quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Auto de São Miguel encerra festa do padroeiro de Extremoz nesta quinta, 29

Com o tema “São Miguel, fazei de nossas famílias Santuário da Vida e Berço das Missões”, a Prefeitura de Extremoz e a Paróquia do município comemoram o seu padroeiro. A tradicional festa começou no sábado, 17, e se encerra nesta quinta-feira, 29, data do padroeiro, o Arcanjo Miguel, cujo nome significa "O que é um com Deus". Miguel é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça.
 Pelo terceiro ano o encerramento da festa do padroeiro contará com o espetáculo teatral Auto de São Miguel, com a participação de 120 atores, a maioria do próprio município. O espetáculo, que será realizado nas ruínas da antiga igreja católica de Extremoz, será promovido por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú. O evento será iniciado às 20h30.
 O espetáculo retrata as lendas de Extremoz contadas de geração em geração pela população, apresenta os padroeiros de todos os distritos do município e o ponto alvo é a batalha de São Miguel Arcanjo.
 Alegria
 O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, disse que a realização deste evento em comemoração ao padroeiro da cidade tem objetivo de oferecer a população um resgate da cultura local. “Essa data deve ser comemorada com festa e alegria, pois representa a História do nosso município”, ressaltou.
 Ruínas
 As ruínas da antiga Vila, Capela de São Miguel e Convento de Extremoz  foram tombadas em 18 de Dezembro de 1990 pela Fundação José Augusto. A Matriz de São Miguel foi considerada pelo escritor Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do estado. Erguida no estilo barroco, tem 16 metros de altura, 13,5 metros de largura, 30 metros de comprimento e paredes com 80 centímetros de largura. Servia de igreja e residência dos jesuítas.

Foi nessa igreja que o índio Poti, Antônio Felipe Camarão, foi batizado na manhã de 13 de Junho de 1612. Aos 30 anos recebeu os nomes de Antônio em homenagem ao santo do dia, Felipe em homenagem ao rei Felipe da Espanha e "Camarão" a tradução de seu nome (Poti). Mais tarde casou-se, na mesma igreja, com Clara, índia de nação potiguar.
 Programação
 29/09 (quinta-feira)
05h: Alvorada – café comunitário
12h: Louvação das famílias São Miguel e Missa;
16h: Pipocaço e procissão
19h: Missa de encerramento;
20h30: Espetáculo teatral Auto de São Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário