quarta-feira, 22 de maio de 2013

Corpo de Bombeiros promove o 1º Encontro de Ex Bombeiros Mirins


O 1º Grupamento de Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, com sede em Natal, promoverá no próximo sábado, dia 25 de maio, às 16 horas, o I Encontro dos Ex Bombeiros Mirins com o objetivo de reunir as mais diversas gerações de alunos que participaram do projeto social mantido pela corporação desde 1989. A intenção dos idealizadores é proporcionar novas amizades, bem como conhecer os rumos que tomaram esses muitos jovens que fizeram parte desse programa ao longo dos seus 23 anos.
Durante o encontro, será apresentado o atual formato político-pedagógico do Programa; os avanços, mudanças e inovações surgidas nos últimos cinco anos; além de testemunhos das mudanças que o programa trouxe para os seus componentes e famílias.
O evento será realizado na sede do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), situado na Avenida Antônio Basílio com a rua Tororós, no bairro de Lagoa Nova.
Há tempos vislumbramos um momento como este. É a oportunidade de conhecermos os frutos do nosso trabalho, disse o Soldado BM Teixeira I, idealizador do encontro.
Os interessados em participar, confirmar presença: 3232-6873 e 8887-4379.

Programa Bombeiro Mirim já formou mais de 6.600 crianças
O Programa Bombeiro Mirim, mantido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e parceira com o Governo do Estado, foi criado em 1998 com uma proposta de oferecer aos adolescentes de faixa etária de 12 a 14 anos de idade, estudantes de escolas públicas, um ambiente onde eles pudessem desenvolver-se de forma física, emocional, social, intelectual e espiritual, através da interação com os educadores do Corpo de Bombeiros Militar, visando oferecer a estes o conhecimento de seus direitos e deveres, de modo a tornarem-se pessoas críticas e conscientes de sua função como cidadão.
Desde sua criação, as ações desenvolvidas pelo Programa vêm propiciando aos adolescentes a oportunidade de complementar sua educação, tirando-o das áreas de riscos através do desempenho de práticas suplementares ao processo educativo, preparando-os para o exercício pleno da cidadania, de suas potencialidades humanas, conquistas de direitos fundamentais para o seu desenvolvimento integral e a descoberta da identidade social, responsável e solidária.
Através destas ações, o Corpo de Bombeiros Militar e o Governo do Estado vêm contribuindo para favorecer a proteção, educação, disciplina, assistência social, assim como orientar e instruir corretamente, os adolescentes do estado, como atuar na prevenção de situação de risco e emergência, prevenção de acidentes e proteção ambiental, transformando-os em verdadeiros agentes multiplicadores de uma cultura de paz por uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Ao longo destes vinte e três anos de criação, mais de 6.600 crianças já foram formadas pelo Programa Bombeiro Mirim, em Natal e Caicó. 
Os pré requisitos para investidura no projeto é ter 12 anos, está estudando e ser de família carente. Além disso, deve apresentar uma foto 3x4 e Xerox do Registro de Nascimento ou RG, Xerox do RG dos pais, Xerox do comprovante de residência e Xerox do comprovante de Renda dos pais. Aqueles que apresentarem renda familiar de, no máximo, 02 salários mínimos, terão preferência para cursarem o programa.
Devido ao trabalho importante de educação e preparação destes adolescentes, o Programa Bombeiro Mirim foi reconhecido e oficializado pelo Governo Rosalba Ciarlini através da Lei nº 9.561, no dia 25 de outubro de 2011.
O Projeto de Lei enviado na época ao Poder Legislativo atende a determinação da Constituição Federal que no seu artigo 227 normatiza: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário