quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ÚLTIMAS DA UFRN


Duo de Piano promove encontro de gerações de pianistas na EMUFRN

No cinquentenário de fundação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), duas gerações de pianistas se encontram para realizar recital de piano a quatro mãos, nesta sexta-feira, 7, a partir das 20h30, no Auditório Onofre Lopes da Escola, com entrada franca.
A pianista Marluze Romano fez parte do primeiro corpo docente que fundou a Escola de Música em 1962, e Guilherme Rodrigues foi admitido no quadro da instituição em 1995. Por força do tempo de trabalho, nunca antes os dois artistas haviam trabalhado juntos, porém conhecendo-se, puderam juntar os interesses musicais e em 2012, resolveram se associar para a criação do duo de piano a quatro mãos. Deste encontro, o duo já participou do projeto Solar Bela Música e agora, no Auditório Onofre Lopes da EMUFRN, homenageia os 50 anos da instituição.
A formação de um pianista clássico se dá por horas incontáveis de treino solitário para apresentação individual, muito mais do que tocando em conjunto. Quando dois pianistas decidem trabalhar juntos em um repertório de piano a quatro mãos, o fazem para compartilhar experiências e afinidades musicais. Foi este objetivo primeiro que motivou os pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues para a formação do duo, onde esperam divulgar o repertório para piano a quatro mãos.
As peças a serem executadas remontam a Inglaterra do séc. XVII, inicialmente tocadas e escritas para instrumento de teclado precursor do piano, criado somente no séc. XVIII por Bartolomeo Cristofori em 1711. Desde então, muitos compositores escreveram para esta formação e, com o advento do romantismo, tendo o piano conquistado o gosto tanto dos compositores quanto do público, um vasto repertório foi composto. Para este recital foram selecionadas obras de Mozart, Brahms, Rachmaninoff e Fauré.


Sinfônica da UFRN leva Tributo a Gonzagão para São Paulo

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai a São Paulo em uma ação inédita para uma orquestra do Rio Grande do Norte. O conjunto de 60 músicos, entre professores e alunos dos cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação, deixa o RN e representa o Nordeste na capital paulista.
Inicialmente a Orquestra Sinfônica da UFRN se apresenta junto à Orquestra Sinfônica de Heliópolis, no dia 11 de dezembro. Depois, com o show “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão”, a caravana musical se apresenta nos dias 13, 14,15 e 16 de dezembro, no SESC Vila Mariana.
Na apresentação do show “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão”, a orquestra agrega outros valores musicais: a sanfona de Zé Hilton e as vozes dos cantores Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira e Wigder Valle.
Sob a direção do Maestro André Muniz, o grupo recebeu, em 2011, o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo. Em 2012, mantendo a parceria com o SESC, o grupo vem apresentado o show em homenagem a Luiz Gonzaga por ocasião de seu centenário.
Dentro do cenário acadêmico, a orquestra realizou quatro concertos oficiais e diversos concertos didáticos com repertório especial, voltado para a formação de plateias, apresentando música erudita para alunos de escolas do ensino fundamental. Na temporada de shows em São Paulo, a Orquestra Sinfônica da UFRN leva ao público do Sudeste um interessante diálogo entre o erudito e o popular. As apresentações têm entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário