sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ÚLTIMAS NOTI CIAS

Semana da Música da UFRN começa nesta sexta com série de eventos gratuitos
No intuito de promover a música e o conhecimento de forma acessível, a Escola de Música da UFRN realiza de 4 a 12 de outubro a edição 2013 da Semana da Música, evento anual em formato de festival viabilizado com o patrocínio da Petrobras. A abertura acontece nesta sexta, às 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN, com apresentações dos grupos Percumpá/UFRN e Orquestra Potiguar de Clarinetes. A entrada é franca para todas as atividades do festival.

Nesta edição, as oficinas em formato masterclass, serão ministradas para 313 alunos inscritos de todas as regiões do país. Nomes como o maestro Jean-François Rivest (Montreal/CAN), o pianista Gilberto Tinetti (SP) e o multi-instrumentista Aurismar do Espírito Santo (SP), estão entre o time de 22 músicos e professores de todo o Brasil e também exterior, escalados para ministrar as oficinas nas áreas de canto, regência e instrumentos orquestrais e populares.

A Semana da Música foi criada com o objetivo de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música da UFRN e para fomentar o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área. ?Em termos pedagógicos, a Semana da Música é o único festival no Rio Grande do Norte que abrange a música clássica e popular. Os alunos têm oficinas de todos os instrumentos de orquestra e também popular, além do contato direto com profissionais renomados da música nacional e internacional?, enfatiza o professor Fábio Presgrave, coordenador artístico do evento.

Além dos minicursos, a Semana da Música promoverá concertos e recitais na Escola de Música da UFRN, sempre abertos ao público, e contará também com apresentações itinerantes de grupos da EMUFRN em escolas da região metropolitana de Natal. Suas mais recentes edições contaram com público expressivo em todas as ações musicais. Em 2012, nove professores participaram do evento atraindo estudantes de diversos pontos do país.

MÚSICA PARA CRIANÇAS
O público infantil também terá vez no festival. A Semaninha da Música acontecerá paralela à programação geral na quarta e sexta (dias 9 e 11/10). Serão ofertadas oficinas de música para crianças, em quatro turmas divididas por faixa etária, ministradas por professores e estagiários de licenciatura em música da UFRN. Informações sobre inscrições estarão disponíveis no blog da Semana da Música.

Informações: (84) 3215-3633 | 8866-7221

Professor publica livro sobre Ciência, Religião e Complexidade, este sábado
O livro O Espelho de Procrusto: Ciência, Religião e Complexidade, de autoria de Orivaldo Pimentel Lopes Júnior terá lançamento este sábado, às 10h na Livraria Paulus, localizada na Rua Coronel Cascudo, 333, Cidade Alta.
Orivaldo Lopes Júnior é professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN e coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: Religião, Mito e Espiritualidade. Sua obra trata sobre Ciência e Religião à luz da perspectiva da Complexidade.
“O espelho de Procrusto” refere-se à figura mitológica que cortava ou esticava seus prisioneiros para se encaixar num leito de ferro. Representa a violência daqueles que querem sempre enquadrar os outros dentro de seus limites.
O autor busca associar a imagem do leito a de um espelho, para dizer que na relação entre Ciência e Religião não é apenas um Procrusto, mas dois tentando encaixar a outra instância dentro de suas expectativas. O livro procura demonstrar como isso aconteceu historicamente desde a Idade Média.
O Praiamar Hotel, será palco do lançamento do Festival Halleluya edição Natal.  O evento acontece neste sábado(3), às 19h onde será apresentado a programação oficial do evento, as atrações e as novidades, entre elas, o Haleluya Kids e o aumento do número de dias da festa em Natal, que este ano, acontecerá dias 06, 07 e 08 de dezembro no anfiteatro da UFRN com entrada franca.  O lançamento será animado pelo DJ Xokkyto.
Serão três dias de festa que possibilitará superar o público do ano passado que já atingiu a marca de 15 mil pessoas. Além das bandas de renome nacional e local, o festival Halleluya repete o sucesso do Halleluya Adventure para a prática de esportes radicais e inova com o Halleluya Kids e trará novamente outro sucesso do ano passado que foi o busão, uma forma inovadora de evangelizar.
Também sucesso na edição anterior, o Espaço da Misericórdia é o local onde Jesus Eucarístico fica presente durante todo o evento, proporcionando as pessoas um encontro pessoal com Cristo Vivo e Ressuscitado.  Este espaço, conta também com pessoas realizando aconselhamento e sacerdotes confessando a quem desejar.
Artes integradas
Com objetivo de viabilizar espaço e promover a cultura com novos talentos da música e dança o evento promove ainda o Festival de artes integradas do Halleluya.
Quem estiver interessado em participar poderá fazer a inscrição a partir do lançamento.  As audições estão marcadas para ocorrer já no próximo dia 12.

Neste final de semana, (5 e 6) católicos de diversos movimentos e comunidades da Arquidiocese de Natal se reúnem na Casa de Retiro Discípulos da Mãe de Deus, em Parnamirim, para a “7ª Edição do Consagra-te: Que o Rei se Encante com a Vossa Beleza”.
O evento contará com momentos de louvor, pregação, missa e consagração a Nossa Senhora. Na noite de sexta-feira, 4, haverá missa de abertura às 19h30 para acolher aos participantes.
A programação terá início no sábado, 5, a partir das 8h com louvor, seguida de formações conduzidas pelos padres convidados: o arcebispo emérito de Uruaçu-GO, Dom José Chaves, padre João Paulo, da Ordem dos Franciscanos da Imaculada, de Anápolis-GO padre João Medeiros, da Arquidiocese de Natal. Às 16h haverá missa presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, com o lançamento do livro “Que o Rei se Encante com a Vossa Beleza”, dos fundadores da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, César Mariano e Mara Maria.
No domingo, o Consagra-te seguirá com adoração, confissões, encenação teatral e louvor. O encerramento do evento acontecerá com missa às 16h, onde haverá a cerimônia de consagração a Nossa Senhora de diversas pessoas que fizeram o curso preparatório em paróquias de Natal e municípios do interior, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Currais Novos e Monte Alegre.
De acordo com a fundadora da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, Mara Maria, “estamos trabalhando o método de consagração à Virgem Maria ensinada por São Luís Maria Grignion de Montfort há alguns meses em várias turmas em Natal, Ceará Mirim, Monte Alegre, Currais Novos, Santa Cruz e Parnamirim. Durante o Consagra-te todos eles irão fazer uma bela cerimônia de consagração de si mesmos a Nossa Senhora”.

DO SITE DE THAISA GALVÃO

De repouso por ordem médica, cantora Waleska cancela show em Natal


Para quem estava pensando em ir ao show da cantora Waleska, hoje em Natal, um alerta.
A artista ficou doente e não pôde mais viajar ao Rio Grande do Norte, portanto, o show foi cancelado.
Eis o e-mail que ela encaminhou ao produtor do evento, Amaury Júnior, da Idearte Produções.:
*
Caro Amaury,

Venho por meio desta informar que, por motivo de força maior, não poderei realizar meu show em Natal na próxima sexta (4/10). Fui acometida por uma grave crise de pancreatite e necessito ficar de repouso por ordens médicas. Peço desculpas a você Amaury, pelo incoveniente e muito me entristece não estar presente neste evento tão importante e não poder cantar para o público do Rio Grande do Norte, que sempre foi muito carinhoso comigo.
Agradeço a compreensão e um até breve,
Cantora Waleska
Rio 01/10/13

 


Professores de História do CEI e IFRN lançam livro sobre os nebulosos tempos da ditadura

Os historiadores e professores Walclei Araújo e Carlos Henrique, lançam hoje, às 19h no colégio CEI da Romualdo Galvão, o livro “Podres Poderes”.
Uma análise a quatro mãos analisa da fase nebulosa da ditadura no Brasil e no Rio Grande do Norte.
“Uma discussão sobre o cenário sócio-político do Brasil ao longo dos anos de 1960, período triste para milhões e milhões de brasileiros que sofreram direta ou indiretamente com a violência praticada pela “Grande Pátria Mãe Gentil” que, em nome de uma “liberdade anticomunista” e de uma “democracia” que só ela imaginava (ou talvez o governo norte-americano também), exilou, humilhou, violentou, torturou e matou muitos de seus filhos”.
*
Os dois autores são professores de História: Walclei do CEI e Carlos Henrique do IFRN.

TIRULLIPA - Tá Gostando, tá? Tá querendo, tá?
Hoje, 04 de outubro de 2013, sexta 19h – no Teatro Riachuelo
Nasceu no dia 16 de novembro de 1984 na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, Everton de brito Silva, o Tirullipa, filho do grande humorista cearense, Tiririca. 
A veia cômica herdada do pai foi descoberta ainda criança, mais precisamente aos 10 anos; nesta idade era fácil imitar seu pai com o personagem Tiririca J., onde fez várias apresentações em programas de grande audiência como: Domingo Legal, Domingão do Faustão, Xuxa Park, Ana Maria Braga entre outros, sem falar que viajou por todo o Brasil e a America Latina. 
Aos 23 anos recebeu uma proposta da TV Diário, a TV do Nordeste para fazer um quadro de humor usando vários personagens. Após um trimestre na emissora, veio um convite para apresentar um programa de auditório com jogos e entretenimento. Num desses programas nasceu a extraordinária e extravagante Mulher Rapadura, uma cantora de funk do suburbio cearense. Um de seus maiores sucessos estourou no carnaval de 2009, que é a Dança do Prende e Solta. Essa música conquistou o gosto de varios famosos, entre eles: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Márcio Vitor do Psirico, Durval Lelis do Ása de Águia, entre outros. 
Aos 24 anos, Tirullipa recebeu um convite de Tom Cavalcante para fazer uma participação em um quadro de humor em "O Curral" a sátira de "A Fazenda" onde interpretou o personagem Theo Becker. 
Foi contratado pela Rede Record para fazer parte do elenco do Show do Tom onde fez vários personagens. 
Atualmente, Tirullipa é o mais novo contratado da Rede Globo para fazer parte do elenco no Programa do Faustão e está viajando por todo o Brasil com o espetáculo "Tá Gostando Tá? Tá Querendo, Tá?" com os personagens: o cantor Luan Santana como João Santana, Gabriela como Gazella, da miniséria Gabriela da Rede Globo; Tiririca, onde Tirullipa homenageia seu pai e faz a imitação do deputado. 
Seus personagens não têm contra indicação, fazem bem ao coração, estimulam os musculos da face, e, em alguns casos, fazem verter água do olhos, mas também relaxam, fortificam, melhoram o humor e a plateia pode até morrer, mas é de rir!
VALORES DOS INGRESSOS
Plateia A
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Plateia B
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Frisas
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Balcão Nobre
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Camarotes
R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia) 


TACO, PUNTA Y TRASPIÉ Com Juan Pablo Juan Pablo Ledo


Primeiro bailarino do Teatro Colón, de Buenos Aires, traz seu novo espetáculo ao Brasil.  
Taco, Punta & Traspié é uma interessante aposta artística que incorpora a destreza cênica do ballet clássico e a sensualidade do tango porteño, com pinceladas do tango ao vivo interpretado por um virtuoso duo. Criado e dirigido por Juan Pablo Ledo, o espetáculo é uma eclética produção que expõe a paixão pelo tango deste consagrado bailarino argentino, recriando enérgicos e sensuais movimentos. 
Rodeada de um incitante ambiente porteño buenairense, a dança 2 x 4 flui da energia e maestria de um elenco profissional, que, com elegância, combina as diferentes tendências desta tradicional expressão musical. 
Inesquecível experiência que nos traz a memória as grandes obras do repertório tangueiro, ao ritmo do tradicional bandonéon e os acordes de Aníbal Troillo, Astor Piazzolla e Carlos Gardel, entre outros. 
Com grande êxito, iniciou em 2012 o circuito de Buenos Aires e Mar del Plata, ganhando reconhecimento da critica e os aplausos do público, que motivaram sua denominação como “Melhor Espetáculo de Dança” e “Prêmio Estrella de Mar 2013”. 
O show, com dez artistas em cena, é uma combinação de estilos distintos e das mais conhecidas músicas, um espetáculo musical e único em seu estilo.
O espetáculo tem concepção e direção coreográfica de Juan Pablo Ledo, tendo como convidados o Duo Fuertes Varnerin (músicos) e os bailarinos Camila Alegre, Juan Pablo Del Greco, Maximiliano Gómez, Juan Pablo Ledo, Leonardo Luizaga, Belén Roces, MarielaRoces e Candela Rodríguez Echenique. Conta ainda com assistência coreográfica de Julián Galván e assistência técnica de María Laura Matienzo.
Juan Pablo Ledo iniciou seus primeiros passos aos 7 anos, com os maestros Lucía Wurst,  Wasil Tupin e Mercedes Serrano. Aos 15 anos, ingressa no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, sob a regência de Mabel Silvera, recebendo com ela o título de bailarino. 
Aos 16 anos é selecionado, através de concurso aberto, por Julio Bocca, para integrar sua companhia Ballet Argentino. Com a companhia, trabalha com os coreógrafos mais prestigiosos a nível nacional e internacional, como Stekelman, Segni, Araiz, Wainrot, O'Day, R.Hill, W. Alcalá, Méndez e os solistas do Ballet de Martha Graham K. Topping e P. Lyman. Realiza diversos espetáculos com a companhia em inumeras giras tanto no interior da Argentina, como no exterior, visitando as principais cidades dos cinco continentes. 
No período 2002-2003, ingressa no Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín, sob a direção de Mauricio Wainrot, desempenhando papéis de primeiro Bailarino em espetáculos como A Sagração da Primavera, Carmina Burana,Canciones del Caminante, Luz Distante,Cuerpos Cautivos, entre outros. Com a companhia, participa do Festival Anual "Dance Danse" em Ottawa, Sherbrooke e Montreal, no Canadá.

Em 2004, integra o Ballet Estável do Teatro Colón. Dança papéis de primeiro bailarino em distintos repertórios clássicos e neo clássicos, como "O Pássaro Ázul" da Bela Adormecida, As aventuras de Pedro e o Lobo, "Romeo" em Romeo e Julieta", James" na Sylphide, "Las Bodas", "Ruiseñor" e "Nijinsky"em Petrushka de Aráiz, em homenagem aos 100 anos de Stravinsky, junto con oCoro e Orquesta do Teatro Colón, "Pas Classique", "laEsmeralda", "Espartaco", "A Buenos Aires" de Mollajoli, Paquita, Pas de Trois de Lago, Franz en Coppelia, entre outros. Interpreta, junto a Eleonora Cassano, Pas de deux de Balanchine na Gala de comemoração do 80º aniversario da criação do Ballet Estável do Teatro Colón. 
Interveio nas galas de ballet querealiza o Mozarteum Argentino pelo interior da Argentina e festivais internacionaisem Miami, Santo Domingo, Itália,  Perú eColômbia, bailando praticamente todos os papéis do repertorio universal.
É convidado regularmente como bailarino principal da Compañía  Clásica y Moderna, de Assunção-Paraguai, dirigida por Bonnin.
Como coreógrafo, cria pela primeira vez para o Ballet do Colón, em 2007, sua obra "Buenos Aires Respira Tango" com música de Astor Piazzolla. Em 2008, a mesma é aumentada e estreada no Hotel Claridge de Buenos Aires e levada para o interior da Argentina, com o Ballet deCâmara, companhia que cria e dirige, realizando o mais diverso repertório clássico e moderno até a comédia musical.
Em 2006, o Diário Clarín lhe outorgou o Prêmio Revelação em Dança. Um ano mais tarde, é nominado Figura da Dança pelo Diário La Nación. 
Protagoniza e  acompanha à Eleonora Cassano pelo interior do país, junto ao Ballet Argentino de Julio Bocca, sob a co-direção de Lidia Segni, obtendo grande êxito de público e imprensa. É convidado por Julio Bocca para dançar na despedida de seu público em Buenos Aires, junto a Eleonora Cassano, no Teatro Ópera, interpretando um pas de deux de Tchaikovsky. Protagonizou, no Teatro Ópera, no papel de Franz, Coppelia, com o Ballet Estável do Teatro Colón, nos festejos do centenário da criação do Teatro Colón.
Em 2009, foi escolhido pelo coreógrafo Wheeldon como primeiro bailarino na gira por Nova Iorque, Londres e Amsterdam, junto a bailarinos do New York City Ballet e Royal Ballet. Ali, trabalhou com Alexei Ratmansky (coreógrafo residente do American BalletTheatre), protagonizando Bolero, junto a Wendy Whelan. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário