quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN


Projeto de Extensão do DEF encerra inscrições nesta sexta-feira, 19
O Departamento de Educação Física (DEDFIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 19, para o Projeto de Extensão Corrida de Orientação no Ambiente Universitário Escolar.

Durante o período da ação, os participantes aprendem exercícios lúdicos e recreativos em contato direto com a natureza, conscientizando-se da necessidade de preservar o meio ambiente. A proposta é ocasionar o mínimo de impacto à natureza, mantendo-a livre do lixo produzido nos treinamentos e competições, evitando assim a poluição.

O projeto, coordenado pelo professor Jonatas de Franca Barros, é destinado a 40 alunos na UFRN, sendo 20 vagas para o sexo masculino e 20 para o feminino. Os participantes devem estar matriculados em qualquer curso. Os inscritos que não forem selecionados permanecem em uma lista de espera, para serem chamados no próximo mês.

As reuniões acontecem às quintas-feiras, das 8h às 11h para os matriculados no turno matutino, e das 14h às 17h para os matriculados no turno vespertino. Para efetuar a inscrição, os interessados devem enviar e-mail para o endereço orinatal@gmail.com, ou pelo sitehttps://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/graduacao/agregador_bolsa/busca.jsf. O resultado será divulgado na segunda-feira, 22.

Museu Câmara Cascudo realiza exposição Tesouros do Museu Nacional
O Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai realizar a abertura da exposição Tesouros do Museu Nacional, no dia 23 de abril, às 10h, na sala de Exposições de Curta Duração.

A exposição terá como destaques as réplicas da estátua egípcia do deus Osíris; a reconstituição da face de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e do Iguanodonte, dinossauro que viveu há aproximadamente 100 milhões de anos. Já entre as reproduções fotográficas estão a preguiça gigante, o meteorito bendegó e o trono africano de Daomé.

A mostra, que ficará exposta por três meses, é um projeto itinerante que apresenta obras do acervo do Museu Nacional da UFRJ a várias cidades do país. “O Museu Câmara Cascudo concorreu com outras instituições para conseguir essa exposição”, explica a diretora do MCC, Sônia  Othon.

O MCC estará aberto para visitação pública, com entrada franca, de 23 de abril a 5 de julho, das 9h às 17h. Para grupos com mais de 10 pessoas, deve ser feito um agendamento, pelos telefones 3342-4900 ou 3342-4903.

BCZM apresenta biblioteca itinerante no Dia Mundial do Livro
Na próxima terça-feira, 23, no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, o projeto “Biblioteca Itinerante para Trocas de Livros” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estará no Hall da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), a partir das 7h30.

A transferência de livros para outros leitores, de forma a permitir a permanente troca de informações é a principal ideia do projeto. O objetivo geral é transformar os espaços do Campus em uma imensa biblioteca itinerante.

O projeto se propõe a distribuir livros dentro do Campus Universitário, como alternativa às diferentes formas de mediação, interação, intercâmbio e disseminação da informação, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos da comunidade acadêmica.

Na prática, a proposta consiste na utilização de um acervo de livros que podem ser trocados por outros.  Os interessados devem levar livros usados bem conservados, para a permuta por outros de variados gêneros, como romances e biografias.

Por meio das redes sociais, como Facebook e Twitter a comunidade é informada sobre o local e a data das ações do projeto. Pontos fixos para coleta das doações de livros também serão criados.

Professor da EMUFRN ministra masterclass de violoncelo na Alemanha
O professor Fábio Presgrave da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) ministra, entre os dias 22 e 28 de abril, masterclasses e palestras para alunos de violoncelo da Universidade de Munster e MusikHochSchule de Essen, na Alemanha, a convite dos professores Alexander Hulshoff e Matias de Oliveira Pinto.

Presgrave também representará a UFRN em eventos sobre internacionalização que irão acontecer na universidade alemã. Os eventos contarão também com a presença de dirigentes dos principais Conservatórios e Universidades da Europa.

Durante este período, o docente realizará palestras sobre o livro “Violoncelo XXI”, escrito em parceria com os professores Felipe Aquino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Teresa Cristina Rodrigues, da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). A obra foi realizada em consonância com a pesquisa do recém-inaugurado Programa de Mestrado em Música da UFRN.


Pós-Graduação em Design promove palestra com professora da UERJ
O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a palestra Refletindo sobre a História do Design, proferida pela professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Maria Rebello, na próxima terça-feira, 23.
O encontro acontece a partir das 15h, no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) com o objetivo de promover a informação acerca dos estudos sobre design.

Durante a palestra, serão abordados os aspectos históricos e culturais do desenvolvimento do Design; os aspectos estético-visuais, tecnológicos e sociais; o designer e a sociedade; novos desafios e perspectivas no campo do Design contemporâneo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3342-2398 ou pelo e-mail: mestradodesign@cchla.ufrn.br, informando nome, e-mail, telefone, instituição ou empresa em que trabalha e especificando se é aluno, professor ou profissional da área.
 
PAP abre inscrições para palestra sobre docência no ensino superior
Estão abertas as inscrições para a palestra "Docência no ensino superior: desafios da prática", promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa de Atualização Pedagógica (PAP). O evento acontece no dia 28 de maio, no auditório da Reitoria. A palestra, que acontece a partir das 8h, marca, também, o lançamento da revista Coleção Pedagógica.

O evento se destina aos docentes da UFRN e é aberto aos alunos que participam de programa de monitoria e ao público externo. Os docentes podem fazer inscrição pelo SIGAA e os demais interessados preenchem a ficha disponível no site da PROGRAD ou solicitam através do e-mail do PAP: pap@prograd.ufrn.br.
As vagas são limitadas à capacidade do auditório, ou seja, 250 participantes.
O PAP é um programa destinado exclusivamente aos professores da UFRN que passou a integrar o Plano de Gestão da Universidade a partir de 2003 como um projeto, priorizando a melhoria do ensino de graduação.

A dimensão pedagógica da prática docente dos professores é prioridade na agenda de trabalho da UFRN. Desde a década de 80, foram desenvolvidos vários projetos de atualização e aperfeiçoamento pedagógico do quadro de professoras e, certamente, essas ações contribuíram para o patamar da qualidade acadêmica e social alcançado pela Instituição.

Políticas para juventude é tema de debate no auditório do CCHLA
“Políticas públicas para a juventude” é o tema do debate realizado com a secretária Nacional da Juventude, Severine Macêdo, que acontece na quinta-feira, 25, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir das 19h30.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa “Poder Local, Desenvolvimento e Sociedade”, da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN, “Observatório da Juventude em Contexto de Violência” e direção do CCHLA.
Para participar, não é necessário realizar inscrição, basta chegar Ao local no horário marcado.

Severine Macêdo tem suas origens no movimento sindical da agricultura familiar e, desde 2011, é Secretária Nacional do Governo Federal. Assumiu por diversas oportunidades a coordenação de jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT). 

Desde 2008, Severine dirige a Secretaria Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores e, durante a campanha eleitoral de 2010, deu suporte à presidenta Dilma Roussef e ao ministro Alexandre Padilha no tema das políticas de juventude. 
Mais informações através do número 3215-3559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário