sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto “Cinema para todos” começa dia 12 em Macaíba


O Instituto Técnico de Ensino e Cultura (ITEC) inicia no próximo dia 12, em Macaíba, curso de cinema para duas turmas no período da manhã e da tarde. Há seis anos o ITEC vem colocando o projeto “Cinema para todos” em prática nas cidades e na capital do Rio Grande do Norte.

O instituto, considerado como ‘Ponto de Cultura’ arrecada recursos federais por meio do Ministério da Cultura e já alcançou cerca de 60 municípios do RN, tendo produzido 15 filmes de qualidade na categoria curta metragem, sendo que quatro deles foram premiados em festivais.

O diretor presidente do ITEC, cineasta Carlos Tourinho, com mais de 40 anos de carreira, conta com uma equipe de peso, formada por Geraldo Cavalcante (Roteiro), Roberto Wagner (Edição), Berta Colombieri (Produção) e o próprio Tourinho (Direção de cinema e direção de fotografia e câmera).

Capacitação

“O objetivo do projeto ‘Cinema para todos’ é o de preparar as pessoas para capacitação profissional em várias áreas do cinema, como por exemplo: roteiro, direção de fotografia e câmera para cinema e vídeo, edição e vários outros ofícios como cenografia, figurinos, ator, continuísta, técnico de som, etc.”, detalhou Carlos Tourinho.

“Fomos os pioneiros no ensino do cinema no Rio Grande do Norte, com vários alunos já no mercado de trabalho”, informou Tourinho. “Temos equipamentos de última geração e de alta resolução ‘Full HD’, câmeras fotográficas que filmam com qualidade e equipamentos de iluminação, entre outros. No curso, uma verdadeira imersão na arte de fazer cinema, o aluno aprende com novas tecnologias, inclusive com máquinas fotográficas do tipo Canon 60D e Canon 7D”, concluiu Tourinho. (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário