quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CCHLA promove seminário com geógrafa alemã Júlia Richter

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN promove, no próximo dia 05, segunda-feira, o seminário “Berlim depois do muro – a cidade reunida”, ministrado pela geógrafa alemã, Julia Richter. O evento ocorrerá no auditório B do CCHLA, às 9h, e abordará as conseqüências da transformação de Berlim na capital do país, em seguida à queda do muro e a conseqüente reunificação das duas partes da cidade.
O seminário é um trabalho de cooperação com o Departamento de Políticas Públicas (DPP) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN. Além da atividade citada, Julia Richter ministra também para alunos de pós-graduação uma disciplina de 30h sobre o desenvolvimento das cidades na Alemanha contemporânea. Para alunos de graduação, ela fará seis apresentações no curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas, ao longo do mês de setembro.
Julia Richter é professora do Instituto de Geografia da Universidade de Flenburg, na Alemanha. Ela foi graduada e doutorada em Geografia pela Christian-Albrechts-Universität, de Kiel. A geógrafa residiu na capital potiguar entre 2003 e 2004, quando realizou pesquisa de campo que resultou em sua tese sobre segregação urbana.
O Seminário
A palestrante aborda a “cidade do muro” – Berlim –, e os acontecimentos no ano de 1989, que resultaram na abertura da “Cortina de Ferro”, fronteira entre os Estados do Leste Europeu e o resto da Europa. Situada no território da antiga República Democrática Alemã (RDA), uma parte de Berlim pertencera à República Federal Alemã (RFA).
“Berlim depois do muro – a cidade reunida?” mostrará a situação urbana em Berlim antes e depois da queda do muro. No foco da apresentação serão utilizados alguns exemplos de radicais mudanças urbanísticas, como a construção ou reforma da praça Sony, o Reichstag, o castelo (Stadtschloss) e a nova estação central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário