quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


NAC apresenta exposição de Eri Furtado na Galeria Conviv’art da UFRN

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta, até o dia 23 deste mês, a exposição Five Senses, do artista Eri Furtado, na Galeria Conviv’art, no Centro de Convivência da UFRN. A mostra, inaugurada no dia 26 de outubro, está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Five Senses constrói um ambiente estimulante aos cinco sentidos, através da memória e do tempo. Para tanto, o artista utiliza elementos que provoquem tais sensações na própria instalação da exposição. A obra aborda informações do mundo atual, representado simbolicamente pelos pixels e por meio de fotos antigas de famílias.

O enfoque principal da obra é na pintura auto referenciada dos quadros a óleo expostos. O projeto exibe o minimalismo, a invenção, o design e a subversão de ações sistemáticas. Os elementos característicos são a cor, a forma, a composição e a pincelada. 

Eri Furtado nasceu em Santa Cruz e mora e trabalha no Reino Unido. Formou-se em Design Gráfico na Escola Teobaldo de Nigris, em São Paulo, participou de cursos de xilografia, gravura em metal e pintura, atuou em diversas exposições coletivas e individuais e trabalhou como diretor de arte e programador visual gráfico em agências de publicidade.

Memória Viva entrevista o Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha

O programa Memória Viva da TV Universitária (TVU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta na quinta-feira, 15 de novembro, às 19h, a entrevista com o Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha. 

O programa, apresentado pelo professor Tarcísio Gurgel, tem a participação dos jornalistas Paulo Tarcísio e Virgínia Coelli.

Jaime Vieira Rocha, de 65 anos, cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e Ciências, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ordenou-se padre em 1975,  e já foi Bispo nas cidades de Caicó e Campina Grande. O programa Memória Viva com a entrevista do arcebispo de Natal será reprisado no domingo, dia 18, às 16h.
Funcionamento dos Trens Urbanos de Natal no Feriado de amanhã
A CBTU informa á população que no feriado da Proclamação da República, quinta-feira (15/11) o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. O sistema estará disponível novamente na sexta-feira (16/11), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
A CBTU informa ainda que o sistema está operando normalmente com as duas locomotivas e 24 viagens diárias de segunda a sexta-feira, sendo 10 para linha norte e 14 para a linha sul. Já aos sábados são realizadas 15 viagens, sendo 08 para linha norte e 07 para a linha sul.

 Maiores informações no 84 3221-3355 ou em nosso portal eletrônico www.cbtu.gov.br.

UFRN realiza conferência com professor Manoel Ferro da Universidade de Coimbra

 O professor ministrará nesta quarta-feira, 14, às 18h, na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a conferência intitulada “A prolixa multiplicação dos Polifemos” que encerrará o VIII Colóquio de Estudos Barrocos e II Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas. 
A programação para o último dia inicia-se na manhã do dia 14, às 8h30 com as apresentações de GT’S. Mais tarde, às 17h, na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o evento traz uma programação cultural com a performance teatral de Pinho Montinelli, sob a coordenação do professor Francisco Israel de Carvalho.
Maiores informações através do site: www.cchla.ufrn.br/barroco2012 ou através do e-mail: hispano-brasileira@cchla.ufrn.br.

Abertas as inscrições para Prêmio Andifes de Jornalismo 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está com inscrições abertas, até o dia 28 de dezembro de 2012, para a 13ª edição do Prêmio Andifes de Jornalismo.
A grande novidade dessa edição é a inscrição de matérias publicadas em sites jornalísticos, que concorrerão com as matérias divulgadas em jornais e revistas, nas categorias: Ensino Superior e Educação Básica. Essa mudança tem a finalidade de envolver o maior número de jornalistas, que trabalhem com o tema: educação nos mais diversos meios de comunicação.
Serão aceitas apenas reportagens ou série de reportagens publicadas entre 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011. Para mais informações e realização das inscrições, acessar o site: http://www.andifes.org.br/.

Reportagens da TVU concorrem a prêmio em Festival de Audiovisual

O programa TVU Esporte, da Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), classificou três matérias para participar da mostra competitiva do Festival Universitário de Audiovisual (FUÁ), do Mato Grosso do Sul (MS). A mostra acontece de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural José Octavio Guizz, na cidade de Campo Grande.

O TVU Esporte concorre na categoria Reportagens Jornalísticas, com três vídeos: “Futebol Americano”, pela repórter Leila de Melo, com produção de Patrícia Carvalho e Ana Godeiro; “Pelada da Imprensa”, pelo repórter Diego Breno Carvalho e “Jiu Jitsu Feminino”, pela repórter Janyara Lima, ambas com produção Patrícia Carvalho.

O FUÁ, em sua 6ª edição, vai premiar 201 obras de universitários de todo o País, em 12 categorias. A premiação acontece no dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro Aracy Balabanian. O teatro receberá uma cenografia especial, tendo como tema o cinema faroeste, executado pela cenógrafa Maíra Espíndola.

O Pessoal do Tarará comemora 10 anos de teatro com temporada na Casa da Ribeira

Comemorando dez anos na estrada, O Pessoal do Tarará, grupo de teatro de Mossoró, vem a Natal para apresentar a temporada do espetáculo "Aurora Boreal", dias 16, 17 e 18 de novembro, sempre às 20h, na Casa da Ribeira. O espetáculo foi contemplado no Edital Cena Aberta Nordeste, fruto do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura 2010. Na semana seguinte o grupo apresentará temporada com outro espetáculo "Sem Palavras", também premiado pelo edital.
A trama de Aurora Boreal gira em torno de um homem que passou a sua infância e juventude com o firme propósito de ser padre, e prestes a conseguir o intento se vê apaixonado por uma mulher, que o faz sonhar com possibilidades jamais imaginadas por ele. O personagem se vê obrigado a decidir entre ser padre ou se lançar em uma aventura amorosa. Através de metáforas, há o debate de questões que permeiam a mente do ser humano como as possibilidades de escolha e o livre arbítrio.
elo Casa da Ribeira Convida, para realização de espetáculos, oficinas e diálogos com grupos brasileiros.


Burro Elétrico continua promoção de lançamento

O bloco Burro Elétrico promete muita folia no Carnatal 2012 com Capilé, banda de frevo, petiscos e sua tradicional irreverência no percurso do evento. Saindo na quinta, já está vendendo seus kits na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-3335, Av. Praia de Genipabu, nº 100 - Ponta Negra, e-mailoperadora@atlanticoturismo.com.br.
Os kits estão sendo vendidos promocionalmente e o bloco é o último a desfilar na quinta, para que seu público tenha tempo de se organizar depois do trabalho para cair no furdunço com mais tranquilidade.


Primeira turnê de DJ holandês no Brasil passa por Natal nesta sexta

Em sua primeira turnê no Brasil, o DJ holandês Hardwell – considerado o 6º melhor do mundo pelo ranking da DJ MAG 2012 – desembarca em Natal nesta sexta-feira (16) para uma apresentação histórica no Centro de Convenções do Hotel Pirâmide que promete marcar o cenário de grandes eventos na capital potiguar. Hardwell já se apresentou nos principais eventos de música eletrônica do mundo. Única cidade do Nordeste a receber o top DJ, Natal receberá turistas de todo o Brasil, ansiosos pelo momento inédito e exclusivo. Os hotéis da cidade já estão lotados e as vendas aceleradas. Os últimos ingressos estão à venda na sede da Viva Promoções (Shopping Cidade Jardim). Mais informações: (84) 3207-1818.
Além da atração principal, o line-up da noite terá também o DJ Tom Keller (SP), residente de uma das maiores casas nortunas do mundo, a Sirena em Maresias/SP, o projeto Sax in the House, Diego Américo VS Sady.JK, Henrique Abreu VS MucioNT e muito mais. Uma super estrutura com decoração temática e iluminação especial será um dos grandes diferenciais da noite e promete encantar ainda mais o público que vai curtir uma experiência única. Destaque em todo o mundo, o holandês Hardwell foi atração principal dos principais festivais de música eletrônica do mundo, entre eles o Tomorrowland,  Ultra Music Festival e Sensation Amsterdam. Para conforto do público, serão distribuídas na Área Vip, mesas e lounges. 

Vernissage “Flores tropicais, costume e crenças” teve início ontem

O vernissage sob o tema “Flores tropicais, costumes e crenças” teve sua abertura ontem  (13), no campus Cidade Alta, às 19h. Na ocasião haverá apresentação do Coral Lourdes Guilherme, regido por Ana Judite, do pianista Eli e de Manu Calado e André. A exposição, que ficará aberta para visitação até o dia 05 de dezembro, é do artista plástico Francisco Callado, servidor do campus Natal-Central.
O autor utiliza-se da técnica do alto relevo em metal e levou dois meses para produzir as peças. Francisco Callado utiliza a chapa de offset, material usado nos sistemas de impressão, como base para desenvolver sua arte. Para ele, nós estamos vivenciando um período de preocupação com o meio-ambiente, e realizar este trabalho com reaproveitamento de materiais é uma forma de contribuir com a sustentabilidade.
Apesar de ter começado a fazer este tipo de trabalho desde 1978, quando utilizava embalagens de quentinha de alumínio como base, esta é a sua quinta exposição. “Esta atividade é apenas um hobby, ao qual talvez eu me dedique na minha aposentadoria”, comentou Callado.


UFRN promove evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra
O Grupo de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento na Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na segunda-feira, 19, o Tributo “Zumbi - Mais uma Noite pela Consciência Negra” na UFRN. As atividades acontecem a partir das 18h no Ginásio Poliesportivo do Departamento de Educação Física (DEF).

O evento, coordenado pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Margareth Monteiro e Sidarta Ribeiro, é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Além de divulgar o trabalho dos grupos que desenvolvem a cultura tradicional e contemporânea afro-brasileira dentro e fora da UFRN, o evento tem o objetivo de lembrar a resistência do negro à escravidão e subserviência; sensibilizar a comunidade universitária e local para o valor da cultura afro-brasileira; e enfatizar a contribuição dos povos negros para o desenvolvimento do Brasil.

PROGRAMAÇÃO  


18h - Roda de Capoeira
Contra-mestre Piloto (Capoeira Brasil), contra-mestre Mau (Capoeira Corpo Livre); Acadêmico de Educação Física e professor de Capoeira Nida Capoeira (Celeiro de Bambas)

18h20 - Maculelê   
Contra-mestre Piloto (Capoeira Brasil), contra-mestre Mau (Capoeira Corpo Livre); Acadêmico de Educação Física e professor de Capoeira Nida Capoeira (Celeiro de Bambas), Acadêmicas de Educação Física da UFRN

18h40 - Dança Afro - Acadêmicas do curso de Educação Física da UFRN

19h - Composição para Zumbi - Acadêmico Sinvanio (membro do Grupo Capoeira Brasil)

19h10 - Interpretação de composição - Acadêmica Tatiany Silva (violão)

19h20 - Coco de Roda - Rafaela Brito, Juliana Gomes, Ranah Duarte, Elzo Silva

20h - Hip Hop - Grupo Acadêmico de Educação Física Danilo

18h25 -Samba de Roda - contra-mestre Piloto; acadêmico de Educação Física e professor de Capoeira Nida Capoeira, acadêmicas de Educação Física da UFRN

20h30- Roda de Samba (confraternização)

Bairro de Petrópolis recebe Feira de Artes

A arte, uma das portas para o saber, vai ganhar as ruas do bairro Petrópolis, polo gastronômico e cultural de Natal. No dia 01 de dezembro, a Praça das Flores recebe a primeira edição da Feira de Artes de Petrópolis. Um evento com o melhor do artesanato local e regional, antiguidades, gastronomia, apresentações artísticas, oficinas culturais e sustentabilidade ambiental. O evento traz como proposta criar no espaço um ambiente cultural, saudável e agradável, em que o público possa ter contato com novas vivências, práticas como exercício e resgate de cidadania e responsabilidade social.

Ópera Rock Espetáculo Musical com Hilkéia hoje no Teatro Riachuelo
Dos mesmos produtores do show Nella Fantasia, o espetáculo OPERA ROCK chegará aos palcos do Teatro Riachuelo, com releituras de clássicos do Rock, áreas de Ópera e trilhas sonoras de clássicos do cinema. O espetáculo será hjoe às 21 horas no Teatro Riachuelo, em Natal
Cada vez que um trabalho artístico nasce, como em um movimento sincrônico, envolve elementos essenciais num encadeamento harmonioso para tornar-se aquilo que deseja ser. Depois do sucesso da apresentação da estréia em Natal realizada em março de 2012, chegou o momento da gravação do DVD de Hilkéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário