sábado, 11 de maio de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN


Ciências Morfológicas apresenta exposições na Semana dos Museus
O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do Centro de Biociências (CB) realiza dos dias 13 a 19 deste mês, uma serie de exposições alusivas à 11ª Semana Nacional dos Museus. O evento tem início com a mostra “O corpo Humano: uma verdadeira obra de arte”, que acontece na segunda-feira e terça-feira, 13 e 14, das 8h às 16h, no Centro de Convivência, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A partir da quarta-feira, 15, as mostras serão realizadas no Museu, e terão início com a Expoanato (Exposição de peças anatômicas). Na quinta, 16, o MCM realiza a palestra “Diversidade, Evolução e comportamento em mamíferos marinhos”, proferida pelo professor Flávio Lima, presidente dos projetos “Golfinho rotador de Fernando de Noronha” e “Cetáceos da Costa Branca”.

Na sexta, dia 17, o Museu apresenta a exposição “Aprender brincando”, destinada às crianças. O encerramento do evento será feito pela mostra “O mundo dos invertebrados”. Todas as exposições acontecem das 8h às 16h.

Mais informações pelo telefone: 3342-2483.

Prêmio Santander Universidades abre período de inscrições
Alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm a oportunidade de inscreverem seus projetos na 9ª Edição dos Prêmios Santander Universidades. O período de inscrição vai até o dia 17 de setembro por meio do site: www.santander.com.br/universidades.

São quatro premiações diferentes, o Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano.

Os melhores projetos receberão R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudos internacionais. Além disso, todos os participantes inscritos poderão realizar gratuitamente o curso on-line de empreendedorismo, desenvolvido e certificado pela Babson College.

Mais detalhes a respeito das inscrições e categorias no site: www.santander.com.br/universidades.

UFRN promove III Semana de Políticas Públicas de 13 a 16 de maio
Na próxima segunda-feira, 13, o Centro Acadêmico de Gestão de Políticas Públicas (CAGPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a III Semana de Políticas Públicas com a temática: O Papel do Gestor (III SPP). O evento acontece até a quinta-feira, 16, no auditório da Reitoria.
A semana deve expor o papel e a importância do gestor no processo das políticas públicas em todos os âmbitos que compõem o Estado e, também, deve proporcionar de maneira crítica o aprendizado e a conscientização do papel dos diversos atores, na transformação da realidade que os cerca.
O evento, organizado pelo corpo discente do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP) com o apoio dos docentes que compõem o Departamento de Políticas Públicas, contará com palestras e mesas-redondas sobre a temática, além de oferecer três minicursos: TerraView; Elaboração e Gestão de Projetos; e Metodologia de Pesquisa e Políticas Públicas.

Podem participar da Semana estudantes do curso, profissionais da área, especialistas, autoridades do poder público e demais interessados na temática.
As inscrições ocorrem no local. Os candidatos que desejam participar dos minicursos devem acessar o link http://goo.gl/g3sr0. A programação completa está no site: http://www.facebook.com/IIISemanaDePoliticasPublicas.

Ciclo América Latina no Cinema exibe Postales de Lenigrado no NEPSA
“Postales de Leningrado” é o próximo filme a ser exibido no Ciclo América Latina no Cinema na próxima terça-feira, 14, às 18h30, no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA).

No filme, dirigido por Mariana Rondón, uma jovem guerrilheira da FALN deve dar à luz na clandestinidade, porém, sua filha é a primeira a nascer no Dia das Mães e sua imagem aparece em todos os jornais venezuelanos daquele dia. A partir deste momento, ambas serão obrigadas a fugir.

O último filme do Ciclo America Latina no Cinema é “Un cuento chino” (Um conto chinês, versão em português), que será exibido na terça-feira, 28 de maio, às 18h30, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

O Ciclo é uma parceria do Departamento de Ciências Sociais (CISO) com o Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais e o Programa de Educação Tutorial em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mais informações sobre as sessões pelos telefones 3215-3555 ou 3215-3558.

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza II Concerto Oficial no dia 18 de maio
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN) realiza o II Concerto Oficial deste ano no próximo dia 18 de maio, a partir das 20h, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN).

Com obras de Brahms, Haydn e Danilo Guanais, a apresentação tem entrada gratuita.  O evento terá ainda uma palestra sobre o repertório, a partir das 19h, na sala 24 da EMUFRN.

Constituída por 60 músicos alunos dos cursos técnicos de graduação e pós-graduação em Música, a OSUFRN é considerada uma das principais orquestras do Nordeste. Em 2011, sob a direção do maestro André Muniz, o grupo recebeu o Prêmio Hangar de melhor espetáculo.

Em 2012, em uma parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), a Orquestra se apresentou em várias cidades do Rio Grande do Norte, com o show Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão, considerado um sucesso de crítica e público.

Museu Câmara Cascudo comemora Semana de Museus de 14 a 19 de maio
O Museu Câmara Cascudo (MCC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemora a 11ª Semana de Museus, entre os dias 14 e 19 de maio de 2013, promovendo uma série de atividades que vêm cumprir o tema deste ano: “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”.

Durante a Semana, o MCC abre para visitação do público das 10h às 18h, com três novas exposições desenvolvidas para a ocasião. Será oferecida também a Exposição Itinerante “Tesouros do Museu Nacional”, já em cartaz e que permanece aberta até o dia 5 de julho.

A Semana é um evento anual que acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse período, esses órgãos são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para desenvolverem uma programação especial em torno de uma mesma temática.

As exposições programadas no MCC/UFRN são:

Exposição Grupo Paraupaba: oito anos de atuação nas comunidades indígenas do RN, composta por artefatos indígenas artesanais, como cestaria, adereços, fotografias das comunidades que, juntamente com o MCC, integram o Grupo Paraupaba. Serão expostos também banners que apresentam atividades de extensão já desenvolvidas nas comunidades, como a I e II Assembleia Indígena do RN e a I e II Assembleia Política.

Exposição Espressões Culturais do RN: valorizando pessoas, construindo memória, que visa à preservação, divulgação e respeito às manifestações culturais tradicionais do RN. Serão exibidos cartazes com breve histórico de algumas dessas manifestações como literatura de cordel e carimbó. Além disso, haverá apresentações de grupos de dança e forró pé de serra.

Exposição oral Do Colecionismo aos Templos da Natureza, atividade de divulgação científica que fala sobre o patrimônio dos Museus de História Natural e como se desenvolveu sua criação; além disso, de forma lúdica e dinâmica, mostra o papel desses museus na sociedade, quando e por que suas coleções passaram a ser abertas ao público e sua contribuição para o desenvolvimento das ciências naturais no século XIX.

Exposição itinerante Tesouros do Museu Nacional, órgão pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que apresenta uma coleção bastante variada, contemplando peças de todas as áreas de pesquisa do Museu Nacional. A proposta é levar o Museu Nacional ao conhecimento de todos os cidadãos, contribuindo, assim, para a apropriação da identidade cultural brasileira, uma vez que a história da instituição se entrelaça com a história política e científica nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário