sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PRAIAS À VISTA - TODA A BELEZA DO LITORAL DO PIAUÍ

PENAFORTE DIAZ


PRAIAS À VISTA

Barra Grande, Atalaia, Coqueiro, Macapá, Pedra do Sal, Maramar e Cajueiro são praias que compõem o belo e surpreendente litoral do Piauí. Além das belezas naturais o local tem as vantagens que todo turista deseja: comidas deliciosas, bom atendimento, e, principalmente, preços acessíveis. Confira agora o que encontramos por lá.

Em viagem ao Piauí (2002) o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou as primeiras horas da manhã para tomar banho de mar numa praia do município de Luís Correia, no litoral do Piauí. Na época, ele teria dito: “ninguém me falou que o Piauí tinha um lugar assim”. A foto do ex-presidente foi destaque em jornais do Brasil e do mundo. Quanto a praia continua lá, mais bela do que nunca. Seu nome: Praia do Coqueiro. 

O litoral do Piauí é o menor do Brasil, com apenas 66 quilômetros, mas a natureza foi generosa em todos os sentidos. São sete praias exuberantes - limpas e seguras - que o turista pode visitar em um único final de semana, em qualquer época do ano, gastando pouco e se divertindo muito. Elas estão situadas nos municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba.

No balneário piauiense há hotéis e pousadas de padrões simples a sofisticados, além de resort, clubes e casas para alugar. E no quesito gastronomia o visitante tem o melhor da culinária nordestina e contemporânea. Os sabores vêm de pratos diversos como o carneiro assado, as peixadas, as cordas de caranguejos, crepes, pizzas, pastéis além de saladas com manga rosa, castanhas, drinks e sucos naturais. Em meio a tantas delícias ninguém pode sair do Piauí sem degustar o prato Maria Izabel acompanhado de uma cajuína geladinha. 

E para quem está neste pedaço ensolarado do Brasil, de céu azul e poucas nuvens, é hora de mergulhar nas águas mornas e verdes na praia top do momento: Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, a 60km de Luís Correia. Barra Grande é o palco ideal para a prática de esportes náuticos, banhos tranquilos, longas caminhadas ou simplesmente para contemplar a bela paisagem. Toda praia é coberta de areias brancas com a presença de coqueiros, tudo embalados pelo som dos ventos que nunca param. 

Em Barra Grande não faltam bares e restaurantes aconchegantes em estilo rústico e lojas de artesanato. Um recanto para gente descolada, conectada com a natureza, que gosta de boa música e curte um luau alternativo. Uma dica: não perca o pôr-do-sol de Barra Grande por nada! Um bom vinho garante o clima.

No entanto, a praia mais frequentado do estado é a de Atalaia, em Luís Correia, município que concentra o maior número de praias no litoral piauiense. A praia é muito plana e espaçosa. Por isso é a mais procurada pelos banhistas. Lá é onde acontece a maioria dos eventos populares, pois tem a melhor infraestrutura, com orla urbanizada, que inclui calçadão, quiosques, iluminação, banheiros públicos, comércio e serviços de apoio ao turista. Em Atalaia cabe todo mundo.

Mas se você prefere um lugar mais tranquilo tem as praias de Maramar e Macapá, em Luís Correia. A água do mar sempre quente é um convite para um banho demorado e agradecer a natureza por vivenciar uma beleza única.

A praia da Pedra do Sal pertence ao município de Parnaíba, a terceira maior cidade do Piauí, com cerca de 150 mil habitantes. O local é bastante procurado para pratica de surf e contemplação do pôr-do-sol. Outro atração de Parnaíba é a Lagoa do Portinho de águas doces e azuis cercadas de dunas. Bom para quem gosta de esportes aquáticos como banana boat, jet ski e windsurfe.

É também de Parnaíba que os turistas partem para o Delta do rio Parnaíba, um paraíso ecológico situado entre os estados do Piauí e Maranhão. Trata-se de um arquipélago com 70 ilhas em mar aberto, o maior das Américas, repleto de dunas, mangues e ilhas fluviais.

Eventos

A agenda de eventos no litoral piauiense é concorrida, especialmente na altas temporadas em eventos como o réveillon e o carnaval. Nos outros meses são realizados campeonatos esportivos, shows e feiras. O mais próximo é o Festival das Emoções, marcado para o período de 18 a 20 de outubro. Na programação do evento consta a realização do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que contará com Feira de Turismo, workshops, seminários, exposições de artes plásticas e fotografias, shows musicais entre outras atividades. Toda a programação envolve os municípios de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. 

Rota das Emoções

Todos os atrativos do litoral do Piauí fazem parte do Projeto Roteiro Turístico Integrado, uma rodovia (parte dela está asfaltada) que envolve destinos turísticos espetaculares como os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e as praias de Jericoacoara (CE). 

Este repórter viajou ao Piauí a convite dos empresários Marllo Costa e Dreide Santana. 
Apoio do secretário de Turismo do Estado, José Icemar Lavôr Neri



COMO CHEGAR
O aeroporto mais próximo do litoral piauiense é o de Teresina. A capital do Piauí está a cerca de 334 km de distância de Parnaíba. A viagem até o litoral dura aproximadamente 4h. A rodovia de acesso é a BR-343 (asfaltada e sinalizada). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário