quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coleção permanente de arte naïf da Pinacoteca do Estado em exposição


A Pinacoteca do Estado abre à visitação pública pelo período de um mês, nesta quinta-feira, a coleção de arte naïf pertencente a seu acervo permanente. Um conjunto de obras representativas dessa escola intuitiva de pintura ingênua que tem, no Rio Grande do Norte, notáveis cultores, dentre os quais destacam-se nomes como Fé Córdula, Nivaldo, Edson Araújo, Ivanise, Fernando Gurgel, Iran, Maria do Santíssimo, Paixão, Ivone Mendes, Vatenor e Arruda Sales.
Para o escritor e jornalista Franklin Jorge, diretor-geral da Pinacoteca do Estado, Artistas Naïfs no Acervo da Pinacoteca é a primeira ação concreta do projeto “Para compreender as formas artístico-semióticas das artes plásticas”. Essa iniciativa, segundo ele, inaugura um ciclo de atividades que expressam a filosofia de trabalho adotada pela atual gestão, de realizar “atividades consubstanciadas em foco didático-pedagógico, a serviço da democratização do conhecimento e da informação”.
Interiorizar ações e integrar as manifestações artísticas dos diversos municípios, é um dos objetivos centrais da equipe capitaneada por Franklin Jorge. “Nós que pensamos a atual gestão da Pinacoteca do Estado, esmeramo-nos em acolher o novo, as diversas e as mais vivas expressões audiovisuais contemporâneas, bem como difundir as nossas melhores expressões artísticas, atividades confiadas à curadoria da artista Sayonara Pinheiro. Queremos não propaganda, mas, inclusão, conhecimento e informação. Enfim, a cultura como uma força ativa, não uma representação vazia da realidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário