sábado, 19 de outubro de 2013

UFRN na Copa irá movimentar a Cientec 2013

Evento teste para a experimentação de ações esportivas, científicas e culturais ligadas ao futebol com vistas a Copa do Mundo da FIFA 2014. É assim que o professor João Roberto Liparotte, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), define a extensa programação organizada pelo Programa de Extensão e Pesquisa do UFRN na Copa para a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).



Concomitante à CIENTEC, de 22 a 25 de outubro, o UFRN na Copa promoverá atividades dentro dos três eixos do Programa de Extensão: esportivo "Hospitalidade Potiguar!"; cientifico "Ciência no Futebol!" e cultural "Potiguar mesmo!", buscando uma maior interação com o tema "Educação e esporte", proposto pela Semana.

De acordo com Romerito Sóstenes de Oliveira, membro da equipe do UFRN na Copa e coordenador do Eixo Esportivo, essas ações objetivam aperfeiçoar e visualizar o processo de contribuição da Universidade Federal dentro do megaevento Copa do Mundo da FIFA 2014, a ser realizado no Brasil, tendo Natal como uma de suas cidades sede.

A programação desenvolvida pelo UFRN na Copa tem início com o Minicurso teórico-prático "Capacitação no Esporte Paralímpico" na terça-feira, 22, das 14h às 17h, no Departamento de Educação Física, sala 1. A partir daí, cada eixo fica responsável por dinamizar um dia do evento. 

Na quarta-feira, 23, o Eixo Esportivo "Hospitalidade Potiguar!" realiza amistosos de futebol, no Campo do Núcleo de pesquisa em alimentos e medicamentos (NUPLAN), com os times sub13 do ABC Futebol Clube, América Futebol Clube e Alecrim Futebol Clube; com os alunos da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Escola Estadual Edgar Barbosa e do projeto de inclusão social Nova Descoberta, realizado no bairro Novo Horizonte do município de Goianinha.

"Esses amistosos serão trabalhados na perspectiva da hospitalidade, objetivando a compreensão de uma mensagem esportiva da cultura da paz, já que na Copa 2014 Natal irá receber os diversos participantes do megaevento", explica o coordenador Sóstenes de O Eixo Cientifico "Ciência do Futebol!", coordenado pelo estudante de Educação Física Alex Victor de Lima, dá continuidade à programação na quinta-feira, 24, com uma série de palestras que acontecem no Auditório do Núcleo de Educação da Infância (NEI). 

 No último dia, 25, é o eixo cultural "Potiguar Mesmo!" que fecha o evento. Cento e noventa pessoas oriundas de grupos de dança, teatro, música e artesanato, de diversas cidades do RN, reúnem-se no palco da CIENTEC para mostrar a arte popular, ligada ao futebol, puramente potiguar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário