quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Está acontecendo neste momento o Desfile Militar na Praça Cívica de Natal

O Desfile em comemoração ao Dia da Independência, este ano coordenado pela Marinha,  teveá início às 9h desse dia 7 de setembro, com a chegada da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, após passar em  Revista à Tropa formada ao  longo do dispositivo do Desfile.
Após a sua chegada ao palanque oficial deu-se o início o Desfile dos Grupamentos, ocasião em que o Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Sérgio de Souza Mendes, Comandante-Geral do Desfile, solicitou permissão à Governadora para  iniciar o mesmo.
O Desfile inicia com a entrada de uma Banda mista, composta por militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
O efetivo do Desfile está dividido em cinco Grupamentos: Escolar, Cívico, Militar, Motorizado e Hípico.
O Grupamento Escolar é composto por 10 escolas públicas e 5 particulares de Natal e terá a sua frente uma Banda composta por alunos da Escola Municipal Ferreira Itajubá e da Escola Municipal IV Centenário que representará as 66 escolas do município;
O Grupamento Cívico será precedido por 12 bandeiras históricas, simbolizando o Brasil,  desde a sua descoberta em 1500 até 19 de novembro de 1889, tendo ao centro a Bandeira da Ordem de Cristo (1500 – 1521), criada em 1332.
Na sequência desfilam 14 Instituições que trabalham em prol da cidadania e da propagação do civismo e  do patriotismo, tendo como destaque os Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de Escoteiros, Legião da Boa Vontade (LBV), Programa de Erradicação e Repressão às Drogas (PROERD) entre outras.
        O Grupamento Militar é formado pelos efetivos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU).
O Grupamento Motorizado terá o desfile de viaturas das Forças Armadas, Forças  Auxiliares, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil, Guarda Municipal, além da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e SAMU.
Encerrando o Desfile, teremos o Grupamento Hípico, composto por cavalos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

NOVIDADES:

A Marinha traz pela primeira vez para o Desfile, uma Lancha-Escolar, construída na Base Naval de Natal (BNN), como parte do Programa “Caminhos da Escola” do Governo Federal, que serão usadas para o transporte de alunos que residem em localidades ribeirinhas no estado do Amazonas. Até o momento a Marinha já entregou 100 lanchas, que corresponde a 50% da quantidade final a ser produzida. Ressalta-se o desenvolvimento de tecnologia de solda em alumínio, pioneira no Estado, e  a utilização de mão-de-obra natalense.
A Marinha trará ainda, embarcações da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte que são utilizadas  durante as Operações desenvolvidas pela Força, como a “Operação Verão”, quando a Instituição conscientiza a sociedade quanto á importância da segurança no mar.
Além dos já tradicionais sobrevoos de aeronaves da Força Aérea Brasileira, este ano tem também o desfile de quatro viaturas da Polícia Civil.
Já o efetivo da Polícia Militar trará em seu Grupamento motorizado, viaturas do programa “Ronda Cidadã” e “Sertão seguro”, além de motos da ROCAM e do Batalhão de Operações Especiais, que sempre atrai a atenção da garotada.
O Corpo de Bombeiros terá, pela primeira vez, a presença de bombeiros da reserva em seu efetivo.
O Desfile teve início na Praça Cívica e percorrerá a Av. Prudente de Moraes até a altura da rua Ceará Mirim.
Após o Desfile ocorrerá  a Cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, ocasião em que haverá o Arriamento das Bandeiras Nacional, do Estado e do Município e o apagamento da pira olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário