quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo- escrito por mim

Ainda não é época de ninguém morrer afogado
Silvana Greice
Fui surpreendida ontem à noite (terça-feira, dia 30/08/11), quando assistia ao Jornal RN 2ª Edição da Intertv Cabugi.  A jornalista, Margô Ferreira, por sinal uma ótima apresentadora, na minha opinião, uma das melhores de Natal, leu a notícia do afogamento da criança de 12 anos na Praia de Búzios, litoral sul do Estado, que aconteceu no último final de semana.
Cinco crianças e adolescentes estavam tomando banho na Praia de Búzios, quando de repente, devido à correnteza, começaram a se afastar. Por sorte, alguns salva-vidas iam passando pelo local, viram as crianças se afastarem e conseguiram salvar quatro delas. Mas, infelizmente, uma menina de 12 anos se afastou bem mais que as outras e só foi localizada no dia seguinte, morta. Uma tristeza, não só para a família desta criança de Parnamirim, mas também para todos nós que fazemos parte deste mundo tão ingrato e que somos obrigados a conviver com o descaso daqueles que dizem serem responsáveis pela segurança do Estado.
A reportagem do Jornal da InterTV Cabugi mostrou os locais de risco nas praias de Natal. Além de Búzios, que é bastante conhecida pelos natalenses, pois nós que moramos aqui em Natal sabemos que a Praia de Búzios é uma das mais perigosas do litoral potiguar. Todo ano, no período da alta estação, a Praia de Búzios registra o maior número de afogamentos. Também tem na capital potiguar a Praia do Meio e dos Artistas, onde em alguns trechos o banho é bastante perigoso.
Pois bem, diante de tudo isso que nós estamos cansados de saber, o que me chamou a atenção na reportagem do RN TV é que o Corpo de Bombeiros, que quando quer presta um excelente serviço a sociedade foi omisso nesse caso. Isto porque essas praias não tem placas indicando o PERIGO. Pessoas foram entrevistadas, inclusive um turista que estava na Praia do Meio, deu entrevista à reportagem e disse que em qualquer lugar do País, as praias são sinalizadas. Existem placas mostrando onde não pode tomar banho. E aqui em Natal, pra ser diferente das outras capitais, se omitiu a esse fato.
Um absurdo. Por causa da falta de sinalização, uma criança de apenas 12 anos perdeu a vida no último final de semana. Mas, o que eu achei mais incrível é que o tenente do Corpo de Bombeiros (que eu não me lembro o nome), que foi entrevistado disse à reportagem que as placas são colocadas nas praias apenas no período da alta estação. E aí eu pergunto: POR QUÊ? Será que na baixa estação as pessoas não vão à praia? Será que na baixa estação a maré não enche? Será que na baixa estação não existe perigo de afogamento? Será que na baixa estação os pontos perigosos vãoi deixar de ser perigosos? E principalmente: será que na baixa estação as pessoas não morrem afogadas? Essa resposta nós tivemos no último final de semana em Búzios.
E aí, tenente. Os trechos perigosos das praias de Natal vão continuar sem identificação? E as pessoas que não conhecem a orla, vão continuar morrendo? Afinal, ainda estamos na baixa estação e pelo que entendemos AINDA NÃO É ÉPOCA DE SINALIZAR AS PRAIAS, OU SEJA, AINDA NÃO É ÉPOCA DE NINGUÉM MORRER AFOGADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário