terça-feira, 30 de abril de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Evento Rupturas Libertárias da UFRN começa nesta quinta-feira, dia 2
O evento Rupturas Libertárias, promovido pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), terá sua terceira edição de 2013 realizada entre os dias 2 e 4 de maio. A ação aconteceu pela primeira vez em 2008, sendo sua primeira edição denominada “Maio de rupturas”, em referência aos 40 anos das barricadas do desejo em maio de 1968.

“Rupturas Libertárias” é desenvolvido por alunos de diversos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e tem como objetivo difundir ideias libertárias, pensando novas possibilidades de organização social e reunir pessoas que pensam e agem em consonância com a vivência anarquista.   
A programação do evento começa nesta quinta-feira, 2, às 9h, no auditório do CCHLA, com uma mesa-redonda sobre “Como a Não-Violência Protege o Estado”. Às 14h, o Coletivo Matilha Negra, de Natal, promove o debate “Resistência e organização libertária: percepções sobre o ELAOPA”.

Neste ano, ele será encerrado no bar Eletrocana, na Ribeira, com a apresentação das bandas Derrotista, da Paraíba, Grillus Sub, Tudo Acabado, ambas do Ceará, além de Os Cramunhão e Insane Madness.

Informações sobre a programação no endereço eletrônico: https://www.facebook.com/events/466603550077695/?fref=ts.

Passeio de bugre e ventos de “Gostoso” mostram potencial turístico do RN em feira de São Paulo

A Feira Adventure Sport Fair começa nesta quarta-feira (1º) e segue até domingo na Bienal (Ibirapuera), em São Paulo. O evento é dirigido ao público final de praticantes de turismo de aventura. Por isso, o presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN, Sandro Pacheco, incrementou o stand do Estado potiguar na feira com um bugre e uma TV de LED com exibição de cenas da novela global Flor do Caribe, que tem evidenciado as belezas naturais do litoral potiguar.
A Adventure Sport Fair é o mais importante evento da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura. Desde 1999, a feira se fortalece a cada nova edição, tornando-se referência no mercado ao reunir as principais marcas e destinos, as agências governamentais e as principais ONGs do setor em um único evento. A exposição conta com a participação de expositores de 27 estados brasileiros e dos principais destinos da América Latina.
“O Governo do Estado e a Emprotur pretendem mostrar nossas belezas e as facilidades para a prática de esportes radicais aqui, como o kite surf em São Miguel do Gostoso e Barra do Cunhaú, o mergulho contemplativo em Maracajaú e Pirangi, ou em Búzios, no litoral Sul, o trekking e rapel em Serra Caiada, e o voo livre em Patu, na Serra do Lima, enaltecendo o nosso passeio de bugre, que é o nosso carro-chefe”, ressaltou Sandro Pacheco.
Foram parceiros neste projeto de montagem do stand, a Marazul que cedeu o Bugre, e o Sebrae, que colaborou na estrutura da feira.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Biblioteca Central Zila Mamede comemora 54 anos nesta quinta-feira
Criada a partir do “Serviço Central de Biblioteca”, através da autorização do Conselho Universitário no dia 2 de maio de 1959, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemora na próxima quinta-feira, 2 de maio, o seu aniversário de 54 anos de fundação e de serviços prestados a toda a sociedade potiguar.

Nesse dia, a BCZM terá o expediente reduzido, iniciando às 7h30 e encerrando suas atividades às 16h30, quando acontece uma comemoração interna com a equipe da biblioteca. Durante todo o mês de maio, será organizada uma série de atividades alusivas à data. A programação está em fase de elaboração.

A BCZM, segundo sua diretora, Ana Cristina Cavalcanti Tinôco, vem acompanhando o desenvolvimento científico e tecnológico, adaptando-se às crescentes demandas, “tanto em termos de estrutura física e equipamentos, como em relação à equipe, novas tecnologias de comunicação e informação e principalmente em relação ao acervo.”

A Biblioteca, afirmou Ana Cristina, acompanhou esse crescimento investindo no acervo, por meio de um sistema de compras premiado pelo Ministério da Educação (MEC), que permite a toda a comunidade acadêmica indicar livros para serem adquiridos pela biblioteca. Atualmente a BCZM possui um acervo de mais de 320 mil exemplares, entre livros, folhetos, teses, dissertações, periódicos, filmes e áudio.

Desde 2006, com a implementação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFRN, toda produção científica dos programas de pós-graduação passaram a integrar a BDTD Nacional e a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), sendo estas coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Virgínia Tech University, respectivamente. “Este fato confere visibilidade em nível mundial aos trabalhos produzidos no âmbito da UFRN”, frisou Cristina Tinôco.

A acessibilidade, segundo a diretora da Biblioteca, é uma questão prioritária na BCZM, que dispõe de vaga exclusiva no estacionamento, rampas de acesso, plataforma elevatória, piso tátil, coleção de obras em Braille, instalações sanitárias adaptadas, telefone público para deficientes físicos e outros equipamentos especiais, tais como: computadores, scanner de mesa, softwares de leitura, extensores de punho, switch mouse, aranha mola, bengala, lupas de apoio e máquina rotuladora. Estes equipamentos estão disponíveis no Laboratório de Acessibilidade, que é mantido em parceria com a CAENE.

Orquestra Potiguar de Clarinetas se apresenta na Escola de Música
Nesta quinta-feira, 2 de maio, a Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza apresentação no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

O repertório do evento contempla diversos autores, revelando ao público a versatilidade musical da orquestra criada pelo músico e professor João Paulo Araújo, considerada uma referência brasileira neste tipo de formação e atuação.

Junto ao Projeto “Música para Todos – Formação de Plateias em Música na cidade do Natal e Região Metropolitana”, a OPC desenvolve Concertos Didáticos abertos ao público em instituições filantrópicas e escolas da rede pública de ensino. Atualmente a Orquestra trabalha na pré-produção do seu primeiro CD, com arranjos de composições autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário