sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bairro do Alecrim comemora a festa de São Pedro


O bairro do Alecrim em Natal, está em festa. A comunidade comemora desde o último dia 19, a festa do seu padroeiro, São Pedro Apóstolo. A programação se estende até o dia 29, quando os cristão católicos, devotos de São Pedro, participam de uma procissão com a imagem do Santo percorrendo as principais ruas do Alecrim.
Este ano o tema central da festa é: "Com São Pedro e Santa Luzia, à luz da fé em Jesus Cristo, viver um renovado anúncio do Evangelho", cujo lema é: "Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho (Cor 9, 16)".
Este ano a Paróquia de São Pedro tem vários motivos par comemorar. Um deles são os 100 anos da presença dos padres missionários da Sagrada Familia em terras potiguares.  Em Natal, chegaram os primeiros missionários no dia 19 de fevereiro de 1912, e em 1916 chegaram ao Alecrim para conduzir a Paróquia de São Pedro.
Desta forma, para comemorar este centenário, a paróquia vai unir as duas Casas do Rio Grande do Norte (Natal e Patu), juntando as duas dioceses (Natal e Mossoró), motivo este de receber as visitas das duas padroeiras: Nossa Senhora da Apresentação (Natal) e Santa Luzia (Mossoró).

Programação

A programação começa logo cedo.  Todos os dias, até o dia 29 de junho acontece na Paróquia de São Pedro Apóstolo, às 06h da manhã o Terço de São Pedro. Às 06.30h a Celebração Eucarística. Das 08 às 15h30, visitas domici-liares das imagens de São Pedro e Santa Luzia às famílias da capital. Às 16h, orações da novena de São Pedro. Às 16.30h, celebração eucarística, e às 19h, novena. Todos os dias a novena tem um tema diferente e um pregador também diferente. 
No dia 29, data em que se comemora o dia de São Pedro e encerramento da festa, haverá a Solenidade Paroquial em honra ao Apóstolo São Pedro. Neste dia a programação começa mais cedo. Às 05h45, haverá uma alvorada solene com a participação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais do 3º Distrito Naval de Natal.
O sorteio do tradicional balaio junino, repleto de prendas. Os bi-lhetes custam R$ 2,00 (dois reais) e podem ser adquiridos com os agentes pastorais, no balcão do dízimo, sacristia da Matriz e na Secretaria da Paróquia durante todo o decorrer da festa. O sorteio acontecerá no dia 01 de julho, após a Santa Missa às 17h na Igreja Matriz.

Paróquia de São Pedro  realiza festa até o dia 28 de junho
 II São Pedro na Praça

Até o dia 28 de junho, após a celebração da novena na Matriz, acontece na Praça Pedro II, em frente à Igreja Matriz, o encontro de todos aqueles que atuam nas pastorais, serviços, movimentos, setores e de toda a comunidade paroquial para a programação do II São Pedro na Praça, a tradicional quermesse da Festa do Padroeiro, com apresentações musicais, quadrilhas estilizadas e improvisadas, casamento matuto, sorteio de brindes, leilão e as tradicionais Barracas da Festa, com comidas típicas e bazar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário