sexta-feira, 5 de abril de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN


UFRN cria Curso de Museologia no Centro de Ensino Superior do Seridó
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da comissão responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) anuncia a criação de um novo curso de graduação: o curso de Museologia, bacharelado, que será implantado no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado em Caicó, abrigado no Departamento de História daquele centro.

A discussão sobre a criação do curso de Museologia no estado começou em dezembro de 2012, por ocasião das comemorações alusivas ao ultimo Dia do Museólogo. No dia 18 de dezembro de 2012, o Museu Câmara Cascudo da UFRN, em parceria com a Coordenadoria de Cultura, Memória, Documentação e Museu, da PROEX, promoveram um encontro para lembrar a data e, também, com o objetivo de discutir  a necessidade e a importância da formação de mais profissionais da área de museologia.

Uma mesa-redonda com o tema “A importância da criação do curso de Museologia na UFRN como contribuição para o fortalecimento das ações museológicas frente ao patrimônio do Rio grande do Norte”, aprofundou as discussões.

De acordo com a diretora do Museu, professora Sônia Othon, a criação do curso  de Museologia se constitui num importante reconhecimento para o MCC e sua missão de colaborar com a preservação e a democratização da história e da cultura no estado.

Para a museóloga do MCC, Joana Flores, natural e graduada na Bahia, a criação do curso de museologia no RN é um passo importante para o reconhecimento da profissão, em especial pelo fato de atualmente contarmos com poucos profissionais com essa formação no RN.

Segundo ela, “A formação é fundamental para oferecer ao profissional o conhecimento técnico para criar estratégias que visem a minimizar os problemas enfrentados pelas equipes dos museus”. Joana Flores também ressalta que a presença de um profissional com esse conhecimento além de ajudar a democratizar literalmente o acesso aos acervos, desperta o público para a compreensão de que “os museus são espaços responsáveis por possibilitar a apropriação da identidade cultural advinda da relação entre o homem e seu meio”. 

Palestrantes abrem Congresso Internacional de Publicidade e Propaganda na UFRN
Na manhã desta quinta-feira, dia 4 de abril, teve início o ciclo de palestras e exposições do I Congresso Internacional de Publicidade e Propaganda (CONIP) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o III Encontro da Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Publicidade (RELAIP), no auditório da Reitoria da UFRN. 

A palestra de abertura, “Perspectivas da publicidade na Iberoamérica”, contou com participação de palestrantes convidados, dentre os quais Mónica Baquero Gaitán, presidente da Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Publicidade (RELAIP); e Eneus Trindade Barreto Filho, professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo (UNESP). 

Os convidados fizeram relatos e exposições sobre as pesquisas e as experiências que vêm sendo realizadas sobre o tema principal do encontro, a publicidade e a propaganda na América Latina. 

A professora Mónica Baquero Gaitán falou sobre a onipresença das marcas no dia a dia, pois, segundo disse, não se tem mais como escapar do desejo dos consumidores de obter produtos sustentáveis, o que propicia uma mudança e expansão de comportamentos, ou seja, o mundo está se tornando colaborativo.

O segundo conferencista, professor Eneus Trindade, da UNESP, abordou a questão da midiatização e de sistemas publicitários frente aos atuais estudos de reflexão comunicacional. Nesse aspecto, Trindade citou diversos teóricos da Comunicação, como Henry Jenkis, além de estudiosos da Sociologia e da Antropologia. 

Eneus Trindade explicou ainda que, no campo deontológico, não existe mais sentido se estudar a emissão e a recepção isoladamente das mensagens. Deve-se, sim, acrescentou, pesquisar sobre o processo comunicacional de forma integrada, devido ao seu caráter midiatizador. As mídias sociais, por exemplo, reforçou Eneus Trindade, são uma mostra dessa inserção de novos sentidos à Comunicação e à Publicidade.

O I CONIP prossegue até sexta-feira, 5, com a realização de palestras no auditório da Reitoria, das 9h às 12h, e das 14h às 18h, nos auditórios do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), com fórum temático e apresentações de Grupos de Trabalhos (GTs).

PROAE marca nova data para abertura dos Jogos Universitários
A abertura dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai acontecer no próximo dia 26 de abril, às 19h, no Ginásio I, Campus Central. O início do evento estava previsto para esta sexta-feira, 5, mas, devido ao atraso na finalização do edital da arbitragem, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), através da Diretoria de Atividades Estudantis e da Divisão de Atividades Desportivas, precisou alterar a data.

A PROAE sugere aos Centros e Unidades que desejarem estender o prazo de inscrição de seus atletas que o façam até o dia 15 de abril, destacando ainda que cada Centro deve se fazer representar por, no mínimo, 50 atletas, na abertura do evento.

Neste ano, os Jogos de Centro estão incorporados aos Jogos da UFRN como primeira fase. Classificam-se para a fase final uma equipe masculina e uma feminina de cada Centro, nas modalidades de Handebol, Basquete, Voleibol e Futebol (Mini-Campo), e duas equipes masculinas e duas femininas para o Futsal.

As modalidades individuais (Tênis de Mesa, Badminton, Judô, Karatê, Atletismo, Natação, Xadrez, Sinuca e Dominó) serão disputadas em fase única na forma de festivais, com datas a serem divulgadas.

A fase final será realizada no segundo semestre deste ano e as equipes classificadas podem incluir atletas de outros cursos, desde que sejam do mesmo Centro. Mais informações através do e-mail esportesufrn@gmail.com ou pelo telefone 3215-3322. 

Galeria Conviv’Art tem palestra sobre luz e movimento na fotografia
“Luz e movimento na fotografia contemporânea” é o tema da palestra que acontece nesta sexta-feira, 5, às 9h, na Galeria Conviv’Art, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O palestrante é o fotográfo paraibano João Lobo. 

Em seguida, acontece um debate sobre o tema entre o fotógrafo e a curadora Bete Gouveia, diretora do Instituto de Arte Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, com mediação de Bruna Lobo, coordenadora de Artes Visuais da FUNESC/PB e professora da Faculdade IESP. 

Os eventos fazem parte do projeto multimídia “Across Lens”, que segue com exposição até dia 26 de abril. O projeto reúne, num mesmo espaço, as fotografias que compõem as exposições Across Lens e Tessituras Urbanas. As exposições já passaram por João Pessoa (PB) e Recife (PE). No próximo semestre, estão agendadas para Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina

Alunos da UFRN participam do 6º Festival Off Plus Camera na Polônia
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam do 6º Festival Off Plus Camera, em Cracóvia, na Polônia. O Festival Internacional de Cinema Independente Off Camera Plus, que acontece entre os dias 12 e 21 deste mês, é um dos eventos mais importantes no mapa cultural polonês.

Os alunos irão apresentam o curta-metragem “Maré Alta”, que retrata o avanço do mar no litoral potiguar e mostra entrevista com uma moradora do distrito de Sagi, localizado no município de Baía Formosa, que teve sua casa invadida pelas águas.

O vídeo, produzido por Alexandre Santos, Dênia Cruz Sckaff, Élmano Ricarte e Fernanda Pires, tem duração de um minuto e foi feito em 15 dias. Maré Alta foi vencedor do III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC).

Como o prêmio do FINC deu direito a passagem e hospedagem de somente um dos membros da equipe realizadora do curta, a UFRN vai custear o transporte dos demais alunos do PPGEM que produziram o vídeo. “Somos cinco integrantes, então sorteamos a passagem e a hospedagem oferecidas pelo festival. Dos outros quatro membros, uma mora em Portugal e, dessa forma, fica mais próximo para ela. E como nós três somos estudantes da UFRN, conseguimos o apoio financeiro da instituição”, explica a produtora do curta Dênia Cruz Sckaff.

De acordo com Dênia, o festival vai contar com trabalhos do cinema alternativo de vários países. “Para nós, que somos pesquisadores e trabalhamos com áudio visual, será uma oportunidade de conhecer outras produções e trocar experiências”.

Além da exibição do curta Maré Alta no festival polonês, os produtores irão conhecer o Alvernia Studios e apresentar os trabalhos da Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) na Universidade da Cracóvia.

Escola de Música da UFRN realiza recital gratuito com contrabaixista uruguaio
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) realiza, na próxima segunda-feira, 8, às 20h, no Auditório Onofre Lopes, recital gratuito com o contrabaixista uruguaio Milton Masciadri. Na apresentação, o músico recebe acompanhamento da pianista Ana Flávia Frazão.

Milton Masciadri é professor de contrabaixo na Universidade da Georgia (USA), onde trabalha desde 1984. Aos 17 anos, já era um dos principais contrabaixistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, aos 19 anos, fazia parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Masciadri tem apresentado masterclasses em instituições como a Juilliard School, Manhattan School of Music, Guildhall School of Music (Londres), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e nos Conservatórios de Paris, Buenos Aires, Moscou e Milão. Apresentou-se em alguns dos teatros mais importantes do mundo, como o Lincoln Center, de Nova Iorque, e o Teatro Municipal de São Paulo.

Em 2009, Masciadri recebeu o título de Distinguished University Professor da Universidade da Georgia, o primeiro docente da área de artes a receber tal honra em 62 anos. Milton também obteve o título de “Accadêmico” da Academia Filarmônica de Bolonha (Itália), a mais antiga instituição educacional europeia.

Pianista convidada

Ana Flávia Frazão é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade” e “Concertos UFG”. Iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC - UFG).

A pianista tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com êxito de público e crítica.

Curso de Especialização em Sistemas de Informação prorroga inscrições
O Departamento de Ciências da Informação (DECIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prorroga o período de inscrições para o curso de Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação até o domingo, 7. São ofertadas 50 vagas, sendo cinco reservadas para servidores ativos do quadro da UFRN e 45 para o público externo.

Com duração de 12 meses, a previsão do início das aulas é dia 15 de abril. As aulas são quinzenais, nas segundas, quartas e sextas-feiras à noite, com frequência mínima exigida de 75% por disciplina.

Os interessados devem fazer a inscrição através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no linkwww.sigaa.ufrn.br (Menu Pós-graduação lato sensu > Processo seletivo) e entregar a documentação exigida no Setor de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3215-3481 e pelos e-mails ppgcc@hotmail.com e decin.pos@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário