terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Idosos de instituições do Estado participam de ceia de Natal nesta quarta

Nesta quarta-feira (12), o colunista Toinho Silveira reúne 700 idosos em mais uma edição do Natal Feliz. A 10ª edição do projeto que promove uma verdadeira ceia de Natal para idosos assistidos por várias instituições do Estado será na Praça Augusto Leite, no bairro do Tirol. Além da doação de cestas básicas a todos os idosos presentes, o evento oferecerá uma programação com shows de artistas locais e muitas surpresas. O evento conta com o apoio de políticos e patronesses como Anita Catalão Maia, Tereza Tinôco, Wilma de Faria, Júlia Arruda, Rosalba Ciarline, Mirian de Sousa, Odete Guerra, Flávia Diniz, Sandra Elali, entre outras.
O Natal Feliz começou com uma festa em homenagem à sua mãe, conta Toinho Silveira. "Ela estava doente e eu reunia os meus amigos em uma grande festa para homenageá-la. Até que resolvi fazer essa festa na praça, que é perto da minha casa, e compartilhar esse momento com os idosos. Hoje esse é o meu natal. A ceia é como se fosse a da minha casa. É aqui, nessa noite, que eu celebro o Natal".


Ministério Público lança livro com participação de pesquisadores da UFRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lança na quarta-feira, 12 de dezembro, o livro “Adequação ambiental dos postos de combustíveis de Natal e recuperação de área degradada”, organizado pela promotora de justiça Gilka da Mata e com a participação autoral de vários pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A adequação ambiental de postos de combustíveis de Natal é um projeto do Ministério Público Estadual desenvolvido em parceria com a UFRN, a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), e os estabelecimentos comerciais de venda de combustíveis que aderiram ao programa Selo Verde.

Os principais assuntos do livro são: Projeto de adequação ambiental de postos de combustíveis na cidade de Natal; Desenvolvimento sustentável; Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; Normas e padrões ambientais; Radiografia geral dos postos de combustíveis na cidade de Natal; Posto ilegal; Posto legal ou ecológico; Instalações para revenda de GNV; Uma cidade sob investigação ambiental; Noções sobre metrologia;  Direito do consumidor – informação, segurança e meio ambiente. 

Integram a autoria do livro: Gilka da Mata Dias - Promotora de Justiça do Meio Ambiente e Especialista em Gestão ambiental; Angelo Roncalli de Oliveira Guerra - Professor da UFRN e Doutor em Engenharia Mecânica; Francisco de Assis de Oliveira Fontes - Professor da UFRN e Doutor em Engenharia Química; José Correia Torres Neto - Mestre em Engenharia Mecânica e Especialista em Gás Natural; Luís Guilherme Meira de Souza - Professor da UFRN e Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Djalma Ribeiro da Silva - Professor da UFRN e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais; Adriana Margarida Zanbotto Ramalho - Doutoranda e Mestre em Ciência e Engenharia de Petróleo; Walter Link - Professor visitante da UFRN, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT/SP; Luiz Pedro de Araúno - Professor da UFRN; José Augusto Peres Filho - Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor e Mestre em Direito Constitucional.

O lançamento, marcado às 9h, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, será precedido de uma explanação sobre o Projeto de Adequação Ambiental de Postos de Combustíveis na cidade de Natal.

Professora da UFRN lança livro nesta quinta-feira

A professora Margarida Dias, professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretora da Editora da UFRN (EDUFRN), lança o livro “O direito ao passado: Uma discussão necessária à formação do profissional de História”.

O evento acontece na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, a partir das 17h30, na Galeria Conviv’Art, no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN.

O livro é resultado de uma tese de doutorado defendida em março de 2003 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco.

A obra é uma reflexão sobre os saberes necessários aos profissionais de História nas duas dimensões em que ele atua: pesquisa e ensino.

O lançamento conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Cooperativa Cultural, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e da EDUFRN.

8ª Bienal da UNE prorroga prazo para inscrições de trabalhos

A organização da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) informa que foi prorrogado o prazo para as inscrições de trabalhos para o dia 24 de dezembro. A mudança ocorre em razão dos muitos pedidos de alunos e das universidades federais, uma vez que a maioria retomou suas aulas recentemente.

Podem inscrever seus trabalhos os estudantes do ensino médio, ensino superior e de pós-graduação de todo Brasil. As categorias são música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e, pela primeira vez nas Bienais, projetos de extensão.

As inscrições são gratuitas e realizadas no endereço eletrônico http://une.org.br/eventos. São aceitos trabalhos individuais ou em grupos e até três do mesmo estudante por categoria.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 04 de janeiro, no site oficial da UNE (www.une.org.br) e da Bienal (www.bienaldaune.org.br). 

Escola de Música da UFRN promove 1º Recital de Acordeon

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), através do Curso de Extensão em Introdução aos Estudos do Acordeon, realiza o primeiro recital deste curso no dia 18 de dezembro, às 16h, no Auditório Onofre Lopes na Escola de Música. O curso é coordenado pelo professor Cláudio Nóbrega.

Durante o recital, oito dos 20 alunos participantes apresentarão peças de Cláudio Nóbrega, Gilberto Monteiro, Patativa do Assaré, Alfredo de Mello, Humberto Teixeira, Astor Piazzola e Luiz Gonzaga. A entrada é gratuita e comemora com sucesso o primeiro curso do instrumento na Escola de Música.



Nenhum comentário:

Postar um comentário