quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prêmio Esso chega a 56ª edição reformulado

Educação também é Cultura. Abertas as inscrições para a 56º edição do Prêmio Esso de Jornalismo e Telejornalismo 2011. Inscrições e julgamento online introduzem comodidade e reduzem consumo de papel em uma tonelada

•Nova categoria de Educação abre perspectivas inéditas de premiação

•Patrocinado pela ExxonMobil, prêmio reitera compromisso da companhia com o jornalismo brasileiro

– Em constante evolução, o Prêmio Esso de Jornalismo chega à sua 56ª edição ininterrupta trazendo uma série de inovações. A partir deste ano, as inscrições – abertas a partir de hoje até o dia 15 de agosto – passam a ser exclusivamente online, através do site www.premioesso.com.br. No passado, eram solicitadas ao concorrentes seis cópias impressas dos trabalhos analisados. Com a nova medida, estima-se que será evitado o uso de aproximadamente 70 mil folhas de papel, quase uma tonelada. A novidade vale para todos os trabalhos de texto e fotografia, excluindo-se apenas as categorias Criação Gráfica e Primeira Página, para as quais continuam sendo solicitados seis originais, para efeito de melhor julgamento.

Mantidas todas as categorias já existentes, outra novidade é a introdução de uma premiação para reportagens e matérias jornalísticas de Educação. “A educação é uma das diretrizes dos nossos programas de Cidadania Corporativa em todo o mundo. É também um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na imprensa, por isso consideramos muito oportuna a introdução desta nova categoria”, acredita Michael Seidner, presidente do Grupo ExxonMobil Brasil.

São elegíveis para o Prêmio Esso de Jornalismo e Telejornalismo 2011 trabalhos publicados/veiculados entre 17 de agosto de 2010 e 15 de agosto de 2011, e inscritos até esta última data.

Os trabalhos concorrentes ao Prêmio Esso de Telejornalismo deverão seguir procedimento de inscrição semelhante ao das categorias gráficas, isto é, inscrição via Internet e remessa de seis cópias em DVD para o endereço dos organizadores (endereço abaixo).


JULGAMENTO

A partir deste ano, ao invés do julgamento com a presença dos jurados, uma comissão de seleção composta por 35 membros indicará, em votação remota online, os melhores trabalhos, os quais passarão à fase final.

Os vencedores continuarão a ser escolhidos por uma comissão de premiação composta por, no mínimo, cinco integrantes. Como é tradição do programa, a escolha dos jurados, em qualquer das comissões, recairá sobre jornalistas com larga experiência de atuação na imprensa, profissionais da área de comunicação e professores universitários, todos com passagem por redações de veículos de comunicação e reconhecidamente aptos para a tarefa de avaliar os trabalhos concorrentes.

Com a nova sistemática de julgamento, cada categoria passará a contemplar cinco trabalhos finalistas, à exceção da Fotografia e do Telejornalismo que passarão a dispor de 10 trabalhos finalistas cada.

O Prêmio Esso de Jornalismo destinará ao vencedor R$ 30 mil e o Prêmio Esso de Reportagem R$ 10 mil. O Prêmio Esso de Telejornalismo concederá à equipe vencedora a quantia de R$ 20 mil. São as seguintes as categorias da mídia impressa com seus respectivos valores de premiação: Fotografia (R$ 10 mil), Informação Econômica (R$ 5 mil), Informação Científica-Tecnológica-Ambiental (R$ 5 mil), Educação (R$ 5 mil), Primeira Página (R$ 5 mil), Criação Gráfica/Jornal (R$ 5 mil), Criação Gráfica/Revista (R$ 5 mil), além de quatro Prêmios Regionais, no valor de R$ 3 mil cada. As premiações serão concedidas em valores líquidos, descontados os impostos incidentes.

SOBRE A EXXONMOBIL

Maior companhia privada de petróleo e petroquímica do mundo, a ExxonMobil está presente em cerca de 200 países e territórios, atuando em toda a cadeia de petróleo e gás. No Brasil há 99 anos, é representada por meio de suas afiliadas, a Esso Exploração Santos Brasileira, no Rio, ExxonMobil Química, em São Paulo e o ExxonMobil Business Service Center do Brasil, em Curitiba.

A ExxonMobil apoia o jornalismo brasileiro há 70 anos, com o patrocínio do noticiário histórico do rádio e televisão brasileira, Repórter Esso, e do Prêmio Esso de Jornalismo, que completa 56 anos ininterruptos em 2011. Outra iniciativa importante são os projetos culturais, como o patrocínio de diversos livros, como os do projeto "Cidades Ilustradas". O primeiro livro da série retratava a cidade do Rio de Janeiro. Desde então, oito novas cidades foram retratadas: Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Belém, Cidades do Ouro (uma série de cinco cidades históricas mineiras: Ouro Preto, Congonhas, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina), São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.

A ExxonMobil apoia a área de educação e o desenvolvimento de iniciativas, como o Programa Mais! – que prepara jovens de classes menos favorecidas para o ingresso em universidades públicas – e o Programa ExxonMobil-Mamirauá de Educação Ambiental, que conscientiza sobre a importância da preservação da biodiversidade na região amazônica.


SERVIÇO
Inscrições: De 13 de julho a 15 de agosto de 2011
Trabalhos elegíveis: Publicados/Veiculados entre 17 de agosto de 2010 e 15 de agosto de 2011

Website: www.premioesso.com.br

Cartaz do Prêmio Esso de Jornalismo 2011


Design de Renata Maneschy - quatro vezes vencedora do Prêmio Esso de Criação Gráfica Jornal

Regulamentos:
Jornalismo: www.premioesso.com.br/site/regulamentos/jornalismo.aspx
Tele: www.premioesso.com.br/site/regulamentos/telejornalismo.aspx

Endereço para envio de trabalhos de Criação Gráfica e Telejornalismo:
PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO
A/C RP Consultoria
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 – Cj. 1001 – Copacabana
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22060-002

Nenhum comentário:

Postar um comentário