terça-feira, 27 de março de 2012

Morreu hoje em Natal o professor Guará


Faleceu nesta terça-feira, (27), em Natal, o professor timbaubense, José Gurgel Guará, com 90 anos. Ele estava internado no Natal Hospital Center, por causa de um AVC.
O professor Guará foi advogado, professor de Letras da UFRN, oficial do Exército, trabalhou como repórter da Tribuna do Norte na década de 1960. Fo ainda atleta da natação, defendendo as cores do Clube de Regatas Flamengo. Presidiu a Federação Aquática Norte-Rio-Grandense. Era membro do Lions Clube de Natal Potengi. Escritor, ele deixou obras publicadas. Seus estudos eram na área de patriotismo, com anos prestados às Forças. Um dos últimos grandes patriotas. Defendia e respeitava a Bandeira Brasileira com afinco.
No próximo dia 10 de maio, será homenageado nas comemorações do Jubileu de Ouro de emancipação da sua cidade Timbaúba dos Batistas.
Tenho boas lembranças do professor Guará. Ele foi um dos meus professores de Portugues na UFRN, quando cursei Comunicação Social, habilitação em Jornalismo na década de 80. Um bom professor, diga-se de passagem. Muito rígido, claro, até porque carregava em si a militância de um oficial do Exército. Um homem super culto e inteligente, afinal não era a toa que ele era professor de uma das linguas mais difíceis do nosso planeta, o Português. Não aceitava piadinhas de alunos e nem tão pouco brincadeiras. Se fosse na época de hoje em que os alunos deixam os celulares ligados e os mesmos tocam na hora da aula, atrapalhando todos que estão presentes, com certeza aquele aluno seria expulso da sala de aula. Professores bons esses de antigamente. Só não aprendia quem não queria. E eu, posso dizer com muito orgulho que apredi muito com o mestre Guará. Descanse em paz professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário