quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ÚLTIMAS NOTICIAS


Projeto “Chorinho na Praça” acontece hoje em edição especial
Levar o chorinho para as ruas e dar a oportunidade da população conhecer e escutar poesia em sons é o que projeto "Chorinho na Praça" levará para os corredores do shopping Midway Mall, em uma apresentação especial de Natal hoje, 05, das 16h às 17h, na Praça Central, no piso térreo, com a decoração natalina de cenário.

O projeto, sob a coordenação do professor Alexandre Moreira, apresentará números de chorinho e versões de músicas que embalam o final de ano, tocados pelos alunos do Instituto de Musica Waldemar de Almeida e do Conservatório de Música, levando a alegria e leveza ao público e clientes do shopping que terão o privilégio de conhecer esse trabalho que vem se desenvolvendo e ganhando notoriedade na cidade a cada mês que se realiza. Durante a apresentação o público que quiser apoiar e saborear os tons do choro está convidado a participar e animar ainda mais a festa.

O projeto apoiado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), acontece sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sendo sempre itinerante, levando o choro para perto do público, de "forma mais descontraída e leve, como deve ser o choro, diferente de um concerto dentro de um teatro", destaca o coordenador Alexandre, "além de ser importante que os alunos saiam das salas de aula e passem a ter prática de apresentação, começando com locais menos catedráticos", conclui o professor.

E, a escolha de um shopping de grande circulação para o encerramento do ano do projeto foi para coroar e ampliar a difusão do choro, atraindo cada vez mais admiradores para esse ritmo tão brasileiro, além de ser uma bela trilha sonora para os visitantes do empreendimento comercial. 

Inicia hoje a oficina “Samba Enredo e o papel da percussão”, no ciclo de Música Popular
Aproveitando o embalo do dia nacional do Samba, comemorado no dia 02 de dezembro, a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) oferecem, nos dias 05 e 06 de dezembro, a oficina “Samba Enredo e o papel da percussão”. O curso faz parte do ciclo “Música Popular Potiguar” oferecido pela Secultrn/FJA, através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), até o dia 11 de dezembro. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até o início das aulas no Instituto de Música Waldemar de Almeida, ou no próprio local do curso antes do início da aula.

Derivado do samba, o samba-enredo é o estilo musical usado nos desfiles das escolas e retratam sempre alguma história, um passado de lutas, ou mesmo de glórias. Os enredos podem falar de ancestrais, alguns até homenageiam componentes notáveis, a exemplo de: entidades religiosas, ícones da música, personagens históricos, entre outros. Os alunos poderão aprender muito mais sobre o marcante gênero nos dois dias de oficina, contando sempre com o auxilio do professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Kleber Moreira.

E a programação musical da Secultrn/FJA não termina aqui, dentro do ciclo “Música Popular Potiguar” será oferecida ainda, no Campus Avançado da UERN, mais duas oficinas, sendo elas: Improviso: Teclado e Piano e Improviso: Guitarra e Violão. Simultaneamente, na escola Estadual Edgar Barbosa, acontece o ciclo “Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio”, que segue até o dia 20 de dezembro abordando temas como produção executiva, técnicas de sonorização e tratamento de áudio. Todas seguindo o mesmo formato e com emissão de certificados ao final das aulas.

Hemonorte sorteia abadás do Carnatal 2012
O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) realizará nesta quarta-feira (05), às 10h, na sede da unidade, situada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, o sorteio dos abadás do Carnatal para os doadores de sangue que já participaram da Campanha “Doe sangue Carnatal 2012”.

A campanha continua até o próximo dia 12 e tem como objetivo conscientizar o folião para a importância da doação de sangue, além de manter equilibrado o estoque para o período da folia e para as festas de final de ano.

A Destaque Promoções, organizadora do Carnatal, doou para o sorteio 8 abadás e 4 convites para arquibancadas.

Orquestra Sinfônica da UFRN se apresenta no SESC em São Paulo
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se apresenta em São Paulo entre os dias 13 e 16 de dezembro, no prédio do Serviço Social do Comércio (SESC) da Vila Mariana.

O grupo formado por 60 músicos, entre professores e alunos dos cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação, deixa o Rio Grande do Norte e representa o Nordeste com o show “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão”.

A caravana musical agrega ainda a sanfona de Zé Hilton e as vozes dos cantores Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira e Wigder Valle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário