quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MAIS CULTURA


  Burro Elétrico com DJ, Banda de Frevo e Capilé na quinta do Carnatal 
 O bloco Burro Elétrico vai entrar no Corredor da Folia, na quinta do Carnatal, com três atrações. Abrindo o bloco no trio vem Capilé & Banda, com repertório animado e variado. No meio do bloco o DJ Berto Cabral anima a galera a partir do carro de apoio, misturando pop, rock e hits eletrônicos, dando opção diferente a quem curte outros gêneros musicais e, no fim do bloco, fechando com chave de ouro, a galera do bagaço segue a bandinha de frevo resgatando sucessos dos antigos carnavais de rua.
O Burro Elétrico está vendendo seus kits promocionalmente na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-3335, Av. Praia de Genipabu, nº 100 - Ponta Negra, e-mailoperadora@atlanticoturismo.com.br.


UFRN promove debate sobre tráfico de pessoas
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) do Rio Grande do Norte, instituição vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) promove debate sobre tráfico de pessoas nesta sexta-feira, 23.

O debate será realizado no Auditório da Escola de Enfermagem da UFRN, a partir das 14h, com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Mário Angelo Silva. Durante a ação serão debatidas estratégias de enfrentamento a essa violação em Direitos Humanos.

Interessados em participar do debate podem realizar suas inscrições no dia do evento. Para mais informações, ligar para os telefones 3215-1655 ou 9193-6419

CCHLA promove Ciclo de Estudos sobre Culturas Populares
O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o Ciclo de Estudos sobre Culturas Populares, abordando o tema performances e dinâmicas culturais. O evento acontece de 3 a 5 de dezembro, às 19h, no auditório C5 do Setor II, no Campus Central da UFRN.

Fazem parte da programação do evento, mesas-redondas, palestras com professores e religiosos convidados, apresentações artísticas, projeção de vídeos, exposições, lançamentos de livros e rodas de conversa. 

O Grupo tem por objetivo articular diferentes áreas de pesquisa em torno das temáticas da antropologia urbana e da cultura contemporânea, enfocando nas práticas, interações, e representações sociais presentes no cotidiano dos centros urbanos.

O evento é promovido pelo grupo de estudos com o apoio do Departamento de Antropologia, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN.

É nesta sexta! Planeta Skol com O Rappa, Skank e Felguk
Nesta sexta (23) Natal recebe o Planeta Skol. O evento, realizado pela marca, vai reunir em uma única noite bandas consagradas como Skank e O Rappa, além do projeto Felguk de música eletrônica. Após o pontapé inicial em Natal, o festival irá rodar o Brasil, levando música de qualidade para várias cidades.
O evento, montado na Arena Via Costeira (ao lado do Hotel Imirá), irá contar com três áreas distintas, todas proporcionando experiências para os fãs das bandas. O camarote Skol, o espaço mais desejado do festival, terá cerveja liberada e ações diferenciadas, como o Bar Engradado e latinhas e litrões especiais, que estarão rodando no evento. A pista e a área VIP também irão abrigar os presentes, que terão vista privilegiada do palco interativo, que conta com um grande painel de LED. O festival conta ainda com um “lounge”, desenvolvido pela Pepsi.
A banda O Rappa, que não sobe aos palcos potiguares desde 2009, vai levar aos fãs novidades e sucessos do famoso quarteto: Falcão (voz), Xandão (guitarra), Marcelo Lobato (bateria), Lauro Farias (baixo) e Marcos Lobato (tecladista). Já o Skank é um dos grupos pop rock mais populares do país. Na estrada há 21 anos, já emplacou diversos hits ao longo dos anos e vendeu mais de 5,5 milhões de discos entre CDs e DVDs. Por último, os cariocas Felipe Lozinsky e Gustavo Rozenthal são os responsáveis pelo projeto Felguk, um dos principais grupos da cena eletrônica nacional.
Os ingressos para o Planeta Skol estão sendo vendidos na Ótica Diniz Prime (Midway Mall e Rua Mossoró) e no site www.onzex.com.br. Mais informações: (84) 3620-5262. Não será permitidas a entrada de menores de 18 anos no camarote Skol. Nas outras áreas, acima de 16 anos apenas acompanhado pelos pais.


The Frois é uma das atrações de Ensaios neste fim de semana
Uma das atrações da primeira Festa dos Bares, a banda The Frois comanda neste fim de semana um dos ensaios para o evento. No sábado (24), a animação será no Seis em Ponto ao som de Luizinho Nobre, a banda Somzueira e a dupla Hayner e Fabrício. Já no domingo (25), no Botequim Tá na Hora, a turma comandada pelo vocalista Cristiano Frois sobe ao palco ao lado da banda Daquele Jeito.  A programação começa a partir das 15h.


Potencial turístico do RN será apresentado no Festival de Turismo de Gramado

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) será a representante do Governo do Rio Grande do Norte no 24º Festival do Turismo de Gramado, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Esta é a última grande feira de turismo do calendário de 2012 e é reconhecida como um excelente evento de negócios com um púbico altamente qualificado e com poder de decisão. O evento reúne todos os profissionais de turismo e operadoras que estão presentes do mercado do sul do país, além disso, durante a feira, entidades como a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) farão suas reuniões ordinárias em Gramado.

 Para o diretor-presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, é o reconhecimento da importância do evento que atrai todo o chamado trade turístico para o Rio Grande do Sul. "A região Sul do Brasil é um importante emissor de turistas para o clima oposto do nosso litoral”. Sabendo desta importância investimos em mais essa ação de promoção do Rio Grande do Norte”, afirma o diretor-presidente.

Vale lembrar que o Rio Grande do Norte foi premiado recentemente como "melhor destino Estado" no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).


IFRN têm classificação destaque no concurso “Concrebol”
Uma equipe de alunos do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios classificou o IFRN Campus Natal Central na 8º posição do concurso “Concrebol”, promovido no 54º Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACOM, em Maceió (AL), no período de oito a onze de outubro deste ano.
Famoso por reunir pesquisas e inovações tecnológicas de todo o Brasil, relacionadas ao concreto e seus sistemas construtivos, o Congresso realiza todos os anos o concurso estudantil “Concrebol”. Essa competição exige dos alunos a habilidade de construir uma esfera de concreto leve, com alta resistência e dimensões pré-estabelecidas, sendo avaliada sob quatro aspectos: forma, esfericidade, massa e resistência. Nesta edição, 30 instituições de ensino participaram do desafio totalizando a fabricação de 44 bolas, já que cada entidade pôde concorrer com até duas bolas.
Quanto ao resultado final da competição, o IFRN ficou entre os dez primeiros classificados, conquistando o 8º lugar no ranking e a melhor colocação entre as instituições de ensino do Norte e Nordeste.
De acordo com o professor Alexandre Spot, diretor da Diretoria de Construção Civil (DIACIN), a classificação exemplifica a boa formação dos alunos. “A classificação colocou o IFRN à frente de muitas universidades tradicionais do Sul e Sudeste, que têm amplos laboratórios, pesquisas e pós-graduações na área de concreto. O que demonstra a excelente capacidade da nossa Instituição e de nossos alunos”, afirmou.
Durante a Expotec do Campus Natal Central, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, a equipe ministrará palestras e minicursos sobre a temática. Ainda segundo o professor Alexandre, eles também estarão expondo em um stand a bola de concreto e a pista, com a trave de gol.

O Pessoal do Tarará continua a temporada na Casa da Ribeira
O Pessoal do Tarará, grupo de teatro de Mossoró, continua em temporada na Casa da Ribeira no próximo fim de semana. Dessa vez o espetáculo apresentado será o “Sem Palavras", nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre às 20h, e ingressos a preços populares.
Assim como “Aurora Boreal” - apresentado na semana passada - o espetáculo "Sem Palavras” foi contemplado no Edital Cena Aberta Nordeste, fruto do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura 2010.
O espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal, com o palco vazio. É deste vazio, desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um teatro rico, a partir do corpo do ator. Durante o espetáculo, o roteiro que os autores cumprem levam o público a criar a sua própria dramaturgia, à medida em que as cenas acontecem.

UFRN organiza II Mostra de Saúde e Cultura no bairro de Mãe Luiza
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), realiza a II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza: Conhecer e Prevenir. O evento, organizado em parceria com grupos da comunidade, acontece no dia 30 de novembro, das 17h às 21h, no bairro de Mãe Luiza.

Antecedendo as atividades do Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1 de dezembro, o evento tem como tema central o acesso ao diagnóstico precoce do HIV.

As ações de saúde serão voltadas à prevenção das DST/AIDS, como o “Fique Sabendo – Testagem rápida para HIV e Sífilis” e a Tenda da Prevenção, que vai informar a população sobre sexo seguro, cuidados e prevenção às DST/AIDS, além da distribuição de material educativo e de preservativos.

Durante a realização da Mostra, ocorrerá a premiação do Concurso de Fotografias e Vídeos voltados para o tema Prevenção das DST/AIDS, às 20h, no pátio externo da Pastoral de Mãe Luiza, na Rua João XXIII.

A programação ainda conta com apresentações de Hip Hop, grupos de dança, artes marciais, pastoril, suingueira, grupos musicais, esquete teatral com integrantes da Escola Estadual Dinarte Mariz, da Casa do Bem, da Casa Crescer e do Espaço Solidário.

Esta ação é promovida pelo projeto “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/AIDS: Conhecer e Intervir”, financiado com recursos do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, através de parceria estabelecida entre o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN e o Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais/MS.

Confira a programação completa do evento:

 PROGRAMAÇÃO  


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Local: Palco no Pátio do Centro Sócio-Pastoral
Hora – Atividade
17h00 – Abertura Oficial
17h15 – Hip Hop da Escola Estadual Dinarte Mariz
17h25 – Grupo de Capoeira da Casa Crescer
17h35 – Tae Kwon Do da Escola Estadual Dinarte Mariz
17h45 – Pastoril do Grupo de Idosos do Espaço Solidário
18h00 – Dança do Ventre da Casa do Bem
18h10 – Grupo de Percussão da Casa do Bem
18h20 – Dança Contemporânea – Casa do Bem
18h25 – Ballet da Casa do Bem
18h35 – Hip Hop da Casa do Bem
18h55 – Esquete Teatral – Jovens Multiplicadores do Projeto Viva Mãe Luiza e TV do Bem
19h15 – Votação Final do Concurso de Fotografias e Vídeos selecionados para a Mostra Competitiva e Entrega das Premiações
20h00 - 20h10 – Suingueira Nova Sensação, de Mãe Luiza
20h20 - 21h00 – Raízes do Samba – Grupo de Pagode de Mãe Luiza

Local: Tenda no Pátio do Centro Sócio Pastoral
Hora – Atividade
17h - 20h – Mostra de fotografias dos jovens multiplicadores do Projeto Viva Mãe Luiza


PROGRAMAÇÃO DE SAÚDE

Local: Centro Sócio-Pastoral de Mãe Luiza
Hora – Atividade
17h - 20h – Fique Sabendo – Testagem rápida para HIV e Sífilis.

Local: Pátio do Centro Sócio-Pastoral de Mãe Luiza
Hora – Atividade
17h - 20h – TENDA DA PREVENÇÃO:
•    Informações sobre Sexo Seguro;
•    Informações sobre Cuidados e Prevenção às DST/HIV/AIDS;
•    Distribuição de material educativo;
•    Distribuição de Preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário