quarta-feira, 3 de abril de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN

Centro de Biociências abre inscrições para Simpósio de Bioinformática
O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, no período de 11 a 13 de abril, o I Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bioinformática (I-SBEBEP), no Auditório Otto de Brito Guerra na Reitoria da UFRN. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 11 de abril através do site: http://www.cb.ufrn.br/simpbioinfobr/inscricao.php.

O evento pretende iniciar um processo de discussão, de caráter nacional, em prol de um novo cidadão, com melhor preparo para os seus futuros desafios, explorando e utilizando a bioinformática para o progresso do Brasil.

A UFRN é uma das pioneiras no ensino do Componente Curricular Bioinformática para o Curso de Biomedicina (obrigatório), oportunizando uma contribuição importante à formação do biomédico à luz dos novos conhecimentos das Ciências Ômicas.

O Simpósio é organizado pelos Departamentos de Biofísica e Farmacologia (DBF), Microbiologia e Parasitologia (DMP), Biologia Celular e Genética (DBG) e de Bioquímica (DBQ), do Centro de Biociências (CB), com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa (PROPESQ), de Extensão (PROEX) e da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.cb.ufrn.br/simpbioinfobr/.

 Escola Agrícola de Jundiaí comemora 64 anos com programação variada
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) completa 64 anos de sua fundação nesta quinta-feira, 4 de abril. Para lembrar esta data, a Instituição promove atividades voltadas ao entretenimento, ao lazer e à memória da Escola Agrícola.

Estendendo-se ao longo do dia, a programação do evento conta com atividades diversificadas, como: oficina, palestras, exibição de filmes, exposição de fotografias, Torneio de Futsal, Vôlei de Areia e Xadrez destinadas a professores, funcionários e alunos da Escola Agrícola.

Na programação também há espaço para alunos que desejam apresentar atividades artísticas. Outras informações pelo telefone 3342-4822.

CCSA abre inscrições para minicursos do XVIII Seminário de Pesquisa
Estão abertas as inscrições para os minicursos oferecidos durante o XVIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que será realizado de 20 a 24 de maio. Os alunos interessados devem procurar a secretaria do evento, localizada na Sala de Revistas do NEPSA, para efetuar a inscrição.

No total, serão 58 minicursos abordando diversos temas, ministrados no período de 21 a 23 de maio, durante os três turnos. Cada participante do Seminário poderá se inscrever em um encontro por turno, fechando o número máximo de três inscrições por aluno.

A lista completa dos cursos já se encontra na secretaria do evento e deverá ser divulgada em breve através do siteseminario.ccsa.ufrn.br e nas redes sociais do Centro.

Cine Tirésias promove sessões voltadas para sexualidade e gênero
As sessões de filmes do Cine Tirésias, projeto do Tirésias, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão marcadas para os dias 18 de abril, 17 e 24 de maio.

Em ordem de exibição, os filmes das três sessões promovidas são: Meninos não Choram; Milk – A voz da igualdade e; Tomates Verdes Fritos.  Os filmes serão exibidos no Café Salão Nalva Melo, na Av. Duque de Caxias, 110, na Ribeira.  As exibições começam sempre a partir das 19h.

As sessões tem o objetivo de promover discussões e reflexões em torno de assuntos como o gênero e a sexualidade. O projeto é coordenado pela professora Berenice Bento, do Departamento de Ciências Sociais.

O Núcleo funciona como um espaço destinado a estudos, pesquisas, diagnósticos, intervenção e difusão de questões relacionadas à diversidade sexual, a equidade de gênero e a garantia e ampliação dos Direitos Humanos.

 Pós-Graduação em Ciências Sociais lança nova edição da revista Cronos
A nova edição da revista Cronos, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi lançada no portal de periódicos da UFRN.

A revista é publicada com periodicidade semestral, com a proposta de difundir a pesquisa e a reflexões acadêmicas relevantes em Ciências Sociais, oriundas de centros de investigações qualificados do Brasil e do Exterior.


A publicação também contribui com a construção do pensamento, com o processo de conhecimento e realizações de debates teóricos sobre as transformações fundamentais e os desafios que atuam nas sociedades contemporâneas.

A cada número da revista um dossiê temático anuncia a problemática em discussão, seguidos de artigos inéditos em um movimento pluridisciplinar. O acesso pode ser feito no endereço eletrônico: http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/cronos/index.

Especialização em Psicologia do Trabalho recebe inscrições até sexta-feira, 5
O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), por meio do Departamento de Psicologia (PSIC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe até a sexta-feira, 5, às 16h, as inscrições para o Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Estão sendo disponibilizadas 45 vagas.

O curso tem como público-alvo psicólogos, preferencialmente com até cinco anos de conclusão do curso de graduação e atuando na área de Psicologia Organizacional do Trabalho (POT). A proposta é possibilitar aos participantes a obtenção de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, que os capacite a atuar de forma integrada como psicólogos do trabalho, gestores e profissionais de Recursos Humanos, fornecendo-lhes conhecimentos aplicáveis, básicos e multidisciplinares.

As inscrições para o processo devem ser feitas pelo seguinte link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/view.jsf, com taxa de inscrição no valor de R$ 50.

O curso tem a carga horária de 390 horas, com aulas ministradas nos finais de semana, nos seguintes horários: sextas-feiras e sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h. Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET), o curso terá a duração de 18 meses, com data de início prevista para 19 de abril.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3215-3590 ou pelos e-mails: secpsi@cchla.ufrn.br ou regina@cchla.ufrn.br.

UFRN promove 5° Congresso Norte-Nordeste de Química de 8 a 12 de abril
O Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, do dia 8 a 12 de abril, o 5° Congresso Norte-Nordeste de Química.

O evento é uma parceria entre a Associação Norte-Nordeste de Química e o Departamento de Química da UFRN.  O Congresso conta com palestras, minicursos, exibição de vídeos, lançamento de livros e apresentações de trabalhos.

O evento é destinado para alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores e profissionais da área, os quais já realizaram a inscrição online. Os participantes irão receber um certificado de 40 horas.

Mais informações podem ser encontradas no endereço eletrônico: http://www.annq.org/.

Ciclo de Cinema Social Aplicado exibe filmes no auditório do NEPSA
Bold Native (“Coragem Nativa”, versão em português) é o próximo filme a ser apresentado no Ciclo de Cinema Social Aplicado no dia 18 de abril, às 17h, no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA). O Ciclo é uma parceria do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti do Curso de Direito e a Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O filme, dirigido por Denis Hennelly, trata da história de um ativista que luta a favor dos direitos animais e tem por objetivo libertar algumas espécies utilizadas como experimentos em laboratórios. Ao fim da sessão acontece uma discussão sobre os principais temas percebidos no filme.

Bold Native é o terceiro filme do Ciclo de Cinema. Na sequência serão exibidos “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, no dia 9 de maio, e “Trainspotting”, de Danny Boyle, no dia 30 de maio, sempre às 17h, no Auditório do NEPSA.
O site do CineCCSA contém toda a programação da Mostra, bem como sinopses e mais informações sobre as próximas sessões. Confiram: http://ccsa.ufrn.br/cinema/.

Alunos da UFRN participam do 6º Festival Off Plus Camera na Polônia
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam do 6º Festival Off Plus Camera, em Cracóvia, na Polônia. O Festival Internacional de Cinema Independente Off Camera Plus, que acontece entre os dias 12 e 21 deste mês, é um dos eventos mais importantes no mapa cultural polonês.

Os alunos irão apresentam o curta-metragem “Maré Alta”, que retrata o avanço do mar no litoral potiguar e mostra entrevista com uma moradora do distrito de Sagi, localizado no município de Baía Formosa, que teve sua casa invadida pelas águas.

O vídeo, produzido por Alexandre Santos, Dênia Cruz Sckaff, Élmano Ricarte e Fernanda Pires, tem duração de um minuto e foi feito em 15 dias. Maré Alta foi vencedor do III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC).

Como o prêmio do FINC deu direito a passagem e hospedagem de somente um dos membros da equipe realizadora do curta, a UFRN vai custear o transporte dos demais alunos do PPGEM que produziram o vídeo. “Somos cinco integrantes, então sorteamos a passagem e a hospedagem oferecidas pelo festival. Dos outros quatro membros, uma mora em Portugal e, dessa forma, fica mais próximo para ela. E como nós três somos estudantes da UFRN, conseguimos o apoio financeiro da instituição”, explica a produtora do curta Dênia Cruz Sckaff.

De acordo com Dênia, o festival vai contar com trabalhos do cinema alternativo de vários países. “Para nós, que somos pesquisadores e trabalhamos com áudio visual, será uma oportunidade de conhecer outras produções e trocar experiências”.

Além da exibição do curta Maré Alta no festival polonês, os produtores irão conhecer o Alvernia Studios e apresentar os trabalhos da Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) na Universidade da Cracóvia.

Departamento de Línguas da UFRN realiza II Curso de Estudos Irlandeses
O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o II Curso de Estudos Irlandeses. Esta edição acontece nos dias 27 de maio e 7 de junho, das 19h às 21h, no auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Ministrado em inglês pelo professor Bruce Stewart, da Ulster University (Irlanda do Norte), o II Curso de Estudos Irlandeses inicia a programação do Bloomsday 2013, que é uma comemoração dos admiradores do autor irlandês James Joyce, e do seu livro mais famoso, Ulisses.

Com a disponibilidade de 50 vagas, o curso tem a duração de 30 horas, sendo 20 presenciais e 10 para orientação. Interessados em participar devem se inscrever no SIGAA, pagar taxa de R$30 e entregar o comprovante de inscrição aos professores Ana Graça Canan ou Marcelo Amorim, do DLLEM.

Mais informações no link http://www.cchla.ufrn.br/dllem/index.html ou pelo telefone da Assessoria de Imprensa do CCHLA: 3215-3573.

NAC promove III Seminário de Arte e Cultura da UFRN de 13 a 15 de maio
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), realiza, no período de 13 a 15 de maio, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o III Seminário de Arte e Cultura da UFRN.

O evento tem por objetivo promover reflexões sobre o patrimônio artístico-cultural da Universidade e suas ações acadêmicas no campo da arte, cultura e comunicação. A proposta é também fortalecer o diálogo da UFRN com movimentos sociais e fóruns artísticos regionais e com instituições de fomento à arte e à cultura.

Mais informações pelo telefone 3215-3237 (secretário do Núcleo de Arte e Cultura) ou pelos e-mails nac@reitoria.ufrn.br/nac.ufrn@gmail.com.
 
Escola de Música da UFRN realiza recital gratuito com contrabaixista uruguaio
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) realiza, na próxima segunda-feira, 8, às 20h, no Auditório Onofre Lopes, recital gratuito com o contrabaixista uruguaio Milton Masciadri. Na apresentação, o músico recebe acompanhamento da pianista Ana Flávia Frazão.

Milton Masciadri é professor de contrabaixo na Universidade da Georgia (USA), onde trabalha desde 1984. Aos 17 anos, já era um dos principais contrabaixistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, aos 19 anos, fazia parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Masciadri tem apresentado masterclasses em instituições como a Juilliard School, Manhattan School of Music, Guildhall School of Music (Londres), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e nos Conservatórios de Paris, Buenos Aires, Moscou e Milão. Apresentou-se em alguns dos teatros mais importantes do mundo, como o Lincoln Center, de Nova Iorque, e o Teatro Municipal de São Paulo.

Em 2009, Masciadri recebeu o título de Distinguished University Professor da Universidade da Georgia, o primeiro docente da área de artes a receber tal honra em 62 anos. Milton também obteve o título de “Accadêmico” da Academia Filarmônica de Bolonha (Itália), a mais antiga instituição educacional europeia.

Pianista convidada

Ana Flávia Frazão é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade” e “Concertos UFG”. Iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC - UFG).

A pianista tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com êxito de público e crítica.

Curso de Especialização em Sistemas de Informação prorroga inscrições
O Departamento de Ciências da Informação (DECIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prorroga o período de inscrições para o curso de Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação até o domingo, 7. São ofertadas 50 vagas, sendo cinco reservadas para servidores ativos do quadro da UFRN e 45 para o público externo.

Com duração de 12 meses, a previsão do início das aulas é dia 15 de abril. As aulas são quinzenais, nas segundas, quartas e sextas-feiras à noite, com frequência mínima exigida de 75% por disciplina.

Os interessados devem fazer a inscrição através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no linkwww.sigaa.ufrn.br (Menu Pós-graduação lato sensu > Processo seletivo) e entregar a documentação exigida no Setor de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3215-3481 e pelos e-mails ppgcc@hotmail.com e decin.pos@gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário