sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AGENDA CULTURAL

Dia da Criança no Solar Bela Vista tem oficinas, cinema, teatro e shows
O SESI- Solar Bela Vista preparou uma programação especial para a criançada curtir o seu dia, neste sábado. Oficinas, Cinema, Show, Apresentações de espetáculos teatrais e muito mais. Toda a programação é gratuita. As inscrições para as oficinas serão realizadas no local. O Solar Bela Vista está localizado à Av. Câmara Cascudo, nº 417, Cidade Alta.
Programação:
9h às 11h: OFICINAS
o    Oficina de Tecido e Acrobacia Aérea; Oficina de Malabares;
o    Oficina de Estampagem com estêncil;
o    Oficina de fabricação de brinquedos;
10h: 1º Sessão de Cinema: Curtas de animação
11h: Matinê Tropa Trupe
13h às 15h: OFICINAS
o    Oficina de Criação de Desenhos;
o    Oficina de fabricação de brinquedos;
o    Oficina de Produção de livros infantis;
14h: 2º Sessão de Cinema: Curtas de Animação
15h: A história não contada (Núcleo Infantil do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias)
16h: Estação dos Contos (Grupo Estação de Teatro)
17h: Apresentação do Grupo Musical Infantil do Solar Bela Vista
18h: Apresentação musical com o grupo Joanitas;
 UFRN realiza I Colóquio de Ética e Filosofia Política entre 14 e 17 de outubro
 O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 14 a 17 de outubro, o I Colóquio de Ética e Filosofia Política com o tema “O Sujeito em Questão”. A programação tem início a partir das 17h30 no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) com a conferência “Autonomia, dinheiro e cidadania: o caso do Bolsa Família”.
O objetivo do Colóquio é promover o encontro de pesquisadores na área de Ética e Filosofia Política para discutir temas vinculados à História da Filosofia. O público-alvo do evento, que vai contar com a presença de palestrantes de diversas universidades do País, é de estudantes e professores da área de Humanidades.
 Mais Informações através do telefone 3215-3643 ou acesse o sitewww.cchla.ufrn.br/ppgfil.

Festival Universitário da Canção recebe inscrições até esta sexta-feira
As inscrições para o Festival Universitário da Canção 2013 estão abertas até esta sexta-feira, 11 de outubro. O concurso é destinado aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN e demais instituições públicas de ensino de nível superior do estado.

Para participar, os interessados devem ter uma canção inédita em português, de autoria própria, em qualquer estilo musical, e estar com a matrícula ativa e a comprovação de inscrição em disciplinas no período atual em sua instituição de ensino.

As inscrições  são realizadas na sala da Coordenação de Gestão das Residências Universitárias, das 14h às 17h30, na PROAE, prédio da Reitoria, e é necessário levar o comprovante de matrícula, um CD contendo a gravação da música em formato de áudio digital (WAV ou MP3) e um arquivo de texto com as letras e as cifras.

O festival ocorre no período de 15 a 17 de outubro na Praça Cívica do Campus Central da UFRN, com apresentações ao vivo dos finalistas. O regulamento completo está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para mais informações, entrar em contato com a PROAE, que disponibiliza o telefone 9474-6700.

Semana da Música da UFRN 2013 segue até o próximo sábado, dia 12
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove, até o próximo sábado, dia 12 de outubro, a Semana da Música da UFRN 2013, que é realizada anualmente pela EMUFRN. O evento oferece concertos itinerantes e oficinas gratuitas ministradas por profissionais da área para adultos e crianças. 

Na edição deste ano, a semana reuniu 22 músicos e professores renomados do Brasil e do exterior com o objetivo de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música da UFRN e promover o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área. Para Fábio Presgrave, coordenador artístico do evento, a Semana da Música é o único festival no Rio Grande do Norte que abrange a música clássica e popular. 

A programação segue nesta quinta-feira, 10, às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN, com o recital duo dos violoncelistas Mark Kosower, da Cleveland Orchestra de Ohio (EUA), e Jee Won Oh (EUA), professora associada da Indiana University (EUA).

Nesta sexta-feira, 11, acontece uma série de concertos itinerantes dos grupos musicais da Escola de Música da UFRN. Pela manhã, às 9h, o Bando de Sax se apresenta no Teatro de São Gonçalo do Amarante, enquanto o quarteto de cordas Ensemble Potiguar apresenta repertório de clássicas e populares às 16h na Casa do Bem, em Mãe Luiza. Já o grupo Tem um Candango Lá em Casa se apresenta às 20h no Pax Clube de Macaíba. 

No sábado, às 20h, será o encerramento, com a apresentação da Orquestra Sinfônica formada por alunos, professores e músicos profissionais, regida pelo maestro canadense Jean-François Rivest . O concerto é gratuito e acontece no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música.

Para mais informações, ligar para 3215-3633/8866-7221 ou enviar e-mail para semanadamusica2013@gmail.com.

DLET promove II Encontro Sobre Linguagem e Humor
O Departamento de Letras (DLET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, o II Encontro Sobre Linguagem e Humor. o evento acontece no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Na manhã desta quinta-feira foi lançado o livro “Na tal cidade do humor” da professora Cellina Muniz, coordenadora do evento.
Na programação constaram duas mesas-redondas nesta quinta-feira pela manhã, a primeira “Entre o riso e a notícia: interdiscursividade nas charges da Tribuna do Norte” com a conferencista Jociane Silva, aluna do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). A mesa “Humor e Imprensa alternativa: o Jornal A Franga”, ocorre no mesmo local, com a professora Cellina Muniz (PPGEL).

No segundo dia do evento acontece mais duas mesas-redondas, a primeira “À procura do humor nas tiras de Laerte” com Alex de Souza, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e “O humor e o grotesco no site Eu sou ryca” com o conferencista Adriano Carvalho, aluno do PPGEL.

Concurso fotográfico da CAENE amplia prazo para inscrições
As inscrições do concurso fotográfico “Acessibilidade e respeito. Eu posso. Você deixa?” foram prorrogadas até o dia 18 de novembro. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais. Não é necessário pagar taxa de inscrição.
As fotografias devem ser entregues na Comissão de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). O material também pode ser enviado via Correio, para o endereço: Av. Senador Salgado Filho, s/n – Campus Universitário, Reitoria, Lagoa Nova, Natal/RN – CEP 59078 – 970. Cada candidato pode enviar até 3 fotografias.
Serão premiados os três primeiros lugares com uma máquina fotográfica, um laptop e um livro, respectivamente. Os demais trabalhos receberão menção honrosa. Todas as fotos irão compor uma mostra itinerante. A premiação vai acontecer na primeira semana de dezembro, em evento comemorativo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O concurso tem como finalidade incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos, além de despertar um novo olhar sobre a diversidade humana e inclusão.

Grandes nomes do sertanejo potiguar comandam noite de sábado na Pepper´s Hall
A noite de sábado (12) será de música sertaneja na Pepper´s Hall. A casa realiza mais uma edição da festa Pepper´s Country com Edu Santafé, Luan Carvalho e Valber Fernandes. A noite terá lista com valor da entrada revertido em consumação. Para garantir, basta enviar os nomes para o e-maillistasabado@peppershall.com.br. Informações: (84) 3236-2886.
Hoje (10) a primeira noite de balada será ao som de Caddu Rodrigues, Forró do Chefe e Pegada Forrozeira. Já nesta sexta-feira (11) a Pepper´s será palco de uma super festa temática, a tradicional comemoração alemã Oktoberfest. Uma noite muito animada com open bar de chopp Devassa e ainda show de estreia do novo projeto de Cristiano Frois. O cantor segue em carreira solo com a mesma formação e energia da banda The Frois e promete não deixar ninguém parado. A programação terá ainda o som da dupla sertaneja, sucesso em Recife, Felipe e Gabriel, e de Duda Pereira e Forró Não Para. Os ingressos serão vendidos na hora no valor de R$ 40,00.
Funcionamento dos Trens Urbanos de Natal no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10).
 A CBTU informa à população que no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, (12/10) o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. O sistema estará disponível novamente na segunda-feira (14/10), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
 Informamos ainda que o sistema está operando normalmente com as duas locomotivas e 24 viagens diárias de segunda a sexta-feira, sendo 10 para linha norte e 14 para a linha sul. Já aos sábados são realizadas 15 viagens, sendo 08 para linha norte e 07 para a linha sul.
Programa Mais Médicos é discutido em reunião com procuradores da AGU
O Programa Mais Médicos foi discutido nesta quarta-feira, 9, em reunião com a reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os procuradores da Advocacia Geral da União (AGU), e representantes do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte e do Ministério da Saúde (MS).

Participaram do encontro os procuradores Filipo Bruno Silva Amorim e Caroline Nunes, da Advocacia Geral da União (AGU); a coordenadora do Programa PROVAB/Mais Médicos, Uiacy Alencar; a professora do Departamento de Saúde Coletiva e tutora do Mais Médicos, Alice da Costa Uchoa; a apoiadora do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, Solane Costa; a apoiadora em Articulação de Redes de Atenção à Saúde (SAS/MS), Ana Cláudia Cardozo Chaves.

Da UFRN estavam presentes a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista; o assessor para Gestão dos Hospitais Universitário, Juarez Ferreira; o diretor do Centro de Ciências da Saúde; além de professores da área da saúde.

A reitora Ângela Paiva esclareceu que o trabalho é desenvolvido pela Universidade, junto ao programa Mais Médicos, sobre a instituição de uma comissão de apoio ao projeto coordenada pela PROPLAN (Pró-reitoria de Planejamento) e reiterou a participação da Instituição nesse projeto, que inclui a expansão de vagas nos cursos de Medicina da UFRN.

A vice-reitora, Fátima Ximenes, também chamou a atenção para a criação do curso de Medicina no interior do estado (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz), cujo projeto pedagógico está voltado para a atenção básica e, por esta razão, necessita consolidar a parceria UFRN/serviço de Saúde.  “Isso é importante para que possamos realizar um bom trabalho”, frisou.

Alguns pontos do programa Mais Médicos foram esclarecidos pelas partes integrantes do projeto, como a exposição da coordenadora Uiacy Alencar, e a AGU colocou-se à disposição para apoiar no que for necessário.

Orquestra Sinfônica da UFRN leva Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN), regida pelo maestro André Muniz, conquistou o Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano, pelo júri popular, com o Show-concerto “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite dessa terça-feira, 8, no Teatro Riachuelo. O maestro André Muniz e Daniel Rezende receberam o prêmio representando a OSUFRN e o SESC, respectivamente. O compositor e cantor potiguar Mirabô Dantas foi o homenageado da edição deste ano, que teve como tema “Canta Teu Lugar e Encantarás o Mundo”.

O espetáculo está inserido no Projeto Parcerias Sinfônicas idealizado pelo Sistema Fecomércio e realizado pelo SESC, em parceria com a Orquestra da UFRN. O show-concerto estreou em junho de 2012 em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, e foi visto por mais de dez mil pessoas em todo o estado. Inclusive, o espetáculo ganhou os palcos paulistanos com três apresentações em São Paulo, no SESC Pinheiros.

Prêmio Hangar

O Prêmio Hangar de Música é a maior premiação musical realizada no Nordeste, e este ano chega a 11ª Edição. Acontece desde 1999, em Natal, e tem como objetivos premiar, reconhecer, valorizar, incentivar e divulgar a produção musical da cidade e do estado.  A direção geral é de Marcelo Veni e a Direção Cênica de Júnior Dalberto, com concepção artística e roteiro de Marcelo Veni e Júnior Dalberto.

Professora da UFRN lança livro infantil sobre educação ambiental dia 12
Neste sábado, 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e procuradora do Município de Natal, Marise Costa, juntamente com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Gilka da Mata, lançam o livro infantil intitulado “A História das Minhocas”. O lançamento acontece às 15h, no Parque das Dunas.

A dupla repete a parceria, realizada há dois anos, quando lançou o livro “A Casa do Telhado Branco”, primeira publicação das autoras voltada para a temática da preservação ambiental.

O livro “A História das Minhocas” tem como propostas divertir, emocionar e ajudar a construir conhecimentos e atitudes para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida. A obra apresenta a história de um grupo de amigos, que faz uma especial amizade com um grupo de minhocas, que interagem com os meninos e contam a história de vida delas de uma forma surpreendente.

Mesmo nesse contexto de fantasia, a história estimula, de forma lúdica, a preparar e manter hortas caseiras, sem a utilização de adubos químicos e de agrotóxicos e com total respeito ao meio ambiente. Também incentiva o consumo de hortaliças orgânicas, considerando que são saudáveis, nutritivas e cultivadas com respeito à diversidade biológica, aos ecossistemas e ao uso sustentável dos recursos naturais.

O livro é todo ilustrado e no final há esclarecimentos adicionais para pais e educadores sobre os assuntos abordados. Também há passatempos para as crianças.

Autoras

Marise Costa é procuradora do Município de Natal, mestra em Direito Público e doutora em Urbanismo pela UFRN, onde leciona atualmente. O livro conta com a participação dos artistas Carlos Alberto (desenhos) e Lula Borges (cores e diagramação).

Gilka da Mata é promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Maiores informações no 84 3221-3355 ou em nosso portal eletrônico www.cbtu.gov.b










.





r.

Nenhum comentário:

Postar um comentário