sexta-feira, 19 de abril de 2013

“FAROFA DE TIÇÃO” Novo livro do padre Murilo


O vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Capelão dos Mártires de Uruaçu, padre Antônio Murilo de Paiva, lançou na tarde de quinta-feira (11), o seu mais novo livro intitulado “Farofa de Tição”. 

O lançamento aconteceu durante as solenidades de come-moração da emancipação política do município de São Gonçalo do Amarante, terra natal do sa-cerdote e como parte da 1ª Mostra Cultural da China, em evento realizado e muito prestigiado no Teatro Municipal Poti Cavalcanti.

São Gonçalo do Amarante é o único município do Rio Grande do Norte a oferecer de forma gratuita o ensino do Mandarim, língua oficial da China. Foi pensando nisso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural Dona Militana se uniram para realizar essa semana a 1ª Mostra Cultural da China no município. 

A ideia da mostra foi aproximar o povo sãogonçalense da cultura milenar da China, um dos maiores parceiros econômicos do Brasil na atualidade, em especial pela chegada do aeroporto de São Gonçalo que vai abrir oportunidades de parcerias comerciais, bem como estreitar a parceria entre a Prefeitura Municipal e a embaixada da China no País. Na oportunidade foram realizadas apresentações culturais chinesas e degustação da culinária oriental do país para os proprietários dos restaurantes da cidade.

O livro “Farofa de Tição” é um registro em forma de poesias, crônicas e narrativas da cultura e características do povo de São Gonçalo do Amarante. Como principal figura desse povo e dessas características o autor homenageia sua mãe, Dona Ester, com a foto de capa, onde a mesma segura a famosa farofa de tição, com depoimentos inspirados em sua história de vida e em seus ensinamentos.

A origem do nome vem de uma farofa feita por Dona Ester que, segundo o autor, trazia uma energia muito forte, impedindo que a fome voltasse por muito tempo. Além disso, padre Murilo faz uma ligação da farofa que trás essa energia com a brasa do carvão, chamado de maneira particular pelo povo nordestino de tição, que se consome, mas não se apaga.

No evento estavam presentes autoridades do município, como o Prefeito Jaime Calado, vereadores e secretários municipais, familiares do autor do livro e o público da cidade que prestigiou o registro de sua história feito por um dos seus filhos

A edição e produção do livro teve o apoio e parceria da Fundação Cultural Dona Militana e da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

O lançamento do livro “Farofa de Tição” finalizou-se com uma sessão de autógrafos do autor para quem adquiriu o livro na hora. Para quem deseja adquirir o exemplar do livro, está à venda na Fundação Cultural Dona Militana, em São Gonçalo.



Padre Antônio Murilo é sacerdote da Arquidiocese de Natal. Teve sua ordenação sacerdotal em 30 de novembro de 1985. No período 1986-1998 assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Macau. A partir de março de 1998 passou a exercer suas atividades na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, onde permanece até o presente. Desde 1978 é assessor da Pastoral da Juventude do Meio Popular, pastoral da qual participou da fundação na Arquidiocese de Natal. Tem escrito livros de poesias e de estudos do Evangelho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário