quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

V´ÉSPERA DE FERIADO, A NOITE DE QUINTA-FEIRA PROMETE.


Editora da UFRN participa da XX Bienal Internacional do Livro no Ceará
A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) participa da X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece na cidade de Fortaleza (CE). O evento acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, localizado na Avenida Washington Soares, nº 999. 

O convite para a participação veio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) à qual a EDUFRN é filiada.

Com o tema “Padaria Espiritual: O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro presta uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária.

Além da Padaria Espiritual, a X Bienal Internacional do Livro do Ceará faz homenagem à Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922, em São Paulo, que também marcou época ao apresentar novas ideias e revolucionários conceitos artísticos.

O evento comemora ainda os 150 anos de nascimento da escritora cearense Francisca Clotilde e os centenários do rei do baião, Luiz Gonzaga, dos escritores Jorge Amado e Nélson Rodrigues e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, genuíno representante da poesia popular nordestina.

A programação da X Bienal Internacional do Livro do Ceará envolverá palestras, mesas-redondas, exposições, shows literomusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates.

Os estandes, salas, auditórios e cafés receberão nomes alusivos à Padaria Espiritual e a seus padeiros, como eram chamados os membros do grupo. Durante os dez dias da Bienal, padeiros e homenageados compõem vários temas da Bienal.

Guadalajara
A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) participa da Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2012, no México, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro de 2012. O convite partiu da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) à qual é filiada. A feira é a reunião editorial de extrema importância para divulgar a produção científica da EDUFRN, além de ser um relevante festival cultural.

Já estão a venda os abadas do Burro Elétrico

O bloco Burro Elétrico promete muita folia no Carnatal 2012 com Capilé, banda de frevo, petiscos e sua tradicional irreverência no percurso do evento. Saindo na quinta, já está vendendo seus kits promocionalmente na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-3335, Av. Praia de Genipabu, nº 100 - Ponta Negra, e-mailoperadora@atlanticoturismo.com.br.
Natal vira palco do samba com shows de Arlindo Cruz e Leandro da Sapucahy

Palco de grandes atrações do samba, que recebeu no mês de Abril o sambista Diogo Nogueira, o Espaço Estrutural receberá no começo do mês de novembro o novo show do cantor Arlindo Cruz e Leandro da Sapucahy, junto com as bandas Divina Xamma e Mesa Doze. O evento que será o destino para os amantes do samba, acontece no dia 03/11 com apoio do Carnatal.



Em Águas Claras com Valeria oliveira
Os fãs de Valéria Oliveira terão mais uma chance de prestigiar o aclamado show “Em Águas Claras”. A apresentação, em homenagem a cantora Clara Nunes, será dia 1º de novembro, às 21h, no Teatro Riachuelo. A cantora potiguar vai contar com a participação especial dos integrantes da Velha Guarda da Portela. Entre eles, o cantor e compositor Monarco, Guaracy 7 Cordas, Serginho do Cavaco, Marquinhos e David do Pandeiro.

Para montar o repertório, composto em sua maioria de samba, Valéria voltou no tempo e resgatou suas lembranças de infância, nas vozes de grandes sambistas e intérpretes, a exemplo da mineira Clara, que acabou influenciando seu gosto pela música, pelo samba e que passou a ser referência em sua carreira. “Tristeza pé no chão”, “Canto das três raças”, “Você passa eu acho graça”, “Conto de areia”, “O mar serenou” e “Juízo final” são alguns dos clássicos que farão parte do setlist.

Valéria dividirá o palco com os músicos potiguares Jubileu Filho (baixo/trompete/vocal), Alexandre Moreira (violão de 7 cordas e bandolim); Cacá Veloso (violão de 6 cordas); Antônio de Pádua (cavaquinho e pandeiro); Déo (pandeiros e vocal); Aloysio Pisão (percussão); Kelliney (percussão e vocal); Ângela Castro, Tiquinha Rodrigues e Henrique Sertão (vocais). Participação especial do sanfoneiro Zé Hilton. 

Forró do Pote neste sábado com Santana

Quem gosta de dançar agarradinho não esquece. Todo primeiro sábado do mês, o triângulo, a zabumba e a sanfona ditam o ritmo no Forró do Pote, em Pium. Uma das atrações desta edição é Santana – O Cantador. O pé de serra continua com Flávio Leandro e Airton Sousa. A programação começa às 22h.


Lysia canta Caymmi

A cantora mineira Lysia Condé encerra nesta quinta feira, 1° de novembro, a temporada de homenagem ao "Poeta do Mar", Dorival Caymmi, no palco do Jobim Gastronomia e Música.
Ao lado dos músicos Juliano Ferreira (violão) e Dudu Campos (percussão), Lysia visita a obra do compositor baiano, autor de alguns dos maiores clássicos da música brasileira, entre eles, "Saudade de Bahia", "Samba da minha Terra", "Doralice", "Marina", "Modinha para Gabriela", "Maracangalha", "Saudade de Itapuã", "O Dengo que a nega tem" e "Rosa Morena". O show começa às 21.30h


Quinta Cultural com Camila Masiso

O projeto do Buraco da Catita (contemplado com o Prêmio Procultura Palcos Musicais Permanentes, do MinC/Funarte) continua “incendiando” as noites da cidade baixa. Nesta quinta-feira (1º) o palco é de Camila Masiso. A cantora solta a voz para interpretar clássicos do samba e da bossa.


Quinta Viva do Samba
O grupo Arquivo Vivo comanda mais uma roda de samba na Cidade Alta, no Bar Amarelinho (em frente a Praça André de Albuquerque e ao lado do Memorial Câmara Cascudo). Início: 19h. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário