sexta-feira, 26 de abril de 2013

Secretaria de Educação a Distância completa 10 anos e é referência no País


Em junho, a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) completa 10 anos. Quando foi criada, em 2003, a SEDIS oferecia três cursos. Hoje conta com oito licenciaturas, dois bacharelados, três especializações, um mestrado e cinco cursos de aperfeiçoamento.

Somente na graduação, são 4.432 alunos, distribuídos em 14 polos de apoio presentes em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Além do crescimento numérico da oferta de cursos, a coordenadora geral da SEDIS, Carmem Rêgo, destaca que houve também um aumento qua-litativo nas atividades realizadas pela Secretaria.

"Atualmente, somos refe-rência para outras universidades do País em produção de material e em modelo pedagógico", diz Carmem Rêgo. "Professores de outras instituições nos visitam para conhecer nossa estrutura e nosso trabalho".



Modelo

As aulas da Educação a Distância (EaD) são ministradas através de um ambiente virtual de aprendizagem, espaço acessado pelo computador, onde os alunos dispõem de materiais didáticos, fóruns de dúvidas, chats, vídeo-aulas e recursos interativos.

Uma vez por semana, os estudantes se dirigem aos polos de apoio, que são os espaços físicos em diversos pontos do RN equipados com bi-bliotecas, laboratórios de informática e laboratórios destinados a aulas experimentais.

"É o que chamamos de modelo semipresencial, pois há vínculo com os polos. Lá o aluno pode contar também com o apoio dos tutores presenciais e dos coordenadores do curso", explica Carmem Rêgo.

Os tutores são orientadores dos estudos, que têm como função estimular os estudantes à autoaprendizagem e auxiliar na adaptação à modalidade de ensino a distância. "Muitos alunos vêm de anos de cultura presencial e por isso sentem dificuldades. O tutor tem um papel afetivo muito importante nesse sentido", acrescenta a coordenadora.


Destaque

Avaliada com conceito máximo pelo Ministério da Educação em 2012, a Licenciatura em Química a Distância é o exemplo mais eloquente do progresso vivido pela SEDIS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário