quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NOTICIAS DA UFRN

Escola de Música da UFRN inicia Semana da Música nesta sexta-feira, dia 4
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove, de 4 a 12 de outubro, a Semana de Música. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, 4, às 20h no Auditório Onofre Lopes da EMUFRN com apresentação do grupo Percumpá da UFRN e da Orquestra Potiguar de Clarinetes.
 
As apresentações do evento são itinerantes, acontecendo em vários locais. No sábado, 5, às 11h, a Escola Severino Bezerra, no município de São José de Mipibú, recebe o grupo Ensemble Potiguar. Às 20h, a Orquestra Potiguar de Clarinetas se apresenta no Parque Aluízio Alves em Parnamirim.
 
A programação ainda conta com apresentação de grupos como Jerimum Jazz, Duo Bossa, Eduardo Taufic Trio e Tem um Candango lá em Casa. Os locais são os mais variados, desde escolas públicas a teatros municipais.
 
O encerramento da Semana de Música acontece no sábado, 12, a partir das 18h com apresentação dos alunos do Núcleo de Música Popular, no Hall da EMUFRN. Às 20h, a Orquestra Sinfônica da Semana da Música 2013 se apresenta com a participação do regente canadense Jean-Jacques Rivest, no Auditório Onofre Lopes.
 
Mais informações por meio do contato: 3342.2229 ou pelo site: www.musica.ufrn.br.


Estudantes de Direito promovem  evento sobre Modelo das Nações Unidas
Estudantes do Curso de Direito, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irão promover nesta sexta-feira, 4, às 19h, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), um evento informativo sobre a 3ª Edição do Modelo das Nações Unidas da Universidade de Harvard para a América Latina (HNMUN-LA 2014).

O HNMUN-LA 2014 acontecerá no período entre 9 e 12 de janeiro do próximo ano, em Natal, no Praiamar Natal Hotel. No encontro desta sexta-feira, os estudantes de Direito, que também fazem parte do comitê local de organização, explicarão como funciona o evento.

Na oportunidade, o comitê também falará sobre as organizações internacionais que serão simuladas em janeiro, sobre o procedimento de inscrição para participar do modelo e como funcionam os Modelos das Nações Unidas.

Para Informações sobre o evento informativo, basta entrar em contato com o comitê por meio do e-mail: hostteam@soi.org.br. 

Cineclube
O Projeto Cineclube “Os pescadores de pérolas” do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) exibe na próxima segunda-feira, 7 de outubro, o filme “A dama de Shanghai” às 14h, no Auditório do LABCOM.  O projeto tem como objetivo a exibição de clássicos do cinema, sob a orientação do professor visitante do DECOM, Paulo Braz Clemencio Schettino. O filme é de 1947 e conta a história de Michael O'Hara (Orson Welles), um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro.

Maestro Jean-François Rivest participa da Semana da Música da UFRN
Na próxima sexta-feira, 4, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), com o patrocínio da Petrobras, realiza a  Semana da Música da UFRN. A abertura acontece às 20h no Auditório Onofre Lopes.

Nesta edição, as oficinas em formato master class, serão ministradas para 313 alunos inscritos de todas as regiões do País. Nomes como o maestro Jean-François Rivest, do Canadá; o pianista Gilberto Tinetti e o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, ambos de São Paulo, fazem parte do time dos 22 músicos e professores de todo o Brasil e exterior escalados para ministrar as oficinas nas áreas de canto, regência e instrumentos orquestrais e populares. 

Além dos minicursos, o evento promove concertos e recitais na Escola de Música da UFRN e apresentações itinerantes de grupos da EMUFRN em escolas da região metropolitana de Natal. 

A Semana de Música acontece anualmente na UFRN com o intuito de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música e para promover o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca para todas as atividades do festival. A programação completa da semana pode ser acessada por meio do link
 http://www.musica.ufrn.br/em/?p=4997.

Semaninha da Música

O público infantil também terá vez no festival. A Semaninha da Música acontece paralela à programação geral na quarta-feira, 9, e sexta-feira, 11. Na oportunidade, serão oferecidas oficinas de música para crianças em quatro turmas divididas por faixa etária, ministradas por professores e estagiários de licenciatura em música da UFRN. Informações sobre inscrições estão disponíveis no blog da Semana da Música:
 semanadamusica2013.worpress.com .



Professor da UFRN publica livro sobre ciência e religião
O livro O Espelho de Procrusto: Ciência, Religião e Complexidade, de autoria de Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, será lançado no próximo sábado, 5, às 10h, na Livraria Paulus, localizada na Rua Coronel Cascudo, 333, Cidade Alta.

Orivaldo Lopes Júnior é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: Religião, Mito e Espiritualidade. A obra trata de ciência e religião à luz da perspectiva da complexidade.

"O espelho de Procrusto" refere-se à figura mitológica que cortava ou esticava seus prisioneiros para se encaixar num leito de ferro. Representa a violência daqueles que querem sempre enquadrar os outros dentro de seus limites.

O autor busca associar a imagem do leito a de um espelho, para dizer que na relação entre Ciência e Religião não há apenas um Procrusto, mas dois, tentando encaixar a outra instância dentro de suas expectativas. O livro procura demonstrar como isso aconteceu historicamente desde a Idade Média.

Núcleo de Arte e Cultura realiza exposição de obras barrocas
O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza a abertura da exposição O Eterno Retorno do Barroco na quarta-feira, 9, às 19h, na Galeria Conviv’art da UFRN.
A exposição fica aberta para visitação entre os dias 9 e 11 de outubro, das 9h às 17h. As obras exibidas são do acervo de arte sacra e popular dos artistas Antônio Marques de Carvalho, Erasmo Andrade, Jota Medeiros, Dorian Gray, Francisco Magno, Ébeson Rolim, Cristi R. Paiva e Marcos Câmara Jr.
A exibição faz parte do IX Colóquio de Estudos Barrocos do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-Brasileira, que acontece entre os dias 9 e 11 deste mês, quando serão realizadas outras atividades referentes à arte barroca, como lançamentos de livros, conferências e mesas-redondas.


IMAGINA inscreve voluntários para pesquisar jogos e realidade virtual
O Laboratório IMAGINA (Imaging, Graphics, and Intelligent Agents Research Laboratory ) do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe voluntários com interesse em participar de pesquisas na área de Realidade Virtual e Jogos Eletrônicos.
O recrutamento se destina a comunidade em geral e tem por objetivo criar um banco de dados permanente de voluntários interessados em participar das diversas pesquisas do Laboratório, podendo, também, ser compartilhado com outros Departamentos da UFRN.
Os interessados nas pesquisas devem preencher formulário disponível no endereço eletrônico http://goo.gl/xTj5Gb. Todas as informações fornecidas são confidenciais e serão avaliadas com exclusividade pela equipe do Laboratório IMAGINA, para obtenção dos perfis dos voluntários cadastrados. O candidato que atender aos pré-requisitos será selecionado, sendo contatado posteriormente.
O Laboratório IMAGINA conta com um grupo de professores, pesquisadores e alunos de doutorado, mestrado e graduação que realizam pesquisas científicas em diversas áreas como Realidade Virtual, Visualização de Dados, Processamento Digital de Imagens, Geometria Computacional, Simulação Multiagente etc.

Mais informações podem ser obtidas no site http://imagina.dimap.ufrn.br/imagina/ ou pelo e-mail imagina@dimap.ufrn.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário