganhou novas adaptações, o trajeto permanece alterado e a festa terá a mesma alegria.

ESTRUTURA

O início do percurso terá cerca de 200 metros de comprimento com dezenas de camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além dos temáticos. A avenida terá também os espaços especiais para as emissoras de televisão que farão a transmissão e cobertura do evento, ao vivo, para o Estado e todo o país.

Este ano temos a volta do corredor da folia e das arquibancadas, que estarão situadas na Avenida Prudente de Morais, entre o Kartódromo e o Corredor da Folia, e na Avenida Lima e Silva. Elas terão capacidades para cerca de 1.950 foliões por noite.

A empresa responsável pela montagem foi a EM4 - Estrutura & Montagem de Salvador. As obras seguem os padrões de segurança e acessibilidade estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Semurb, Cosern e demais órgãos públicos.


TRÂNSITO

          Com o objetivo orientar e garantir a segurança dos foliões nas vias durante os quatro dias de folia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), montou uma operação especial para o Carnatal 2012.

         A Semob vai disponibilizar mais de 100 servidores entre agentes de trânsito, fiscais de transporte e pessoal de apoio, além de batedores e viaturas para disciplinar o trânsito e garantir a segurança dos foliões nas vias durante os quatro dias do maior carnaval fora de época do país. A secretaria conta ainda com o auxílio das câmeras instalada nas vias próximas ao corredor da folia para monitorar o fluxo de veículo.

          A operação começará na quinta-feira, dia 6, a partir das 14h, e envolve toda região denominada de Corredor da Folia e áreas adjacentes no bairro de Lagoa Nova.

          Vias como a Prudente de Morais e a Romualdo Galvão a partir do cruzamento com a Av. Nascimento de Castro estarão fechadas ao trânsito. O motorista que dirige do Centro com destino aos bairros de Candelária, Cidade Satélite e região deve utilizar a Jaguarari.

          Quem se desloca no sentido centro-região Sul terá a opção da Hermes da Fonseca, Salgado Filho e BR 101. Se preferir, o motorista poderá usar também a Via Costeira. Já quem dirige no sentido Prudente de Morais, saindo de Candelária, deve acessar a Av. Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari com destino a região central da cidade.

          “Pela BR 101 o trânsito seguirá sem intervenção, mas o Viaduto 4º Centenário estará interditado ao trânsito no período do Carnatal, no sentido de quem acessa o Arena das Dunas”, explica o Diretor de Trânsito da Semob, Kennedy Diniz.

          Com as intervenções, as linhas de ônibus e opcionais que utilizam a região do evento sofrerão alterações. As mudanças constam nos quadros de itinerários de cada linha relacionados abaixo. O sistema de transporte público disponibilizará ainda o serviço de táxis que irá operar 24 horas por dia durante os quatros dias de folia.   A Semob recomenda ao folião que evite se dirigir ao local de carro particular e priorize o uso do sistema de transporte público da cidade.

TURISMO

          Natal vira a capital do Brasil, recebendo turistas dos quatro cantos do país. Isto significa um incremento na economia do estado e, sobretudo, da capital. No período da festa, a rede hoteleira chega a contabilizar mais de 90% de ocupação. O Carnatal marca o maior período de visitação de brasileiros na cidade.

          Alguns turismólogos consideram dezembro o mês da viagem doméstica para a capital potiguar devido o evento. E mais, a festa divulga Natal para o mundo, através das transmissões via Internet, e para o país inteiro, por intermédio das principais emissoras de TV.

FOLIÃO SEGURO

Para garantir a segurança, uma vasta equipe de policiais, entre civis e militares, trabalha em conjunto e conta com câmeras, torres de observação e tablados elevados (com monitoramento de agentes) instalados por todo o percurso.
 
Alguns desses equipamentos são utilizados desde o Carnatal 2003 e fizeram despencar o número de ocorrências policiais registradas durante o evento. Além disso, o esquema de segurança conta também com profissionais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, policiais rodoviários federais, Corpo de Bombeiros e seguranças particulares contratados pela Destaque Promoções e pelos blocos.

Sempre preocupados com a segurança dos foliões, o Governo do Estado disponibilizará por dia um efetivo de cerca 1.500 homens da Policia Militar (PM) e 80 homens do Corpo de Bombeiros (CBM). Viaturas da PM e CBM estrarão a disposição do folião, seja no corredor da folia ou nos arredores.

A Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente estará funcionando durante todo o evento. Os agentes judiciários de proteção vão fiscalizar os blocos, carros de apoio, bares, restaurantes e vendedores ambulantes dentro e fora do corredor da folia.

 

PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE NO CARNATAL

 

          A 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente disciplinou, através do processo nº: 0131115-32.2011.8.20.0001 o acesso e a participação de crianças e adolescentes no Carnatal 2011.


          As crianças até 12 anos não podem participar de desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. Dos 12 aos 16 anos, o acesso aos blocos é permitido, mediante autorização dos pais, responsável legal, devendo portá-la obrigatoriamente durante o evento; ou acompanhada dos pais ou responsável.
        
          Os adolescentes maiores de 16 anos têm acesso livre nos blocos e camarotes particulares, independentemente de estarem acompanhados ou autorizados pelos pais ou responsáveis. Já no Camarote Skol, o acesso das crianças e menores de 18 anos é condicional, desde que estejam acompanhados do pai, mãe ou responsável legal.

          O modelo de autorização é fornecido pelo próprio bloco no Kit abada e está disponível no site do Carnatal.

CARNATAL SOLIDÁRIO - CAMPANHA DOE SANGUE 2012

O Hemonorte em parceria com a Destaque Promoções realiza campanha para aumentar o estoque sanguíneo. Este ano o tema escolhido é "Escolha Doar Vida". A campanha faz parte do Carnatal Solidário. O objetivo para esse ano é a manutenção diária do estoque em torno de 800 a 1.000 bolsas.

O Hemonorte foi o primeiro parceiro da campanha Carnatal Solidário, há 17 anos. Coube ao Carnatal, ao longo destes anos promover a conscientização da juventude para o gesto grandioso que é doar sangue e com isso regularizar o estoque de sangue

Horários e locais de funcionamento para doação de sangue:

SEDE - Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800. Tirol - das 7h às 18h de segunda à sábado.
UNIDADE MÓVEL – Centro, em frente à Catedral Metropolitana - das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira.

POSTO DE COLETA ZONA NORTE - Centro Cultural de Natal. Avenida João Medeiros Filho, Potengi - das 8h às 17h de segunda a sábado.


CARNATAL SAUDÁVEL

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará, pelo quarto ano consecutivo, o teste Fique Sabendo, durante o período de Carnatal. Por meio do teste, é possível obter o diagnóstico para HIV, hepatites B e C e sífilis.

Além dos testes, durante os dias de folia serão distribuídos materiais educativos e preservativos. Já par o atendimento de saúde o evento conta com dois postos médicos, prestação do serviço equipe do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), com sete ambulâncias distribuídas no circuito interno e UTI móvel.

CENTRAL DO CARNATAL

A Central do Carnatal é um espaço dedicado aos foliões do maior carnaval fora de época do Brasil. A loja continua no 2º Piso do Natal Shopping, em um novo espaço, com acesso através do estacionamento G3. Na loja são comercializados os abadás dos blocos e demais produtos do Carnatal.
  
SERVIÇO:

Central do Carnatal
Local: Natal Shopping (acesso através do estacionamento G3)
Horário de funcionamento: das 10h às 21h.



BLOCOS CONFIRMADOS

Bikoka
O Bikoka está de volta!  Depois de puxar o Me Leva em 2011, Netinho comanda a quinta-feira de Carnatal com o tradicional bloco Bikoka. O Bikoka volta à grade do evento cheio de lembranças e energia para mais um ano de sucesso. Netinho faz parte do Carnatal desde a primeira edição do carnaval fora de época, em 1991. Atrativos do bloco neste ano: Skol e Pepsi free.

Burro Elétrico
Ele está de volta, mais irreverente e mais alegre do que nunca! Afinal, quando se trata de 'Todos Num Só Coração', o coração do Burro bate muito forte! O bloco, que sai na quinta do Carnatal e completa em 2012 21 anos de avenida, é formado por jornalistas, publicitários, empresários, estudantes, políticos e profissionais liberais, todos unidos num "momento de reunião, confraternização e alto astral", como define uma das diretoras Nelly Carlos.

Puxado por Capilé desde a sua 1ª edição, o Burro Elétrico traz também a animação de bandas de frevo e se afirma como um dos blocos mais queridos e carismáticos do Carnatal.

Nana Banana
Presente no Carnatal desde 1993, o Nana é um dos mais tradicionais e bem sucedidos blocos do maior carnaval fora de época do país. Como nos outros anos, em 2012 o Nana sairá nos três primeiros dias de evento (quinta-feira, sexta-feira e sábado), e tem como atração a banda Chiclete com Banana. 

Caju
“Sou uma cidadã natalense, tenho orgulho em dizer que meu coração pertence também ao Rio G. Do Norte, portanto, é sempre maravilhoso estar na minha terra. O caju é o melhor bloco do Carnatal, eu cresci nele e com ele, todas as fases da minha vida estão em sua história. Era uma menina quando puxei o bloco pela primeira vez, tornei-me mulher e continuei lá”. É com essa declaração que o CAJU chega à 2012 exclusivamente na sexta-feira de Carnatal, dia 07/12, com Claudia Leitte no comando.
No ar com o reality show The Voice Brasil, onde faz parte da equipe de jurados, Claudinha vive um especial momento de sua carreira e promete transferir essa boa energia para os foliões do bloco.
Cerveja & Coco
O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo. Com formato diferenciado, o Cerveja & Coco tem três dias de festa, sendo dois comandados pelo Asa de Águia (sexta e domingo) e um por Ivete Sangalo (sábado).  Irreverência, energia e muita gente bonita fazem do Cerveja & Coco um bloco de muito sucesso e um dos mais disputados do Carnatal.

Uma característica marcante do Cerveja & Coco é o grande número de turistas no bloco, vindos de todos os cantos do país e até do mundo. Portanto, se você quer voltar ao Carnatal ou conhecer essa experiência pela primeira vez, anote: o Cerveja & Coco sai nos dias 07, 08 e 09 de dezembro no maior e melhor carnaval fora de época do país. 

Bicho
Definitivamente Bicho. O bloco que, segundo os foliões, é um estado de espírito. Tradicional no comando do bloco, Ricardo Chaves vai fazer mais uma vez a festa dos foliões com seus grandes sucessos e energia característica que há 20 anos fazem parte do evento. Esse ano, ele puxará o Bicho no sábado e domingo.

Já o cantor Tomate será responsável por animar a sexta do Bicho no Carnatal. Ele, que participa da micareta há 03 anos promete uma festa ainda mais animada e divertida.

Swingaé
Sucesso no Carnatal, o bloco Swingaê está confirmado na edição de 22 anos do maior carnaval fora de época do país. Desde 2009, o bloco leva para os foliões a potência das batidas percussivas e a energia dos ritmos dançantes da Bahia.

A banda Parangolé, que está com sua atual música de trabalho “Dança do Arrocha” entre as mais pedidas nas rádios de todo Brasil, vai levar todo suingue de Léo Santana para as ruas de Natal pelo quarto ano consecutivo. Mas dessa vez, a banda sai na sexta-feira do evento.

O Psi, como o Psirico é carinhosamente chamado pelos foliões do Swingaê, vai levar a percussão forte e energia de Márcio Victor para a 21ª edição do Carnatal. O cantor esteve em 2011 em Natal e animou o encerramento do shows da Festa do Boi, além do Carnatal.

A banda Grafith é referência no cenário musical potiguar e leva à frente o domingo do bloco Swingaê. A banda possui uma carreira de sucesso e é marca registrada nos grandes eventos no Rio Grande do Norte e em outros estados.

Trio 51
Em parceria com a Cachaça 51, uma dos patrocinadores do evento esse ano. No domingo o Trio 51 invade o corredor da folia, sob o comando das bandas Magnatas do Forró e SomZueira .

O Trio 51 tem a proposta de ser o bloco mais popular do Carnatal e não deixar ninguém de fora. Os foliões da pipoca poderão fazer a festa atrás do trio elétrico. Para agradar a todos os públicos, o trio 51 leva ao maior carnaval fora de época do país duas bandas de forró, ritmo que não podia ser esquecido na festa, e o axé da Bahia.

Pirraça
Em 2012, a dupla Jorge & Mateus irá trazer o Bloco Pirraça para a quinta-feira do Carnatal! Sucesso por onde passa, o Bloco Pirraça é uma festa itinerante com apresentações em diversas cidades do Brasil como Fortaleza - recorde de vendas no Fortal – Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além, é claro, do Carnaval de Salvador.

Mesmo sendo uma dupla que faz sucesso no segmento 'sertanejo', quando estão em cima do trio, Jorge & Mateus privilegiam, além do repertório de sucessos de sua carreira, hits que animam todo e qualquer bloco de carnaval.

E fazem isso muito bem! Afinal, música, quando é bem feita, não depende de estilos, mas sim de competência e paixão; isso, como já está provado, Jorge & Mateus tem de sobra!

Balada
O Bloco Balada, sucesso em Salvador, fará parte do Carnatal 2012! Querido pelo público do evento, Tuca promete trazer para Natal a sua conhecida energia e romantismo no sábado dia 08/12, inclusive com a nova música 'Dourada Cor', lançada em outubro e já nas paradas das rádios de todo o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário