sexta-feira, 19 de abril de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN


UFRN renova parceria para apresentações da Orquestra Sinfônica
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) renova convênio om o Sistema Fecomércio e assina contrato de cooperação para continuidade do programa Parcerias Sinfônicas. O objetivo é de desenvolver ações formativas entre o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN (OSUFRN) para incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.

O contrato, que renovou o convênio por mais um ano, teve as assinaturas da reitora Ângela Paiva Cruz; do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz; da diretora regional do SESC, Jeane Eliad Figueiredo do Amaral; da vice-diretora da Escola de Música da UFRN, Raquel Carmona; e do maestro da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, André Muniz.

Segundo Ângela Paiva Cruz, esse tipo de parceria é importante porque mostra a preocupação da Universidade com a formação cidadã.  “Os processos sociais também podem ser inovadores”, frisou Ângela, destacando o crescimento da Escola de Música, que hoje oferece, além do ensino técnico, a graduação e a pós-graduação. Ela exemplifica: “há alguns dias tivemos a formação, de uma só vez, de dez doutores, e isso é um fato inédito na Instituição”.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, fez questão de falar sobre os acordos já realizados com a UFRN, destacando o atual contrato, considerado “um projeto vitorioso”. A diretora do SESC, Jeane Figueredo, falou sobre a ênfase nos programas culturais e de lazer, de forma que venham a “contribuir efetivamente para o desenvolvimento cultural do estado”.

Raquel Carmona, vice-diretora da Escola de Música, fez referência à importância do projeto para “alavancar” o público, enquanto a diretora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Teodora Alves, destacou o investimento da atual gestão da UFRN na política cultural.

De acordo com o maestro da OSUFRN, André Muniz, a partir dessa iniciativa, a Escola de Música integra todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da atuação e da execução “de nossos professores e da vinda de solistas que trazem um tipo de informação técnica diferenciada para nossos alunos”.
Projeto

O projeto, iniciado em 2011, permite que a orquestra apresente concertos oficiais, artístico-culturais e didático-pedagógicos voltados para o público-alvo do SESC e para a população em geral. Além disso, a OSUFRN atuará em ações educativas e de desenvolvimentos artístico-culturais para os programas escolares e sociais do SESC-AR/RN, tais como palestras-concerto de grupos camerísticos, famílias de instrumentos, duo ou trios, oficinas musicais, vivências e visitações dos instrumentistas discentes da Orquestra às salas de aula do SESC.

Na sua primeira edição, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de talentos potiguares, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011 na categoria melhor show do ano.

A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” foi apresentado pela primeira vez no evento “Mossoró Cidade Junina”. Essa terceira edição, segundo Daniel Rezende, coordenador cultural do SESC, ainda está em concepção.

Programa de Aconselhamento em Saúde realiza atendimentos de alunos
O Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS), criado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza atendimentos individuais aos alunos da Universidade todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), localizado próximo à Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). 

São realizados aconselhamentos psicológicos, quando os alunos podem expor suas dúvidas, conversar com um profissional e receber insumos de prevenção sexual (preservativos masculinos e femininos).  Os atendimentos são realizados por ordem de chegada, basta o aluno chegar dentro do período de atendimento.
O PAS teve início no mês de abril de 2013 e é coordenado pela psicóloga da PROAE, Angélica Gil, que está à disposição dos para atendimento e outras dúvidas.

Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3215-3307 ou enviar e-mail para
 psicologiaproae@reitoria.ufrn.br.

Seminário de Pesquisa do CCSA recebe inscrições até sábado, dia 20
O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, até este sábado, 20, as inscrições de alunos da graduação e pós-graduação, além de técnicos e professores da UFRN interessados em participar das atividades que compõem a programação do XVIII Seminário de Pesquisa do CCSA.

Para os alunos, a taxa de inscrição é de R$ 20, para técnicos e professores o valor é de R$ 40. Cada participante do Seminário pode se inscrever em um encontro por turno, fechando o número máximo de três inscrições por aluno, que devem ser realizadas através do site do evento:
 http://seminario.ccsa.ufrn.br/inscription.

Os selecionados para apresentar artigo ou pôster necessitam efetuar o pagamento da inscrição até amanhã, a fim de confirmar a inscrição e assim ter o trabalho incluso na programação oficial e nos anais. Após o pagamento do boleto bancário, o inscrito deve acessar o site do seminário, encaminhar o comprovante e aguardar o e-mail de confirmação.

Evento

O XVIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN) acontece entre os dias 20 e 24 de maio, com o tema “Construindo a Universidade Pública 40 anos”.

O evento tem como objetivo tornar acessível à comunidade universitária a produção científica existente no CCSA por meio da divulgação dos trabalhos apresentados. A proposta é abrir espaço para discussão e socialização do conhecimento produzido nas diferentes áreas das ciências sociais aplicadas, como Direito e Biblioteconomia.

Mais informações e o link das inscrições estão disponíveis na página do evento:
 http://seminario.ccsa.ufrn.br/.

UFRN participa do lançamento da Conferência Nacional de Educação
A Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 foi lançada na tarde desta quinta-feira, 18, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participaram do evento autoridades locais como secretários de Educação dos municípios norte-rio-grandenses e 22 entidades representativas. A conferência foi organizada pelo coordenador do CONAE, professor Francisco das Chagas Fernandes, e pela professora e diretora do Centro de Educação da UFRN (CE), professora Márcia Gurgel.

No decorrer da conferência de abertura, Francisco Fernandes apresentou um panorama geral da empreitada que os fóruns intermunicipais terão nos meses de maio e junho deste ano. Ele pôs em destaque que a realização dos fóruns é uma conquista, pois se trata de um momento aberto para o diálogo a fim de delinear políticas que desdobrem-se em redes de ensino municipal estadual e federal. No total acontecem 18 conferências intermunicipais que juntas têm o objetivo de conseguir desdobrar metas e planos que se articulem com os planos de educação dos municípios, estado e da União.

Fernandes destaca que neste ano a novidade do evento é a formação das conferências livres que incentivam uma maior participação dos mais distintos segmentos da sociedade civil. Ele chama a atenção para a questão da aprovação do Pano Nacional de Educação (PNE), que está para ser votado no Congresso Nacional. O plano serve para conferir a situação da educação do País de quatro em quatro anos.

Foi destacada também a organização do cronograma dos fóruns intermunicipais, locais, atividades, quantidade de delegados, temas, abordagens e das políticas de gerenciamento das atividades ao longo dos encontros. Tanto o coordenador Francisco Fernandes quanto a diretora Márcia Gurgel apresentaram os planos dos sete eixos que nortearão o andamento de todas as atividades.

Esses sete eixos, segundo os educadores, são temas que abordam a realidade e as características de cada local onde irá acontecer as conferências intermunicipais, sendo também as diretrizes básicas na formação das temáticas a serem discutidas e implementadas em outros fóruns.

Neste ano, as conferências acontecem no período de 22 de maio a 26 de junho nos municípios pólos de Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz. A UFRN atuou na realização dos projetos desses trabalhos educacionais.

Coordenadoria realiza mesa-redonda sobre envelhecimento saudável
Cuidando do Envelhecimento Saudável. Esse é o tema da mesa-redonda promovida pela Coordenadoria de Apoio Psicossocial do Servidor (COAPS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 29, às 14h30, no teatrinho do Departamento de Artes (DEART).

O evento conta com um ciclo de palestras com profissionais da área da saúde. Será realizado ainda encontro com depoimentos de servidores aposentados, contando sobre sua experiência em inatividade.

Na Tenda Social, será feita a aplicação da vacina Influenza para prevenção da gripe. As pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas (com indicação médica) que forem tomar a vacina devem levar o cartão de vacinação.

Destinada aos servidores ativos acima de 50 anos e aos aposentados, a mesa-redonda faz parte do Encontro Mensal Vida com Maturidade. Mais informações podem ser encontradas no site
 http://www.projetovidacommaturidade.blogspot.com.br/ ou nos contatos: 3215-3662 e 3342-2338.

Nenhum comentário:

Postar um comentário