quinta-feira, 31 de maio de 2012

Programa “Mãos que Ajudam” arrecada 400 toneladas de arroz e feijão e realiza oficinas, em todo o país


Uma ação social que combina sustentabilidade e cidadania começa a se espalhar por todo o Brasil. Desde o início de maio, mais de 130 mil voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias, realizam oficinas para arrecadar e armazenar alimentos em mais de 200 pontos espalhados pelo país. A ação é mais uma iniciativa do Programa Mãos Que Ajudam, frente de serviço comunitário da Igreja que há 12 anos mobiliza milhares de voluntários que doam seu tempo e suas mãos para ajudar a transformar realidades, prestando serviços que vão desde a reforma e manutenção de escolas públicas, confecção de enxovais para mães carentes e de lençóis para hospitais públicos, até palestras sobre recolocação no mercado de trabalho.
Este ano sob o tema “Mãos Que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos”, voluntários de todas as idades vestirão seus coletes amarelos – símbolo do projeto – para arrecadar e armazenar 400 toneladas de arroz e feijão com a utilização de “alho” e garrafas pet, técnica que possibilita conservar alimentos desse tipo por no mínimo um ano.
“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio do programa Mãos Que Ajudam, vê na disseminação das técnicas de conservação e no incentivo ao armazenamento uma forma de estimular a autossuficiência”, comenta Paulo Itinose, um dos responsáveis pelo projeto em São Paulo.  “É um modo de as famílias, mesmo as de baixa renda, prepararem-se para possíveis imprevistos ou emergências – desde uma doença ou a perda de emprego a eventos naturais, como períodos de enchentes ou estiagens”, completa.
O projeto é conhecido por realizar grandes intervenções em curtos períodos de tempo. Em um único dia, por exemplo, cerca de 250 voluntários de uma determinada região reformam uma escola, realizam limpeza e pequenos reparos em uma praça pública, ou doam kits a hospitais. Mais de 200 ações simultâneas chegam a ocorrer no mesmo dia em todo o país.
Nesses 12 anos de atuação do “Mãos Que Ajudam pelo Brasil”, milhares de projetos  foram realizados. Mais de 350 escolas públicas já foram reformadas. Creches, asilos, lares-abrigo (orfanatos), praças, parques e outros espaços públicos também foram beneficiados. O número de voluntários envolvidos, no Brasil, já supera a marca de 1,6 milhão de pessoas. 
Em Natal e Região Metropolitana mais de 2 mil voluntários atuarão em mais de 10 pontos da região, nas unidades da Igreja espalhadas por esses locais. As capelas servirão como sede para as oficinas, que ocorrem entre os meses de maio e Julho, e se encerram no dia 28 de julho - dia nacional da ação voluntária – com uma ampla doação de alimentos: mais de 400 toneladas no total. Só em Natal mais de 4 mil garrafas pets serão retiradas do meio ambiente.
Pessoas de todas as idades, crenças e classes sociais são convidadas a participar. E a única qualificação necessária é a disposição de doar algumas horas de serviço. Os interessados podem acessar o site do Mão Que Ajudam – www.maosqueajudam.com.br e se inscrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário