terça-feira, 29 de maio de 2012

MARACATU LEÃO DAS CORDILHEIRAS/PE SE APRESENTA AMANHÃ NO IFRN


Fundado há 27 anos, o grupo Macaratu Leão das Cordilheiras, do município de Araçoiaba, na Zona da Mata pernambucana, é a grande atração do Programa “Encontro com o Artista”, nesta quarta, 30 de maio, às 16h, no pátio interno do Campus Natal Central do IFRN.
Coordenado por Severino Roque Batista, filho do fundador do grupo, o mestre Manoel Roque Batista, o Macaratu Leão das Cordilheiras nasceu com 20 componentes e hoje tem mais de 100 integrantes, de 06 aos 82 anos, 70% deles, homens. Trabalhadores do corte da cana de açúcar, os integrantes do grupo atuam na difusão da cultura popular pernambucana entre os jovens do município, e, ao mesmo tempo, fazem um trabalho de incentivo à alfabetização e retirada das crianças do trabalho dos canaviais.
“Iremos apresentar uma cultura viva, com a história do maracatu rural de Pernambuco, onde mostraremos nossa dança e todos os personagens que representam o maracatu rural. Com isso, o grupo está honrado em poder mostrar o trabalho que fazemos com tanto amor, tradição e orgulho. A maior atração cultural do Estado de Pernambuco no momento”, diz o mestre Severino Roque.
O maracatu surgiu em meados do século XVIII como uma das principais manifestações populares de Pernambuco. Inicia como um cortejo real e culmina com uma dança dramática na qual se executam passos e sapateados, ao som de violas, flautas, cuícas, chocalhos, pandeiros etc., com acompanhamento de canto, em toada seca. Tem influências das culturas indígena, africana e europeia.
De acordo com Severino Roque, o nome do grupo remete ao leão como símbolo da bravura, típico dos maracatus rurais, e cordilheiras em função dos morros que circundam a cidade de Araçoiaba.
Programa “Encontro com o Artista” – Coordenado pelo professor de Arte e violinista Roderick Fonseca, o “Encontro com o Artista” contribui com a formação de público para espetáculos artísticos e constitui um espaço de divulgação dos trabalhos de artistas locais, regionais, nacionais e estrangeiros.
Desde que foi criado, há uns 10 anos, o programa trouxe ao Campus Natal Central do IFRN artistas potiguares, como o poeta Antônio Francisco e o grupo Caçuá de Mamulengos; a dançarina e cantora carioca Tatiana Cobbet e seu parceiro gaúcho, Marcoliva; a cantora mineira Lysia Condé e o rabequeiro e trovador piauiense Beto Brito, entre outros.
Na última edição do programa, realizada no dia 23 passado, o Campus recebeu o cantor do corpo da Ópera de Frankfurt, Johannes Kräzler. Essa foi a terceira participação de artistas estrangeiros.  A primeira ocorreu em 2003 com a bandolinista alemã Tekla Mattschek, solista por diversas vezes da Orquestra Sinfônica de Berlim. Três anos depois houve a visita do compositor belga Henry Kruzen, que compartilhou experiências sobre a música eletrônica e a história do rock, como também apresentou obras eletroacústicas aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário