quinta-feira, 21 de junho de 2012

NAC promove circuito cultural em escola pública nesta quinta-feira


O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, o Circuito Artístico-Cultural Mestre Zé Correia, que ocorrerá na Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada na Rua Praia Muriú, s/n, Conjunto Ponta Negra.
O projeto tem como foco a atuação para contribuir com a formação e a difusão do intercâmbio e a fruição da arte produzida na UFRN, nas escolas públicas da cidade do Natal e nas comunidades onde as escolas estão localizadas.
Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão apresentações artísticas de extensão da UFRN e de grupos artísticos das escolas e dos bairros, a realização de oficinas e cursos e rodas de conversas entre professores, estudantes, artistas e estagiários dos cursos de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro.
O evento contará com as apresentações do Grupo de Flautas Transversal da UFRN e do grupo de percussão da própria escola. Após as apresentações, ocorrerá uma roda de conversa sobre os processos criativos dos grupos.
Neste ano de 2012, o Circuito Mestre Zé Correia está homenageando, através de seu nome, o Sr. José dos Santos Correia, mestre dos congos de Ponta Negra, dança tradicional do Rio Grande do Norte. Esse projeto integra as ações do Programa Escambo de Saberes: estágio e formação docente em artes/UFRN.
Em 2011, o Circuito ocorreu como uma experiência piloto durante a CIENTEC e para 2012 ele foi aprovado no edital do PROEXT/MEC/SESu, o que vem oportunizando sua realização em diversas escolas públicas de Natal e em espaços da UFRN. Já foram contempladas as escolas públicas Castro Alves, Carlos Belo Moreno e Amadeu Araújo.
O Circuito Artístico-Cultural Mestre Zé Correia é uma ação articulada entre a UFRN – através da coordenação do NAC, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e das parcerias com o Departamento de Artes (DEART), a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e o Centro de Educação – e o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e as Secretarias de Educação do Município e do Estado do RN.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://circuitozecorreiaufrn.blogspot.com.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário