quarta-feira, 13 de junho de 2012

A CONTABILIDADE PÚBLICA COMO MEIO DE CONTROLE




Publico, na íntegra, mais uma rtigo do meu amigo Carlos Felizardo, estudante de Administração Pública da UFRN

A partir da implantação de mecanismos de informação na Contabilidade Pública eles se tornam ferramentas de combate à corrupção. Os termos referidos em livros e artigos contábeis caracterizam essas ferramentas. O padrão gerencial proativo, a transparência, a LRF, a LDO, a LOA, a NGP, a disposição de dados, a participação do cidadão, a inclusão de novos atores sociais, o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, a pontencialização de informação, etc, são ferramentas que contribuem para a "eterna vigilância" dos bens públicos. A propósito da charge - que foi muito bem bolada - o nosso problema é outro. Trata-se de entranhas, de raízes culturais de corrupção. Os professores que escreveram o livro Contabilidade Pública, de que trata a disciplina, Rosana Conceição Haddad e Francisco Glauber Lima Mota, são servidores públicos, portanto sabem muito bem o que é Índole. Sabem também o que é Pedigree. Ora, pois, entendo que não basta concurso público, ética, moral, berço, DNA, contracultura, etc. Será preciso incluir na Análise de Curriculum a análise de Pedigree, identificar o DNA-ÍNDOLE para contratação de Servidor Público. É uma questão Embrionária! O elementar é o ser humano e sua formação enquanto Ator Social. Se ele der para burlar, usurpar e camuflar, não há o que ou quem o impeça. Infelizmente! Vamos inventar uma TINTA OCRE para pintar a testa de corruptos - tinta impagável - claro! Pode ser que melhora. Ou minimiza, digamos assim. Concomitantemente o “potencial” de TNT triplica com a “ADESÃO” dos políticos que assumem e exercem cargos públicos. Veja agora, por exemplo, o que temos de ex-ministros, ex-isto, ex-aquilo, correndo atrás de uma “vaguinha” numa dessas prefeituras aí da vida. Até ex-presidentes trocando farpas e dando os bedelhos. Todos com suposições a serem questionadas, cabendo à imprensa, nossa voz de plantão, alertar a população sobre o desenrolar dos fatos. É um verdadeiro lamaçal em nossas “fuças” e simplesmente não fazemos nada para modificar isso. Apenas chacotas, galhofas e outros adjetivos...
Estou cá a me perguntar onde amarraremos a burra? O vendaval é bruto! O lamaçal maior. Tem “mala” de todo que é lado...
Você “elege” fulano, sai às ruas, solta fogos, comebebemora, zomba com o concorrente e volta para casa feliz da vida. No outro dia o camarada já tá na mídia envolvido em corrupção. Quem você pensava que era o “diabo” vira santo nessa hora. E o que era “santo” vai na CPI. E tem o direito de ficar calado. Então, porque vai?!
Essa corja é como grama tiririca. Quando você imagina que o herbicida funcionou e a dita cuja morreu... Ela brota lá no pé do muro!
Há muita sujeira a ser revelada nesse “caso cachoeira”. Por isso esse “silêncio” todo. Isso é como um balde “daquilo”, sabe? Quanto mais mexer mais vai feder!
Haja sabão. Se é que resolve...

                                                                         Carlos Dias Felizardo
                                              Bacharelando em Administração Pública –UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário